Qualidade superior

Não te esqueças de adquirir um viewfinder também.

Tens aqui uma boa review de algumas marcas/modelos http://ninofilm.net/blog/2010/07/01/dslr_viewfinder_review/
Para leres quando tiveres tempo.

Tenho actualmente a 550d com a 18-55 e comprei mais tarde a tão afamada 50mm 1.8. Infelizmente ainda não me aventurei muito no video, sei que é um mundo quase à parte da fotografia mas acaba por adoptar muitas das suas regras básicas.

Boa sorte
 
Para além da camara + lente, não te esqueças que para fazeres video numa DSLR precisas de MUITO mais coisas, a ideia de que qualquer idiota com uma 600D e uma lente de kit ou já a 50mm faz um video com uma qualidade brutal, é treta, precisas de estabilizar a imagem que seja com tripés, shoulder rigs, steadycams, sliders e mais mil e uma forma, precisas de gravar audio decentemente (micros + gravadores externos), acessórios para focar, folow focus, LCD viewfinders.

É muito bonito, mas é muito caro e demora MUITO tempo e é precisa muita paciência para aprender a usar e como e quando usar todo este material.
 
Sendo assim penso que a 550D servirá.

Pelo que já andei a ver a 50mm é versátil, e penso que para o que quero servirá como lente principal inicialmente. Quais as limitações que poderei encontrar com esta lente ?

As limitações são as óbvias, relativas à distância focal fixa. Se quiseres fazer um plano geral dentro de uma casa dificilmente o consegues com a 50mm.
Mas como já disseram pelo menos um tripé vais precisar, e se queres fazer algo de jeito não contes com o microfone da máquina.
 
Tripé já o tenho, embora prefira usar sem tripé porque gosto que a imagem tenha algum "movimento", tal com os focos desfocos. Mas tudo depende do video.

Quanto a microfone estou a pensar adquirir um também, um pouco mais para a frente.
 
Última edição:
O jonas disse tudo. Para atingires resultados mesmo profissionais e movimentos de camara suaves e precisos, o equipamento de estabilização é mesmo fundamental...
 
Tripé já o tenho, embora prefira usar sem tripé porque gosto que a imagem tenha algum "movimento", tal com os focos desfocos.

Esse movimento na imagem que falas não é feito com a camara na mão, muito menos a focagem, há muita maneira de dar movimento á camara, o mais comum é um shoulder rig com folow focus, mas á mão não fica com "movimento" fica tremido.
Com a 18-55 ainda escapa se conseguires manter as mãos relativamente estáticas, agora com uma 50mm sem IS nunca mais, esquece mesmo, ainda ontem á noite estive a gravar uma cena com a 50mm 1.8 com o flycam e mesmo assim fiz uma porrada de takes até conseguir ter a imagem estabilizada (eu sei que o flycam não é propriamente ideal para usar com uma 50mm, mas é a unica lente luminosa que tenho de momento, e era á noite, com relativa pouca luz e não convinha ver-se o que estava em background).
 
A 1100D só faz 720p, para video diria que é uma má aposta, eu tenho a 550D e estou muito satisfeito, já usei bastantes vezes a 600D e tirando o ecra rotativo prefiro a 550D por ser mais leve e ergonómica (IMO).
 
Exacto, e além do que o jonas já disse, o monitor da 550d é bem superior ao da 1100d, factor essencial para a focagem manual durante as filmagens.
A diferença de preços não justifica a escolha da 1100d.
 
Pois, penso que vou mesmo para a 550D ou 600D, dependendo do melhor preço que arranje.

Quanto a lente, se conseguir a um preço agradavel a tipica 18-55m, compro com essa, se não estou a pensar usar a 50mm por uns tempos, visto que consigo requisitar a 18-55m na Univ.

Obrigado a todos pela ajuda.

Aproveitando o tópico, a nivel de microfones, o que aconcelham !?
 
Tenta ir para a Tamron 17-50mm 2.8 VC ou não VC em vez da 18-55.

Quanto a microfones, a maior parte da malta recomenda o Rode VideoMic ou VideoMic Pro, mas tem muito melhor som quando ligado a um gravador externo ou então com o Magic Lantern na Camara.
 
Eu uso um ZOOM H1 para captação de som ambiente e diálogos com várias pessoas. Quando estou em contexto de entrevista junto-lhe um RODE LAVALIER. É um conjunto excelente...mas no total fica em cerca de 300€. Bom som também é caro :D
 
Não gosto de usar um gravador aparte, já tive oportunidade de experimentar e acabei todo confuso nos takes. Preferia ligar um micro a Cam, de maneira a que fique som+video já sincronizados.
 
Não gosto de usar um gravador aparte, já tive oportunidade de experimentar e acabei todo confuso nos takes. Preferia ligar um micro a Cam, de maneira a que fique som+video já sincronizados.

Podes fazê-lo com o ZOOM H1 ligando-o directamente à câmara, mesmo o rode lavalier. Mas gravar o som à parte é como se faz em contexto profissional. Dificilmente é gravado directamente para a camara (só para desenrascar). Tens é de ter metodologia de trabalho claro para não te perderes no processo :) Mas para o que tu queres é melhor o RODE VideoMic Pro.
 
Podes fazê-lo com o ZOOM H1 ligando-o directamente à câmara, mesmo o rode lavalier. Mas gravar o som à parte é como se faz em contexto profissional. Dificilmente é gravado directamente para a camara (só para desenrascar). Tens é de ter metodologia de trabalho claro para não te perderes no processo :) Mas para o que tu queres é melhor o RODE VideoMic Pro.

Compreendo que sim, mas penso que para o tipo de curta que faço, que não deixa de ser amadora, e numa fase inicial, ligar o Mic. a Cam será o suficiente. Pelos preços e diferenças, penso que o RODE VideoMic é o mais acessivel. Com isto já vi que o orçamento está alto, será uma coisa que terei mesmo que pensar e traçar um plano antes de investir.
 
Back
Topo