Quando faço downloads a internet no pc vai abaixo

DarkDroid

Power Member
Tenho o seguinte problema que na verdade ja o tenho a algum tempo: quando faço downloads tanto por torrent ou steam,etc a net no pc vai abaixo (so no meu pc, os outros pcs/telemoveis tem rede).
Tenho 400/100mb de net e quando chego ao pico do download fico sem net durante alguns segundos, há alguma forma de ver qual o problema? será de drivers ou de hardware?
 
Tenho o seguinte problema que na verdade ja o tenho a algum tempo: quando faço downloads tanto por torrent ou steam,etc a net no pc vai abaixo (so no meu pc, os outros pcs/telemoveis tem rede).
Tenho 400/100mb de net e quando chego ao pico do download fico sem net durante alguns segundos, há alguma forma de ver qual o problema? será de drivers ou de hardware?

Boas
Testaste nos outros PCs se ao chegares ao pico do download a ligação se mantém estável sem perderes a ligação?

Caso já tenhas testado isso, a tua placa de rede que tens nesse PC é igual á que tens nos outros PCs? Há placas de rede melhores que outras, e também routers melhores que outros, algumas não aguentam os downloads sobretudo os de torrents e também os da steam porque originam muitas ligações e por causa disso sucede que a ligação se vai logo abaixo.

No caso da Steam não sei mas nos clientes de torrents dá para configurar as ligações e reduzir o número de ligações geradas para além doutros aspectos. só testando é que sabes.

O que pode suceder com certos routers ou placas de rede é que quando se abusa bastante do números de ligações entre outras coisas a net vai-se logo abaixo.

Se é apenas esse o pc que usas para isso recomendo testares noutro pc a ver o que sucede.
 
olá

Eu tinha o exato mesmo problema, comprei uma placa de rede e o assunto ficou resolvido, nunca mais me voltou a acontecer.

Boas
ainda bem que resolveste. Esse problema é comum e sucede muito com placas de rede, routers que não aguentam o elevado número de ligações geradas pela Steam ou por torrents fazendo com que a ligação á Net caia.

Também sucede com algumas firewalls pelas mesmas razões.
Muitas vezes basta reduzir o número de ligações geradas mas isso também reduz o número de sementes que tens em torrents ou na Steam nos downloads.

Com a internet que tens é normal puxar pelas ligações e carga mas é preciso que o equipamento esteja preparado para isso, pior é quando é o router do ISP que não aguenta, o que sucede em modelos mais antigos.
 
Boas
ainda bem que resolveste. Esse problema é comum e sucede muito com placas de rede, routers que não aguentam o elevado número de ligações geradas pela Steam ou por torrents fazendo com que a ligação á Net caia.

Também sucede com algumas firewalls pelas mesmas razões.
Muitas vezes basta reduzir o número de ligações geradas mas isso também reduz o número de sementes que tens em torrents ou na Steam nos downloads.

Com a internet que tens é normal puxar pelas ligações e carga mas é preciso que o equipamento esteja preparado para isso, pior é quando é o router do ISP que não aguenta, o que sucede em modelos mais antigos.

Isso tb me aconteceu nº de vzs então quando os trackers entravam em Freeleech total , tinha que reduzi los ! Até que um santo dia a minha conta bancaria ficou mais reduzida pois tanto P2P mandou me um dos discos para a sucata :cwm3:
 
Já passaram quase dois anos e finalmente comprei uma placa ethernet, mas estou a desenterrar este tópico pois não resolveu nada...
Os downloads não é problema pois não incomoda mas não tenho a certeza, acho que o problema piorou pois agora por exemplo quando vou jogar LoL e resolva ligar um vídeo no youtube há muita chance de a minha internet (só no meu pc) ir abaixo durante 1/2 segundos... o problema disso é que nos jogos(LoL) demora muito tempo para reconectar.
Há alguma forma de resolver isto? já que como a compra de uma placa ethernet não resolveu nada (pelo menos o problema dos downloads continua) fiquei mesmo sem ideias o que pode ser.
Para o problema ocorrer não é preciso fazer download na velocidade máxima ou com muitas ligações no torrent pois ontem estive a fazer download a uns 10mb/s (com umas 10 sementes e 30 fontes, deduzo isto não ser muito) e a net foi abaixo algumas vezes.
Não tenho a certeza mas as vezes parece que a internet só vai abaixo quando faço downloads e estou a fazer algo no pc (nem que seja só a mexer no rato).
 
Talvez mas o problema é que so acontece no meu pc, no pc fixo do meu irmao nunca houve queixas, no portatil dos meus pais que faço la downloads com frequencia perto da vocidade maxima por wifi(tenho router perto) e por cabo...nunca tive problemas.
Este mes acaba o contrato da vodafone e queria passar de 400/100 para 1000/200 mas se isto continuar serei o unico a não utilizar a internet no maximo.
 
DarkDroid

Vendo a situação começo a pensar que o problema é do teu pc, mais nenhum equipamento em casa pelo que descreves sofre do problema só mesmo o teu pc, bem é caso para analisar bem a situação.
 
@MOUSETM sim é problema de pc mas não percebo qual... antes pensei que era a porta ethernet da board que estava má, agora que comprei uma placa dedicada e não resolveu (pode estar melhor mas o problema existe na mesma) estou na duvida se não tenho de mudar a board inteira...
 
Última edição:
Tenho:
-Motherboard: Asus B85M-G
-Cpu: i5 4570
-Gráfica: RX 580 4gb
-RAM: Kingston 3x4GB
-HDD: 1TB
-SSD: 240gb(o SO esta instalado aqui) + 120GB
-Placa ethernet: TP-Link TG-3468 Gigabit (comprei a 2 dias).
-Fonte de alimentação: CX500 se não me engano.

O core da build que é o CPU e Board já são antigos, comprei +- na altura que saiu o i5 4570.
Também tenho um router Huawei WiFi WS5200 (que meti no meu quarto) mas não é do router pois já tinha o problema antes.

A única coisa que me vem a cabeça é ser algum problema com o SSD no qual esta instalado o SO (posso testar isso ao mudar o windows para outro SSD), de resto não estou a ver o que pode causar o problema pois se não me engano já tentei instalar SO limpo para garantir que não era problema de software e nada.
 
DarkDroid

Pois estou a ver, mas definitivamente se já instalas-te o sistema operativo e o problema continua, tem de ser mesmo um problema de hardware, tenta fazer uma instalação limpa noutro SSD e remove esse que tens atualmente e testa para ver como corre, pois não estou a ver o que possa estar a dar origem dessa situação a não ser que a MB já esteja com algum problema que faça com que isso aconteça, pois se continua a ocorrer mesmo com outra placa de rede isso tem mesmo de ser algo.
 
Bem, para mim parece-me mais que o problema é mesmo uma limitação de hardware do seu pc. O chamado bottleneck, isto é, um estreitamento/interrupção na largura de banda (afluxo de dados) causado por um buffer curto no ssd e/ou então o bus que liga a placa de rede à motherboard pode também ser curtinho. Solução? PC mais recente... penso eu de que:coolshad:
 
Além das verificações, já referidas, dos cabos e contactos, verifica a versão do BIOS da placa-mãe. Se há uma versão mais atual, deves atualizar o BIOS.
Eu faria isto:
  • Retirar a placa de rede que foi comprada.
  • Atualizar o BIOS da placa-mãe.
  • Testar com a placa de rede integrada.
Se o problema continuar:
  • Desativar, no BIOS, a placa de rede integrada.
  • Instalar e testar com a placa de rede comprada.
Se o problema continuar:
  • Testar a placa de rede comprada com os drivers instalados automaticamente pelo Windows.
  • Testar com os drivers disponibilizados pelo fabricante da placa de rede.
 
Boas, ainda não foi resolvido, a única coisa que ia testar era trocar o SSD que tem o SO (pois ainda não queria trocar de pc). Eu é que não tenho tido muita paciência para andar a copiar as coisas entre 3/4 discos.

Edit: visto que penso que a minha bios n ter upgrades ou eu é que procurei mal.
 
Back
Topo