Quantas unidades precisa vender um jogo para lucrar na Wii?

Jintro

O Colaborador
Coloco aqui este texto que apanhei no Kotaku:

Kotaku disse:
Nintendo are making money off the Wii. We know. But if you're not Nintendo, and you're planning on releasing a Wii game (or re-releasing a PS2 game), how many do you need to sell? Nintendo of America's Reggie Fils-Aime has a fair idea. Speaking in broad terms, he reckons the average Wii game needs to sell a million copies to start turning a profit. Sounds easy, except...not many Wii games have sold a million copies.
In fact, of the 486 games currently on the system (according to the New York Times), only 16 have sold one million or more units (and that's according to the NPD Group). And of those 16, 9 are Nintendo titles.
Meaning only seven games published by a third party have sold a million or more units. That's...not many. Sure, Reggie was speaking in averages (so some games that have sold under a million may have cost little to develop, offsetting that), but still. Averages go the other way, too.
Goes to show, the Wii isn't the automatic money-printer you may think it is!
Oh. Unless you're Nintendo.
Video Game Makers Challenged by the Next Wave of Media [NY Times]




Será este um dos motivos para a falta de "coragem" das editoras em investir com novos franchises na wii?
 
Nas consolas HD ainda precisam de vender mais para lucrar, acaba por ir dar ao mesmo. E depois com a qualidade que alguns jogos 3rd party saem na Wii, como por exemplo o Dead Rising, para esses basta vender 2 jogos para começarem a lucrar, já que os custos de produção rondaram os 50€.
 
Parece-me que o custo de produzir um jogo é tão variável que estabelecer um nº de break even é muito complicado.

Esse gajo provavelmente deve ter em consideração o preço dum título AAA da Nintendo e esses sim devem precisar de cerca dum milhão de cópias.

Mesmo assim acho o nº muito alto. Se não fosse um gajo da Nintendo a dizer isso provavlemente nem acreditava.

E também não acredito na teroria de as consolas "HD" serem necessariamente mais caras. Caso contrário o PC era mais caro há mais de 10 anos...
 
Se calhar só 16 é que venderam para cima de 1 milhão, porque as pessoas se dedicaram e daí resultou um jogo excelente. Acho que certas editoras ainda não perceberam isso...
 
Será este um dos motivos para a falta de "coragem" das editoras em investir com novos franchises na wii?
Depende do orçamento do jogo, obviamente. E tens entrevistas da EA a sugerir que um jogo Wii do mesmo calibre de um HD custa 4 vezes menos.

Para ajudar "à festa", a Wii tem os devkits mais baratos de sempre para uma consola caseira e tem fee's mais baixas para meter o jogo no mercado que a Microsoft ou Sony.

Recomendo antes a leitura disto:

Roughly 20 percent of video games that make it to market are actually profitable. To think that 80 percent of video games only break even or lose money for publishers is somewhat alarming.

...

four percent of games that start production make a profit while 20 percent of finished products are profitable.
Fonte: http://www.gamedaily.com/articles/n...video-games-make-a-profit-ndash-eedar-/?biz=1

E note-se que não é dirigido à Wii, mas sim há industria em geral.

O que quer que um developer tiver de vender na Wii dependerá do orçamento que gastou no jogo, que por sinal tende a ser bastante menor face aos restantes.

Estamos em crise, há reports que insistem que o mercado continua a crescer, mas isso não quer dizer que as empresas não o sintam na pele neste momento, EA, THQ, Activision estão todas a fazer layoff's em massa, as pequenas estão a ir à falencia por não terem a liquidez necessária para financiar jogos num plano de desenvolvimento a longo prazo (que garante a qualidade) e muitas empresas estão optar por abrir estudios em china, taiwan e paises asiáticos de terceiro mundo de forma a usufruir de preços mais baixos. E há excesso de pessoal (não digo qualificado, mas pessoal desempregado que poderia estar a trabalhar em jogos).

Essa crise chega a todos, mas se alguma coisa... é sinal que uma developer pequena não é muito inteligente se gastar 30 milhões (tudo o que tem, e posto em perspectiva... tanto quanto o FFX ou FFXII custaram na PS2) em mais um FPS para uma consola HD... e o mesmo se aplica a gastar esse dinheiro em jogos Wii que não tenham retorno. Mas dentro de todas as opções disponiveis, em vez de gastar 30 milhões num jogo (wii ou HD) se calhar é mais inteligente optarem por fazer 3 jogos mais pequenos (em custos) para a Wii, aproveitarem as possibilidades das portáteis ou... virarem-se para a distribuição digital.

É importante dizer que enquanto que há autenticas histórias de conto de fadas no que toca a vendas de jogos third party, uma developer pequena não pode contar com elas, o produto ser bom não chega e é raro um franchise novo vender na ordem dos milhões sem gastar milhões de dólares em publicidade (coisa que muitas developers pequenas não têm e acham que o produto falará por si... só com muita sorte e o ultimo caso de sucesso desses deve ser o World of Goo... Um jogo de distribuição virtual)
 
Última edição:
É BS:

he reckons the average Wii game needs to sell a million copies to start turning a profit.

Em media? Então dou o caso do No More Heroes que nem 0.5M vendeu e é um sucesso de vendas. Estamos a falar do No More Heroes... não estamos a falar de um Cooking Mama que tem custos de produção muito baixos que a venderem 0.5M têm mais lucro.. se bem que o Cooking Mama vende milhões :S

Sounds easy, except...not many Wii games have sold a million copies.
Neste momento 50 jogos já venderam pelo menos 1M de unidades. Dos 50-100 jogos mais vendidos estamos a falar de 0.5M.

Na PS3 apenas 29 jogos venderam pelo menos 1M de unidades. Na 360 foram 60 e poucos.

Ora, a diferença para a 360 não é significativa e a diferença da PS3 para as outras é bastante grande. Se pensarmos que um jogo HD custa muito mais a produzir então 1M de unidades vendidas na Wii dão muito mais lucro do que noutras consolas.
Obvio que isto não é certo porque existem outros factores, mas é um ponto de partida para ver logo que a noticia é totalmente sensacionalista.

only 16 have sold one million or more units (and that's according to the NPD Group). And of those 16, 9 are Nintendo titles.
Nos EUA 40 jogos da 360 venderam pelo menos 1M, na PS3 9... portanto não sei qual é a ideia
dessa noticia...
Anyway, segundo o vgchartz 20 jogos Wii já passaram o 1M e não esses 16 jogos.


Se há coisa que se consegue constatar ao analisar um bocadinho esta noticia é que a PS3 é que não tem million sellers.

Não percebo a ideia de quem escreveu isso a não ser continuar o obvio brainwash que existe na comunicação.
 
Se calhar só 16 é que venderam para cima de 1 milhão, porque as pessoas se dedicaram e daí resultou um jogo excelente. Acho que certas editoras ainda não perceberam isso...

Lá está, quem é que se interessa por ports manhosos, jogos com cavalos e maravilhas do género? Tirando o Okami ainda não consegui pegar num jogo 3rd party que me desse realmente uma boa razão para perder tardes a fio com ele, enquanto as editoras não olharem para a Wii como uma boa consola com gamers reais não vão ganhar nada.
 
Por exemplo, o The Conduit acredito que venda muito bem, isto porque os criadores se dedicaram e não fizeram "só por fazer".
 
Por exemplo, o The Conduit acredito que venda muito bem, isto porque os criadores se dedicaram e não fizeram "só por fazer".

Esse argumento não pega, basta veres o que infelizmente se está a passar com as vendas do MadWorld.

Quanto às declarações do Reggie, tal como já foi mencionado neste tópico acredito que ele estivesse a falar dos títulos AAA da Nintendo.
 
Última edição:
Acho que o Madworld apesar de ser um excelente jogo, não é para toda a gente. Se calhar até o pessoal que diz que não gosta daquilo, se fosse jogar até o comprava. O The Conduit é semelhante ao Halo e acho que aí já fica a ganhar mais fãs.
 
O MadWorld não é um jogo para todos, primeiro de tudo tem logo o carimbo a dizer para maiores de 18, depois extrema violência, nem toda a gente procura um jogo desses é um facto! Além de ser um jogo que farta passado mais de 1 hora a jogar, mas é a minha opinião.

Desde que soube que o Okami não vendeu quase nada já não sei o que pensar das obras primas 3rd party da Wii, vou comprar o The Conduit de certeza e até acredito que vá vender bem devido a não haver muitos FPS na Wii como devia.
 
Esse argumento não pega, basta veres o que infelizmente se está a passar com as vendas do MadWorld.
Sim, dito isto o Madworld infelizmente acabou por se provar um jogo de nicho enquanto que outros como o CoDWoW venderam muito bem (bom, e esperemos que o Madworld tenha "pernas") o que não é dissimilar do que sucede em outras plataformas e alguns dos seus "flops"

Infelizmente tenho também de discordar de que os third party's maus não vendem... vendiam na PS2 e vendem na Wii (e se recuarmos mais vendiam noutras), razão pela qual as developers os fazem em busca de dinheiro fácil (o mesmo para os movie tie-ins e a sua qualidade lendária). Claro que é o conto do sucesso, lá por um (o carnival games) se ter safo não quer dizer que os outros tenham janela de abertura para vender em iguais numeros... mas para o que custam a fazer não devem dar prejuizo (e muito menos têm de vender 1 milhão para dar lucro); há é o risco de entrarem em espiral... isso lhes trazer mau nome, mau word of mouth e essa developer nunca sair da cepa torta, até que um dia à mercê do mercado cesse de existir; como em qualquer venda de produto/serviços o unico argumento para continuar a vender ao mesmo cliente é qualidade afinal de contas e essas empresas dificilmente fidelizam alguém.

O ponto negativo da inundação do mercado por determinado tipo de software é que o "overload" do mercado com eles não lhes maximiza as vendas, antes pelo contrário. Razão pela qual, por exemplo a PS2 às tantas na América vendia 30 mil unidades no mês de abertura com RPG's non-square-enix... porque o mercado estava saturado.

De resto basta ver a developer do Conduit, o Conduit saiu-lhes do bolso e até ele eram mercenários... isto para fazerem pé de meia para um dia fazerem um projecto deles. Com eles resultou (conseguiram juntar dinheiro) mas muitos não ambicionam isso e muitos outros mesmo que o façam nunca conseguirão. E similarmente... e como foi dito pela High Voltage (developer do Conduit), eles têm bem ciente que como developer que produziu jogos de baixa qualidade (quer por deadlines apertadas, quer por baixo orçamento, IP's desinsteressantes, etc) que... o publico "core" dos forums/internet/revistas lhes dá uma oportunidade uma vez mas não duas ou três para "acertarem" e fazerem algo bom, pelo que na eventualidade de este não prestar não terão outra oportunidade, é um tudo ou nada. Neste caso não necessáriamente "apenas" por vendas mas por provarem que são uma developer talentosa e com qualidade para fazer titulos AAA.

As third party's na Wii combinadas vendem mais que a Nintendo e têm a sua margem de mercado a crescer (bem como a lista de jogos, obviamente), pelo que podemos dizer que tirando casos pontuais até estão a vender bem demais. Isso a longo prazo pode prejudicá-las se não construirem um brand name que não se generalize com o resto, sob pena de serem julgados pelo mercado em igual medida.
Desde que soube que o Okami não vendeu quase nada
O Okami vendeu acima das expectativas e... com zero publicidade por parte da Capcom. Leia-se "vendeu bem" e... podia ter vendido melhor, obviamente. mas vender mal, àquem das expectativas ou apenas nas linhas das expectativas? não.

De resto tá bem que existem core gamers, mas... não há milagres, já na PS2 não houve. E aqui estamos a falar de um jogo de 2005 relançado sem conteudo extra (e sem pub)
 
Última edição:
O Okami vendeu acima das expectativas e... com zero publicidade por parte da Capcom. Leia-se "vendeu bem" e... podia ter vendido melhor, obviamente. mas vender mal, àquem das expectativas ou apenas nas linhas das expectativas? não.

De resto tá bem que existem core gamers, mas... não há milagres, já na PS2 não houve. E aqui estamos a falar de um jogo de 2005 relançado sem conteudo extra (e sem pub)

Tinha impressão que tinha visto por ai que a capcom tinha dito que só não iam fazer um Okami 2 por culpa das vendas do primeiro.

De qualquer maneira e tal como disseste, não podem esperar milagres.
Ainda mais quando o MadWorld é um jogo curtíssimo, repetitivo e que vive de High Scores, simplesmente tenta disfarçar isso com um nível extremo de violência e sangue.
 
Tinha impressão que tinha visto por ai que a capcom tinha dito que só não iam fazer um Okami 2 por culpa das vendas do primeiro.
Vê os ultimos posts da thread do Okami. ;)

De qualquer maneira e tal como disseste, não podem esperar milagres.
Ainda mais quando o MadWorld é um jogo curtíssimo, repetitivo e que vive de High Scores, simplesmente tenta disfarçar isso com um nível extremo de violência e sangue.
O madworld é awesome, finalmente um sucessor do God Hand e feito pelos mesmos tipos que fizeram o dito cujo.

Then again... o God Hand foi um flop. (madworld ainda não está consumado como tal)


EDIT: Update:

One clarification on the story we did Monday on this subject. For the story, Nintendo had told me that publishers of Wii games need to sell only one million games to turn a profit. The company wrote me to say that it meant that publishers can make a profit selling fewer than one million copies of a particular game. Nintendo declined to be any more specific about a number.
Fonte: http://bits.blogs.nytimes.com/2009/03/31/video-game-makers-seeing-red/?pagemode=print

screw up.
 
Última edição:
Tou a ver é que o entusiasmo do Boing com o Madworld já se esfumou! :)

Opá ainda não joguei muito o jogo é um facto porque agora não tenho muito tempo mas do que joguei gostei muito os únicos defeitos foram aqueles que apontei no tópico do jogo! Acho que comparando com o actual mercado de jogos da Wii é um jogo que se destaca e muito do resto não só pelo seu visual mas também pela qualidade de execução! Se calhar o facto da longevidade curta é um mal muito grande mas pronto não se pode crucificar o jogo só por isso!

Quanto ao tópico...tenho a sensação que a imprensa e mesmo alguns developers às vezes parece que tentam criar esta imagem de que os jogos na Wii não vendem e escondem os factos! Alguém me sabe explicar o porquê disto acontecer? Doi assim a tanta gente uma consola como a Wii tar à frente das outras em vendas?
 
O gajo já devia estar com tinto a mais, só pode :D Muitas sequelas de jogos Wii já tinham ido à vida se realmente precisassem de um número assim. Para muitos projectos HD um milhão já cobre e bem (não são obras-primas, mas houve muito trabalho e dedicação a muitos níveis).

ps: Avatares da treta, eu a pensar que Colaborador tinha boa vida :D pelos vistos espalhei-me ao comprido! :sad:
 
Tou a ver é que o entusiasmo do Boing com o Madworld já se esfumou! :)

Opá ainda não joguei muito o jogo é um facto porque agora não tenho muito tempo mas do que joguei gostei muito os únicos defeitos foram aqueles que apontei no tópico do jogo! Acho que comparando com o actual mercado de jogos da Wii é um jogo que se destaca e muito do resto não só pelo seu visual mas também pela qualidade de execução! Se calhar o facto da longevidade curta é um mal muito grande mas pronto não se pode crucificar o jogo só por isso!

Quanto ao tópico...tenho a sensação que a imprensa e mesmo alguns developers às vezes parece que tentam criar esta imagem de que os jogos na Wii não vendem e escondem os factos! Alguém me sabe explicar o porquê disto acontecer? Doi assim a tanta gente uma consola como a Wii tar à frente das outras em vendas?

De início o MadWorld tem o efeito novidade, mas quando começas a ver que é sempre a mesma coisa perde a piada, não é por isso que o jogo é mau, há quem goste de jogar por scores, eu não sou desse tipo de pessoa. Agora voltei po Okami para o jogar todo pela 2ª vez, depois vou pela segunda vez ao Twilight Princess que foi o único Zelda que só acabei 1 vez (3 vezes o OoT, 2 vezes o MM, e 4 o WW até agora :p) quando acabar isto tudo já deve ter saido a trilogia Metroid Prime na Wii :D
 
Se os jogos que lançam na Wii têm de vender 1 milhão, não quero imaginar quanto esperavam para o MGS4, GTA4, RE5 e KillZone2. O budget do GTA4 chegou a passar os 100 milhões de dolares ( mas parece que vendeu o suficiente para fazer 1000 milhões :P).

Acredito que exista um mínimo de gastos necessários para um jogo retail, mas não deve passar dos 100k $, a ideia que tentão passar das vendas é errada.
 
Isto já é um pouco antigo, mas penso que se enquadra bem neste tópico:

(...)

Games for the next-generation console cost an average of $8.6 million to create, according to Takasu, and need to sell 500,000 units before the developer can turn a profit.

(...)

Gamespot
E isto em relação a títulos HD.

De maneira alguma um jogo "regular" da Wii precisará de vender 1 milhão para se tornar lucrativo. Só mesmo os AAA da Nintendo como já aqui foi dito, e mesmo assim é capaz de ser exagerado em alguns deles.

ps: Avatares da treta, eu a pensar que Colaborador tinha boa vida :D pelos vistos espalhei-me ao comprido! :sad:

Oh... e eu a pensar que eram fãs de Matrix :002:
 
Back
Topo