Quão e eficaz é fazer uma imagem do disco? E como?

Noeljunior

I fold therefore I AM
Boas


Costumo fazer a manutenção de um portátil que costuma ir muitas vezes para a garantia e eles formatam-me sempre isso. Então queria ver se da próxima vez que instalar tudo fazia uma imagem do disco para, caso fosse preciso, era só repor.

Algum programa (freeware) com opções básicas?
Estas imagens são repostas como? Pequeno software no arranque que vai escrever a imagem vinda de um cd/dvd/rede?
E é eficaz fazer isto? Já alguém me disse que isto não é muito bom de se fazer...

Cumps
 
Estas imagens são repostas como? Pequeno software no arranque que vai escrever a imagem vinda de um cd/dvd/rede?
E é eficaz fazer isto? Já alguém me disse que isto não é muito bom de se fazer...

Regra geral é uma disquete/cd de arranque. Depois a imagem vem de CD/DVD/Rede/OutroHD conforme o que tenhas.

Quem te informou não percebe muito disto de certeza. Imaging é uma das coisas mais queridas de qqr admin/tech. Ou achas que há tempo para andar a instalar/configurar OS's e apps de cada vez que um user meter a pata na real poça? Ou para recuperar tudo o que podes perder durante uma operação delicada que pode não correr pelo melhor? Uma imagem faz-se em 15m (assumindo que a partição de sistema era de tamanho razoável, 20/30GB). Depois instalas, se correr mal, outros 10m e está de volta ao ponto de partida.

Se tiveres outro HD de backups com tamanho razoável podes mesmo dar-te ao luxo de ter n imagens em várias fases e se precisares de voltar atrás no tempo basta restaurar o ponto certo.

Btw, o restauro de uma imagem deixa-te exactamente no ponto em que estavas e não "mais ou menos como estava" como faz um certo OS. Tinham feito melhor figura se tivessem comprado os direitos de utilização de uma app a sério tipo o Ghost ou o True Image...
 
Back
Topo