Que amplificador de sinal TV posso usar com a fibra do meo?? Alguem me pode ajudar??

psychopath

Power Member
Basicamente é isto:

Mudei para a fibra do meo, e subscrevi o servico Net 100MB + 150 canais TV + telefone

Não tenho nenhuma BOX, (não estou disposto a pagar mais 5.50€ por mes)

Por tanto estou a usar o sinal analogico


O cabo de fibra que vem do poste, liga directamente ao router, e do router sai o cabo para o telefone, o cabo de rede para a internet, e tem a saida coaxial analogica para a televisao


O sinal de TV atualmente dá para ver mais ou menos.. o som está bom, mas a imagem podia estar melhor..

Estou disposto a gastar 30 a 45€ num amplificador para tentar melhorar isto..


meto um cabo com 1 metro a sair do modem, depois meto o aplificador, e depois ligo o cabo que vai abastecer as tomadas de tv da casa toda


Que amplificador é que devo comprar?? usar amplificador pode danificar o router do meo??

Se alguém perceber destas coisas ficava agradecido
 
Última edição:
uma box tdt é compativel com o sinal TV que sai do router do meo?

box TDT faz exatamente o quê e custa que valores?

Se não, não o tinha dito... E o sinal RF sai do ONT, não do router.

Faz o que qualquer box faz, têm EPG, pode gravar se meteres lá um disco e tens canais em HD com qualidade digital. Os valores online por 20€ mandas vir uma box, na loja do filho do Belmiro é coisa para 30 ou 35€
 
Se não, não o tinha dito... E o sinal RF sai do ONT, não do router.

Faz o que qualquer box faz, têm EPG, pode gravar se meteres lá um disco e tens canais em HD com qualidade digital. Os valores online por 20€ mandas vir uma box, na loja do filho do Belmiro é coisa para 30 ou 35€

as novas instalações do meo não tem ONT, liga a fibra diretamente to router, e do router sai as saidas todas

mas se o sinal RF que sai do router não é grande coisa.. porque razão é que com a box já vai ficar bom?


caso não queira usar box, e pretenda meter um aplificador.. que amplificador posso usar?
 
as novas instalações do meo não tem ONT, liga a fibra diretamente to router, e do router sai as saidas todas

mas se o sinal RF que sai do router não é grande coisa.. porque razão é que com a box já vai ficar bom?


caso não queira usar box, e pretenda meter um aplificador.. que amplificador posso usar?

Esse router que dizes, é all-in-one, ou seja junta ONT e router, logo não é um "router" que te dá a televisão...

O sinal digital têm a vantagem de dar ou não dar, até te podia mostrar aqui um gráfico mas estou sem paciência, podes pesquisar que também mal não te faz.

Mas o que queria dizer é que o sinal analógico, sofre várias interferências que variam ao longo do espectro, por exemplo, um grupo de canais pode dar pior que outros.

No digital um só canal, têm vários programas (que vulgarmente são chamados de "canais", como a RTP, SIC...) e portanto menos consumo de espectro para além que a sua transmissão é mais eficiente.

Todavia, a tua rede coaxial, deve estar a funcionar devidamente até um número de televisões, por exemplo na NOS até à terceira se responsabilizam, acho que na MEO o número é menor, mas deves sim é consultar o tópico no sub-forum da MEO porque lá é que te saberiam responder melhor.
 
e porque não tentar negociar para ter uma box de borla? (algo que até se arranja facilmente ) é que estas a gastar dinheiro em canais que nem estas a ter,
 
e porque não tentar negociar para ter uma box de borla? (algo que até se arranja facilmente ) é que estas a gastar dinheiro em canais que nem estas a ter,

O RF da MEO neste momento está muito completo. Agora é facto que ele está a perder as gravações automáticas, restartTV entre outras funcionalidades.

Mas, lá está há tópico para isso se ele tiver interessado, a informação abunda neste fórum.
 
e porque não tentar negociar para ter uma box de borla? (algo que até se arranja facilmente ) é que estas a gastar dinheiro em canais que nem estas a ter,

eu basicamente so vejo TV às refeições.. e não vejo mais do que 10 canais.. por isso.. isso não é problema..

gravações automáticas, restartTV entre outras funcionalidades não me interessa para nada

quanto à box do meo.. a mesma usa cabo de rede.. e para chegar um cabo de rede à televisao teria que andar a furar a casa toda o que nao estou interessado


basicamente quero manter tudo o que tenho e meter um amplificador para ver se a imagem fica melhor

uma box que recebe o sinal RF e converte para digital tambem é uma possivel opção.. mas todas as TVs que tenho em casa tem 30 anos.. por isso nao justifica

se vier a comprar uma TV nova no futuro.. então sim.. a box já faz mais sentido


tenho preferencia pela marca TELEVES, que amplificador é que poderei comprar??

usar amplificador pode estragar o router? ou não afeta em nada o router?
 
Última edição:
Só compensa manter o analógico se tiveres mais que duas televisões... Até aí, duas boxs TDT ficariam por 40€, o preço de um amplificador de qualidade analógico...

Se o sinal digital não chegar com força (o que dúvido) e tenhas macroblocos é ligar para a assistência da MEO. Eles que gastem o dinheiro a resolver o problema, não tu.

Se o gosto por canais analógicos for assim tanto, então desisto...
 
Só compensa manter o analógico se tiveres mais que duas televisões... Até aí, duas boxs TDT ficariam por 40€, o preço de um amplificador de qualidade analógico...

Se o sinal digital não chegar com força (o que dúvido) e tenhas macroblocos é ligar para a assistência da MEO. Eles que gastem o dinheiro a resolver o problema, não tu.

Se o gosto por canais analógicos for assim tanto, então desisto...


a imagem da box TDT fica mesmo nitida? ou também corro riscos de ficar mais ou menos como estava o analogico?

a dita box liga-se pelo scart da Tv?

depois para mudar de canal só se usa o comando da box certo? já não dá para mudar de canal na tv?


no caso da MEO, eles dizem que o meu serviço é 150 canais.. mas com o sinal analogico só apanho cerca de 60 canais.. usando uma box sem ser a box da meo, vou ficar na mesma com 60 canais??


apenas com a box da meo é que consigo ter os 150 canais certo?
 
a imagem da box TDT fica mesmo nitida? ou também corro riscos de ficar mais ou menos como estava o analogico?

a dita box liga-se pelo scart da Tv?

depois para mudar de canal só se usa o comando da box certo? já não dá para mudar de canal na tv?


no caso da MEO, eles dizem que o meu serviço é 150 canais.. mas com o sinal analogico só apanho cerca de 60 canais.. usando uma box sem ser a box da meo, vou ficar na mesma com 60 canais??


apenas com a box da meo é que consigo ter os 150 canais certo?

Fica nítida, como disse ou dá ou não dá no digital, a única coisa que pode acontecer é macroblocos se o sinal estiver na faixa limite entre dar e não dar.

Sim

Sim. Podes sempre arranjar um comando universal para controlar a TV e a box.

Ficas com aproximadamente 100 canais.

Sim
 
Atenção, que a colocação de um amplificador de sinal RF, certas vezes em vez de melhorar o sinal, piora o sinal, tanto em analógico como em digital.

Pois o amplificador de sinal RF, amplifica o sinal no geral nas bandas todas (VHF/UHF), e melhorando canais que possam estar a dar mal, também piora os canais que dão bem, pois fica sinal em excesso, além de que, injectar sinal amplificado de mais, pode também danificar com o passar do tempo as próprias televisões (sintonizador).

Sou da opinião, que seria melhor começar a pensar em trocar as televisões de casa com 30 anos, por televisões mais recentes, conforme tivesse oportunidade (€) para realmente usufruir a 100% dos canais digitais por RF da fibra MEO.

Em ultimo caso e para "remediar" pode comprar uma ou mais set-top box TDT com sintonizador digital DVB-T/DVB-T2 MPEG-4, que se vendem nas lojas MEO.
É só ligar na televisão por cabo coaxial, scart ou hdmi.

Em casa de um familiar, apenas uma televisão que já é LCD de 42" não possui sintonidador digital, e ele comprou numa loja MEO por 19,90€ o "opticum lion 2 mini" e está satisfeito, pois até um disco de 1TB ele tem ligado e faz imensa coisa.

O aparelho possui na parte de trás as ligações, RF IN, RF OUT, HDMI, TV SCART e na parte da frente, possui uma porta USB para ligar uma pen ou um disco.
É 1080P Full HD.

No MEO Fibra os canais RF Digitais são 128 canais em que, 108 são canais de TV e 20 são canais de Rádio FM.
No RF Analógico, os canais de TV são apenas 58 canais.
 
Nos tempos da NOS, em que eles para resolverem o problema do sinal da tv (moradia com 4 quartos 1 escritório, cozinha e sala) tiveram que instalar um amplificador.

Quando mudei para a fibra, no andar superior (quartos) o sinal RF dava tão mal, mas tão mal que perguntei aos técnicos se não seria melhor colocar o amplificador que já tinha.

E voilá, tenho sinal excelente na casa toda, inclusive os canais em HD
 
Tendo meo fibra, o sinal TV analógico que sai do router do meo é: CATV, UHF ou VHF????

e tambem alguem me sabe explicar a diferença entre um amplificador com retorno ativo ou retorno passivo??
 
Do ONT da MEO pode sair sinal RF desde os 55Mhz (55Mhz em desuso, actualmente começa a seguir ao FM, 110Mhz para cima) até cerca de 800Mhz. Portanto inclue as bandas VHF e UHF. CATV é TV por cabo.

Aplificador com retorno passivo ou activo: Passivo deixa passar o canal de retorno (upload) do modem por cabo sem aplificação. Activo, deixa passar o canal de retorno, mas aplifica-o. Salvo raras excepções, não vejo necessidade de usar amplificadores nas ligações aos modems por cabo.
 
Do ONT da MEO pode sair sinal RF desde os 55Mhz (55Mhz em desuso, actualmente começa a seguir ao FM, 110Mhz para cima) até cerca de 800Mhz. Portanto inclue as bandas VHF e UHF. CATV é TV por cabo.

Aplificador com retorno passivo ou activo: Passivo deixa passar o canal de retorno (upload) do modem por cabo sem aplificação. Activo, deixa passar o canal de retorno, mas aplifica-o. Salvo raras excepções, não vejo necessidade de usar amplificadores nas ligações aos modems por cabo.

no meu caso, não tenho ONT, a fibra liga diretamente ao router,
e do router sai o cabo para o telefone, cabo para TV e cabos de rede para o PC ou box

Já comprei o amplificador passivo da televes de 24db com 1 entrada e uma saida ,

na saida TV do modem vou meter um cabo de 1 metro, depois meto o aplificador, e depois na saida do amplificador ligo o cabo que estava ligado ao router que vai abastecer as tomadas todas da casa


O uso do amplificador a médio longo prazo pode danificar alguma coisa no router?

Eu à uns 15 anos atraz tive cabovisão, e já nessa altura a imagem dava fraca e meteu-se um amplificador e ficou bastante melhor
 
Última edição:
Não danifica nada. O que pode acontecer é se o amplificador tiver muito ganho, saturares o sintonizador da tv que estiver mais perto do amplificador.

No essencial um aplificador não corrige sinais fracos. O que faz é amplificar o sinal (de preferência, onde ele ainda está em condições) , de forma a que consigas compensar as percas a jusantes (cabos, tomadas, fichas). Assim consegues que o sinal chegue em condições com , por exemplo, mais comprimento de cabo.
 
Back
Topo