[Colunas] Que características devo procurar para cinema em casa?

Ui, tanta coisa... Primeiro terás de definir algumas coisas: qual o tamanho de colunas que consideras aceitável? Tens possibilidade de ter colunas de surround bem posicionadas na tua sala? Tens espaço para ter um amplifcador/receiver? E um subwoofer? Quais as tuas expetativas, e quais os termos de comparação? Por fim, quanto podes gastar?
 
Ui, tanta coisa...

Gosto!

qual o tamanho de colunas que consideras aceitável?

Tamanho? Ou configuração?
Visualmente gosto do formato em torre, mas não sei se esse formato é benéfico para cinema em casa!

Tens possibilidade de ter colunas de surround bem posicionadas na tua sala?

Penso que sim!

Tens espaço para ter um amplifcador/receiver?

Sim!

E um subwoofer?

Também! Deve ser obrigatório em cinema em casa, certo?

Quais as tuas expetativas, e quais os termos de comparação? Por fim, quanto podes gastar?

Tenho a expectativa de conseguir encontrar algo que combine bem com a A1 da Sony, mas, não consigo ter termos de comparação, até porque será o meu primeiro cinema em casa.
Estava a pensar em começar pequenino, talvez com 2.1 ou mesmo um 3.1 e ir evoluindo até um sistema de Dolby Atmos.

Conselhos? Dicas? Sugestões?
 
Falou-se bastante nos últimos dias sobre configurações possíveis para setups de homecinema - sugiro uma leitura nesses tópicos. Vais ver que a malta recomenda evitar receivers de gama de entrada (ou seja, os que têm PVP abaixo dos 1000€). Isto não quer dizer que se tenha que gastar mais de 1.000€ só no receiver. Eu optei por comprar um receiver que custava quase 2.000€ quando foi lançado, mas como comprei usado e com uns anos, paguei uma fração desse valor. Mas não é preciso comprar usado - por vezes, só o facto de ser um modelo com 1 ou dois anos, já se conseguem descontos significativos.

As colunas de chão também podem sem qualquer problema compor o sistema de HC. Com a vantagem que de início, podes deixar a compra do subwoofer para mais tarde - com umas colunas de chão razoáveis, a extensão de grave é tal que supera a maior parte dos subwoofers de gama baixa.

Assim, para investimento inicial podes apostar no receiver mais colunas frontais e começas com um sistema 2.0. Nem todos são da mesma opinião em relação à ordem, mas em seguida eu arranjava as colunas para trás e fazia o 4.0 - estas poderão ser uns satélites de qualidade ou mesmo umas monitoras se assim o desejares. Desta forma já começas a ter um som imersivo. Depois juntas uma central (idealmente deverá ser da mesma série que as colunas frontais, mas pelo menos que tenha um timbre semelhante) e por fim o subwoofer - e aí mais vale investir em algo bem jeitoso. Para ter uma caixa de graves que apenas faz uns roncos manhosos, mais vale não ter nada. Daqui em diante o céu é o limite... do 5.1 podes evoluir para o 7.1, 9.2, 11.2.4, enfim... Eu já tive 7.1, depois 6.1 e agora regressei ao 5.1. Depende da sala, da disposição e das condições que se tem.

Mas como em tudo, eu prefiro ter um 2.0 competente do que um 5.1 manhoso; um 5.1 de jeito a um 9.2.4 mal configurado
 
Não é reply de caca, és tu é que vais começar a estipular até onde podes ir, por nós sugerimos receivers e colunas de 10.000€...
A A1 é uma coisa, o som é outra, dentro da tua possibilidade estipula um valor que entendas razoavel ou para todo o sistema ou para ires começando... É a partir daí que vai começar a aparecer-te algo palpável...
 
Quanto pretendes gastar?
Com cerca de 1500€ já ficas com um sistema 5.1 bastante jeitoso
Receiver com descodificação Atmos, bom subwoofer e cinco colunas.
Depois para poderes ver ouvir novos formatos juntas mais duas colunas para o efeito Atmos/DTS X
Procura na ***** que tem conjunto bastante interessantes
 
Back
Topo