1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Que lente comprar

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por MedHug, 29 de Dezembro de 2012. (Respostas: 18; Visualizações: 1019)

1. MedHug

MedHug Power Member

Olá pessoal.

Eu tenho uma Canon 600D com a lente do kit, a 18-55. Em grande parte uso a câmera para vídeos, na sua maioria são os chamados vlogs (onde estou eu a falar em frente da câmera).

Estava a pensar comprar uma lente, e tenho ouvido falar na 50mm 1.8 (que penso ser a 50mm mais barata), onde pelo que li percebi que deixa entrar boa luz, ou pelo menos bem mais do que a 18-55 que tenho. Muitas vezes gravo os vídeos em casa, de noite onde obrigatoriamente tenho de utilizar luz artificial e portanto é mesmo importante uma lente boa em situações de pouca luz.

Parece ser uma boa lente mas o facto de ser 50mm obriga-me a estar um pouco afastado da câmera, talvez isso não seja nenhum super problema, apenas procuro lentes do género mas com menos mm, sei que existe a 28mm e a 35mm e possivelmente outras que desconheço, mas pelos vistos todas bem mais caras do que a 50mm 1.8.

É possível que tenha dito coisas estúpidas ai em cima. Ajudem-me a encontrar a lente ideal. :D

2. adolfo dias

adolfo dias Power Member

se é só para os videos acho que mais vale poupares o dinheiro

o problema da 50mm ja o identificaste, bem como as alternativas.
    sem ser as canon tens as sigma 30, 24 e 28mm um pouco mais baratas (~420€), mas que n deixam de ser caras para essas "brincadeiras"

pessoalmente gastava 20 ou 30€ nuns candeeiros de pé alto ou assim e resolvia o assunto dentro do possivel

3. MedHug

MedHug Power Member

Pois eu pensava que iria ter uma melhoria de imagem ao ter uma lente que deixasse entrar mais luz.

4. adolfo dias

adolfo dias Power Member

e vais..
    uma prime é, por norma, sempre superior a uma lente de kit, mais que n seja por ser mais luminosa

a questão é que não são baratas como ja viste. se podes/queres gastar 400€+ numa lente apenas para isso força
    eu pessoalmente n o faria, pois é uma lente que à partida n iria servir para muito mais alem desses videos

5. MedHug

MedHug Power Member

Mas por exemplo uma 50mm 1.8 custa para ai 120€ ou pouco mais.

6. adolfo dias

adolfo dias Power Member

se realmente n é um super problema...
    usadas até deves conseguir ai pelos 80€

7. Wildstar

Wildstar Power Member

Atenção que o deixar entrar mais luz também significa menor profundidade de campo. A f/1.8 tens de ficar quietinho, se não sais da zona focada. Uma DSLR não é boa para vlogs.

8. MedHug

MedHug Power Member

Pois também já tinha lido isso da zona focada. Sendo assim acho que vou ficar pela 18-55 mais uns tempos.

9. adolfo dias

adolfo dias Power Member

pergunto eu na minha ignorancia que nunca usei o video da 550d...
    e o AI focus?

10. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Na 550d é necessário carregar no botão para focar, não é auto, acho.

11. Wildstar

Wildstar Power Member

Não sei o que é isso, mas na minha 1100D o AF em video é para esquecer, mesmo com o face detection (que parece focar em tudo menos caras :-D)

12. HCarvalho77

HCarvalho77 Banido

Ontem num concerto gravei algumas canções com a 55-250 com o zoom no máximo e foi rápido a focar, faltou foi um tripé visto que a imagem ficou um bocado tremida.

13. adolfo dias

adolfo dias Power Member

n sabes o que é o que?
    AI servo?

se funciona para foto suponho que funcione no video, mas nc usei o video portanto é apenas isso mesmo, uma suposição

14. MedHug

MedHug Power Member

O AF na 600D faz imenso barulho e tem de se carregar no botão de disparar. A 650D é que faz isso sozinha e silenciosamente.

15. Wildstar

Wildstar Power Member

Hem? O AF por detecção de fase não funciona em video, o problema deste tipo de AF é precisamente não poder ser usado ao mesmo tempo que o sensor. Se pudesse, todas as DSLRs tinham AF em video e já não havia camcorders :P

Nunca experimentei nenhuma, mas certamente que o "silenciosamente" depende mais da objectiva do que da máquina.

16. adolfo dias

adolfo dias Power Member

tal como disse nc usei o video, n sei qual a sua praticidade, mas certamente que as camcorders nc deixarão de existir

17. MedHug

MedHug Power Member

Pois isso do silenciosamente é capaz de depender da objectiva, mas da 600D para trás é preciso carregar para focar, só a 650D é que faz isso sozinha, não sei é se foca bem o que se pretende.

E não aconselham assim nenhuma lente para o que pretendo? Que acham da Tamron 17-50mm f2.8?

18. HCarvalho77

HCarvalho77 Banido

O barulho de focagem não é tão grande como isso, só mesmo em sítios fechados e em silêncio é que se nota, e nesses casos mais vele usar a focagem manual. Porque de resto a máquina foca bem e rápido em vídeo.

19. MedHug

MedHug Power Member

Na minha 600D é horrível, depois ao meter o vídeo no PC fica péssimo, nem vale a pena usar.

Partilhar esta Página