Que máquina comprar até 1000 euros

Boa noite.
Peço desculpa mas queria adquirir uma máquina fotográfica até 1000 euros e não sei que maquina comprar.
Sou novo no mundo da fotografia e a curto prazo queria tirar um curso mas ja queria adquirir uma boa maquina para nao ter de investir 2 vezes.
Queria uma maquina boa para fotografar muito bem ao perto como ao longe. Tipo retrato e por exemplo fotografias de surf.
Quero agradecer desde já toda a ajuda que me possam dar. Cumprimentos
 
  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
    Máquina com flash com possibilidade futuramente de comprar lente melhor
  2. POR QUANTO: Até 1000euros
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    Retratos + desportos +
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Exteriores de dia, exteriores de noite, interiores mal iluminados
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    Casual mas que quero ficar aficionado
  6. JÁ TENS: Não
  7. COMO É A TUA "REDE": Não usam e não tenho meio de comparação
  8. ONDE COMPRAR: Indiferente loja fisica ou Online.
 
Se esse orçamento for só para o corpo + lente kit tens por exemplo:
Canon EOS 80D + EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM (actualmente em promo a um excelente preço - 999e com oferta de uma coluna JBL numa loja francesa em portugal)


Se queres incluir lentes para retratos e desporto não sou a melhor pessoa para te aconselhar, mas talvez um destes corpos:
- Canon EOS 800D DSLR with EF-S 18-55 mm f/4-5.6 IS STM (cerca de 650e online)
- Nikon D5600 + AF-P 18-55 VR DSLR Camera (cerca de 650e online)

Para safar os retratos uma 50mm f1.8, que deve andar nos 120-150e em ambas as marcas.

Não sei quão importante é o desporto para ti, mas se for muito importante esse orçamento se calhar era só para a lente. Mas pesquisa aqui no forum que encontras pessoas que já colocaram opiniões parecidas.
 
O que acha desta?
Nikon COOLPIX P1000