Que se passa com o meu pc?

Não sei o que ele tem... O problema é o seguinte:
Sempre que sobrecarrego "ligeiramente" por exemplo um jogo leve de 20 mb, alguns segundos depois de correr esse jogo o computador "decide" Bloquear ou encravar, e dai a unica maneira de o recuperar é reinicia-lo a força :(
Não sei o que fazer para que ele deixe de fazer isso... já tentei o procurar com o antivirus norton, ele realmente detecta muitos virus, mas quando a busca de virus está prestes a acabar, puf bloqueia...
Pensei que formatar fosse a solução mas ainda não quis arriscar, pois tenho montoes de informação importante acumulada no meu computador.
O que eu quero com isto tudo é que me espliquem a causa deste problema e a solução, se ele estiver avariado (que é o que eu desconfio) qual o problema? O processador? ou outra coisa qualquer?
Para ajudar a compreender o problema vou colocar as informações do meu pc:
Windows Xp professional
Versão 2002
Service Pack 2
Processador Intel Pentium III
731 MHz 384 MB de RAM

o antivirus é o Norton de 2004, ta instalado desde que o windows foi instalado, e isto foi a menos de um ano :(

Ficaria muito grato por uma resposta porque com o computador neste estado não posso fazer praticamente nada, apenas navegar na internet e outras tarefas muito simples
 
Bem, se estás com o pc cheio de vírus, essa pode ser uma explicação, como deves compreender nao é nada saudável andar com o pc assim. Podes tentar fazer um teste às memórias. Parece-me no entanto q a melhor solução é formatares o pc e aí sim, se continuares com problemas, testar componentes e ver o que está mal.
Cumps
 
Se tivesses virus o mais certo eram eles se manifestarem doutras maneiras. Normalmente eles fazem muitos outros estragos antes de te "crasharem" o computador. Não precisas de acabar a busca dos virus para saber se tens virus ou nao, porque durante a pesquisa o norton informa quantos ficheiros já analisou e quantas ameaças já foram encontradas.

Isso pode ser um problema com as memorias, com ou disco, energia, ou temperatura.

- Certifica-te que o computador está bem refrigerado e se tiveres sensores no hardware verifica se as temperaturas estão normais.

- As tuas memorias podem estar a dar o berro, saca o memtest, poe-o numa disquete e deixa-o de noite a fazer o teste.

- Em relação ao disco, pode ter "apanhado" badsectors (lol)... acontece, se for isso, saca o HDD Regenerator que funciona da mesma maneira que o memtest, mas neste caso, ao contrario do memtest, o HDD Reg. consegue corrigir grande parte dos erros.

- Em relação à energia... ão terás comprado uma placa grafica nova, um gravador de dvd, ou qualquer outra coisa que consuma mais energia e que possa estar a "esgotar" a tua fonte? Se tiveres um colega com uma fonte mais forte e estavel que te possa experimentar para testares, experimenta! ;)

P.S.: Já me ia esquecendo... é muito provavel que seja problema de software, algum tipo de conflito de drivers, ou algo de genero. Como já falaram um simples format resolvia isso, ou seja, aconselho-te vivamente a criar uma particao, gravar os dados num cd/dvd, ligar um novo disco para fazer backup... o que for necessario para guardares o que precisas para depois formatares ;) e assim depois, caso nao resolva, começar a eliminar as hipoteses mais "assustadores".
 
Última edição:
Bem obrigado, o problema que eu tenho é que não sei formatar o pc, fui pesquisar e descobri que precisava do cd do windows, pois o meu pc é de segunda mão foi formatado uma vez mas foi por uns técnicos que o meu irmão conhecia, agora ele nao se encontra cá e não sei onde arranjar o cd do windows, quanto ao antivirus não sabia que se podiam apagar mesmo sem acabar a pesquisa, obrigado pela ajuda
Ps:O pc realmente aqueçe demasiado apenas em 15 minutos e nem tenho nenhum sistema de refregiração ou algo parecido
 
Back
Topo