1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

questão master/slave

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Miked, 4 de Julho de 2007. (Respostas: 14; Visualizações: 859)

1. Miked

Miked Power Member

boas...
    é o seguinte, só tenho um disco e um dvdRW ligado à board (ASUS p800-x) e o k se passa é k na bios o disco aparece no third ide master (!) e o dvd no fourth IDE slave, estando os jumpers em master no disco e slave no DVD....
    estranho isto pois o disco n devia de tar em first Ide master?
    tira performance à leitura/escrita no disco?
    e o dvd? n devia estar em 2nd IDE master?

epá...:s

ty in advance...

2. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

para evitares muitos cabos basta um IDE

mete o disco em master e o dvd slave e encaixe na slot IDE0 (ou 1 caso não exista 0) e deve resolver esses problemas do third e fourth :)

3. Miked

Miked Power Member

hmmm...nunca me ocorreu isso...

'Brigado, vou experimentar (n hoje lol..)

mais replies são bem vindas...
    cumps

4. Banhoca_PT

Banhoca_PT Power Member

É preferível em cabos separados, pois os equipamentos vão funcionar à velocidade do mais lento, isto em termos de ATA 100/133 etc. Mas como são um disco e uma drive de dvd não sei se isto se aplica, mas sei que em discos rígidos no mesmo canal sim

5. Miked

Miked Power Member

experimentado e mesmo assim n sai do 4th IDE master....

:\

perco algum "rendimento" contra se tivesse em primary?

já troquei td em termos de cabos e nada....

6. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

o rendimento qeu se perde não se vê propriamente ;)

7. Miked

Miked Power Member

mas nota-se...?:-D

8. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

eu não notava.. mas eu nem sequer raid uso.. :)

9. Warlord

Warlord [email protected] Member

para melhor performance mete os dois em master um em cada canal (vais precisar de 2 cabos), de forma a ficarem c/ IRQs diferentes. Os leitores/gravadores de cd/dvd teem interrupts mt lentos comparados c/ discos... em mts PC kando metes 1 CD e fechas a tray, o PC literalmente bloqueia durante 1 ou 2 secs...

em relacao a estar em master ou slave ou no primary ou secundary, nao tens difs de performance...

10. Miked

Miked Power Member

*UPDATE*

fiz já o que me foi sugerido e nada...

a única diferença foi que o disco passou de 4th slave a 4th master, de resto ta td igual :s
    sugestões?

11. benedek

benedek Power Member

tens que mudar a ordem p-ata, s-ata .

12. benedek

benedek Power Member

no BIOS - IDE Configuration

13. Warlord

troca a ligacao dos cabos na motherboard, ie IDE2 passa pra IDE1 (ou IDE1 passa pra IDE0).

14. tiagottx

tiagottx Power Member

Viva!

Já agora aproveito para perguntar uma coisita no seguimento da thread :)

Eu tenho:
    - 1 disco principal com o SO e para o qual descarrego os downloads nas happyhours;
    - 1 disco secundário(com mais capacidade que o principal) para o qual passo tudo o que vou sakando, para mais tarde organizar e gravar em DVDs;
    - 1 DVD-RW que uso para gravar os DVDs, indo SEMPRE buscar o material que tenho no disco secundário.

Acho que tenho isto mal optimizado, pois alguns DVDs não gravam a mais de 2x, e acho que já o fizeram(4x)...

Que me aconselham? Acham que devo colocar assim??
    IDE1 - HDD principal (master)
    IDE2 - HDD secundário master / DVD-RW slave

A ideia não é ter mais rapidez no HDD principal nem na passagem de dados entre HDDs, mas sim na gravação de DVDs (HDD secundário -> DVD-RW)

Obrigado desde já :)

EDIT -Actualmente tenho:
    IDE1 - HDD principal master / HDD secundário slave
    IDE2 - DVD-RW (master)

Última edição: 17 de Agosto de 2007
  15. Warlord

Axo k cm tens, ie.

IDE1 - HDD principal master / HDD secundário slave
    IDE2 - DVD-RW (master)

É a configuracao ideal.

Kando estiveres a gravar 1 dvd, o IDE1 vai estar a ser utilizado praticamente apenas pelo HDD secundario, e o IDE2 pelo DVD.

Se sacas mt coisa, estas sempre a copiar e a apagar, deves ter o disco completamente fragmentado, dai a fraca performance na velocidade de gravacao, o disco deve ter dificuldades em acompanhar a velocidade de gravacao.

Desfragmenta e dps diz cm ficou :)

Partilhar esta Página