questão master/slave

Miked

Power Member
boas...
é o seguinte, só tenho um disco e um dvdRW ligado à board (ASUS p800-x) e o k se passa é k na bios o disco aparece no third ide master (!) e o dvd no fourth IDE slave, estando os jumpers em master no disco e slave no DVD....
estranho isto pois o disco n devia de tar em first Ide master?
tira performance à leitura/escrita no disco?
e o dvd? n devia estar em 2nd IDE master?

epá...:s

ty in advance...
 
para evitares muitos cabos basta um IDE

mete o disco em master e o dvd slave e encaixe na slot IDE0 (ou 1 caso não exista 0) e deve resolver esses problemas do third e fourth :)
 
hmmm...nunca me ocorreu isso...

'Brigado, vou experimentar (n hoje lol..)

mais replies são bem vindas...
cumps
 
É preferível em cabos separados, pois os equipamentos vão funcionar à velocidade do mais lento, isto em termos de ATA 100/133 etc. Mas como são um disco e uma drive de dvd não sei se isto se aplica, mas sei que em discos rígidos no mesmo canal sim
 
para evitares muitos cabos basta um IDE

mete o disco em master e o dvd slave e encaixe na slot IDE0 (ou 1 caso não exista 0) e deve resolver esses problemas do third e fourth :)

experimentado e mesmo assim n sai do 4th IDE master....

:\

perco algum "rendimento" contra se tivesse em primary?

já troquei td em termos de cabos e nada....
 
para melhor performance mete os dois em master um em cada canal (vais precisar de 2 cabos), de forma a ficarem c/ IRQs diferentes. Os leitores/gravadores de cd/dvd teem interrupts mt lentos comparados c/ discos... em mts PC kando metes 1 CD e fechas a tray, o PC literalmente bloqueia durante 1 ou 2 secs...

em relacao a estar em master ou slave ou no primary ou secundary, nao tens difs de performance...
 
*UPDATE*

fiz já o que me foi sugerido e nada...

a única diferença foi que o disco passou de 4th slave a 4th master, de resto ta td igual :s
sugestões?
 
ide_configuration.jpg


tens que mudar a ordem p-ata, s-ata .
 
Viva!

Já agora aproveito para perguntar uma coisita no seguimento da thread :)

Eu tenho:
- 1 disco principal com o SO e para o qual descarrego os downloads nas happyhours;
- 1 disco secundário(com mais capacidade que o principal) para o qual passo tudo o que vou sakando, para mais tarde organizar e gravar em DVDs;
- 1 DVD-RW que uso para gravar os DVDs, indo SEMPRE buscar o material que tenho no disco secundário.

Acho que tenho isto mal optimizado, pois alguns DVDs não gravam a mais de 2x, e acho que já o fizeram(4x)...

Que me aconselham? Acham que devo colocar assim??
IDE1 - HDD principal (master)
IDE2 - HDD secundário master / DVD-RW slave

A ideia não é ter mais rapidez no HDD principal nem na passagem de dados entre HDDs, mas sim na gravação de DVDs (HDD secundário -> DVD-RW)

Obrigado desde já :)

EDIT -Actualmente tenho:
IDE1 - HDD principal master / HDD secundário slave
IDE2 - DVD-RW (master)
 
Última edição:
Axo k cm tens, ie.

IDE1 - HDD principal master / HDD secundário slave
IDE2 - DVD-RW (master)

É a configuracao ideal.

Kando estiveres a gravar 1 dvd, o IDE1 vai estar a ser utilizado praticamente apenas pelo HDD secundario, e o IDE2 pelo DVD.

Se sacas mt coisa, estas sempre a copiar e a apagar, deves ter o disco completamente fragmentado, dai a fraca performance na velocidade de gravacao, o disco deve ter dificuldades em acompanhar a velocidade de gravacao.

Desfragmenta e dps diz cm ficou :)
 
Back
Topo