Questões Técnicas e Grafismo dos Canais de Televisão - Discussão Geral

A minha definição de "fundo do poço" deve ser outra. A sério que o som vos parecia distante? O que há é um desequilíbrio entre o som da música e o som falado, evidente na reportagem especial. Mas isso, é algo transversal e nem é de hoje.
Claro q isto depende sempre muito de onde se está a ver a TV... Eu a ver na minha tv e parecia me do fundo do poço...
 
ojKcBXu.jpg

Parabéns à SIC.
 
Sem contradizer a profecia do viperbruno, mas aproveitando para acrescentar que a TDT holandesa para além de emitir em sinal aberto os três canais e um canal regional, emite também 9 canais de rádio e que se fez recentemente uma transição de tecnologia, pelo que creio que presentemente os canais são emitidos em HD.

A nossa TDT está destinada, no máximo, a ser como a Holandesa, só ter os canais públicos e canais regionais (de câmaras municipais, regiões autónomas, ou o ex-Porto Canal)

É o máximo que vejo a acontecer, com a possibilidade de meter canais que são financiados pelo erário público como a Euronews e ARTV...

Mas, isso para mim não invalida o HD, é preciso é repensar o modelo de financiamento da coisa...
 
Finalmente temos a sic em HD.
Já agora por curiosidade será que a regi já esta preparada para 4k ou apenas compraram material HD?
Deve ser 4K... Vi um técnico da Sony (inglês) a dizer que estavam a instalar na régie um dos melhores equipamentos a nível europeu. É bem provável que seja 4K. Podem é não ter todas as câmaras com essa resolução, principalmente as de rua.
 
Finalmente temos a sic em HD.
Já agora por curiosidade será que a regi já esta preparada para 4k ou apenas compraram material HD?

O sistema pelo menos permite as alterações para 4k, 8k e para aí a frente, de um modo muito mais fácil do que esta mudança. Isto foi o que o responsável pelo "Futuro Hoje".
 
Opá, demorou, mas realmente conseguimos perceber que fizeram tudo de raiz e está muito bem feito.
Parabéns à SIC. Encostou a TVI a um canto, e só espero que as audiências se mantenham boas.
Os estúdios estão excelentes, nada atrás dos estrangeiros. Tudo em grande, tecnológico, moderno, grafismo impecável, e sem perder a continuidade do que sempre foi.
Dá para perceber que as câmaras usadas em estúdio são de elevada qualidade, com uma imagem excelente.
Mal posso esperar para ver se amanhã temos os programas de daytime em HD.
 
não havia nada de mal no tipo de letra antigo, este (oráculos JdN) parece-me um retrocesso.

já o genérico, 6 estrelas, tem todos os elementos musicais que pra mim fazem parte de um autêntico hino do noticiário (só faltava o xilofone ritmadamente tocado na mesma nota, mas o mapa de beeps faz o seu trabalho de uma forma menos antiquada, além disso o 1º deles já tinha isso, não iam repetir). Já gráficamente, está bom, mas podia ser melhor, como disse o tipo de letra parece um retrocesso, só acho que mostrar o prédio é algo que vai ficar velho muito depressa. Os planos de Paço D'arcos á noite com os efeitos visuais estão excelentes, salvo erro foi a BBC que fez algo semelhante.

Opá, demorou, mas realmente conseguimos perceber que fizeram tudo de raiz e está muito bem feito.
Parabéns à SIC. Encostou a TVI a um canto, e só espero que as audiências se mantenham boas.
Os estúdios estão excelentes, nada atrás dos estrangeiros. Tudo em grande, tecnológico, moderno, grafismo impecável, e sem perder a continuidade do que sempre foi.
Dá para perceber que as câmaras usadas em estúdio são de elevada qualidade, com uma imagem excelente.
Mal posso esperar para ver se amanhã temos os programas de daytime em HD.

Digo-te, eu tive de me aproximar da TV para ver se estava lá o scaling ou não (TDT)
Mesmo o SD levou um upgrade imenso face ao equipamento de Carnaxide, eu agora a 5 metros de uma TV de 42 polegadas nem parece SD.
 
Está excelente, os textos quase parecem que aparecem num plano diferente.
Mesmo em Tdt a diferença é notória, a televisão hoje avançou 10 anos.

Penso que terá sido só há 2/3 anos que se avançou para o 16:9, mas a Sic agora faz com que os outros dois canais estejam desfocados.
Alguém com conhecimentos mais técnicos pode verificar se a transmissão deles é feita em 720p ou 1080p?
 
Alguém fala em sinais de 1.5 gigas por segundo, isso é 1080i, se fosse 4K seriam 12gigas..

Mas como a infra-estrutura parece me que é toda IP, a evolução poderá ser mais simples
 
Alguém fala em sinais de 1.5 gigas por segundo, isso é 1080i, se fosse 4K seriam 12gigas..

Mas como a infra-estrutura parece me que é toda IP, a evolução poderá ser mais simples
Sim, eu acho que se eles quisessem ter uma SIC 4K para emitir os jogos da Liga Europa, seria muito fácil. Neste caso era só retransmitir o fluxo original que recebem e estava feito. A regie deve já estar preparada para isso, só havia a necessidade de ajustar a resolução do grafismo, o que é relativamente simples.
 
Back
Topo