Questões Técnicas e Grafismo dos Canais de Televisão - Discussão Geral

Faz já uns bons dias que tanto a SIC Mulher como a SIC Radical estão com os DOGs gigantes e esticados! Será possível que ninguém repare nessa burridade lá nos estúdios deles?

Parece impossível.
 
Acho que são ordens superiores... dogs enormes nos canais 16.9
SIC Radical foi a primeira, SIC Mulher veio a seguir e a mais recente a ficar assim foi a SIC Caras...
É o que temos...
 
Última edição pelo moderador:
Explicação "lógica" em certas cabeças: o DOG em canais 4:3 é tamanho normal (bom, "normal" para eles), se esticas a imagem 33% "por culpa do plasma" esse DOG cresce também 33%. Ora no "chato", "futurista" e "fantasioso" 16:9 esses DOGs ficam um pouco mais pequenos. E como a SIC Radical tem uma grande audiência de velhinhos com falta de visão e "TV a sério é grafismos grandes e cheios de cores e maravilhas" toca a agigantar tudo. Reparem que também na RTP1 o DOG actual é maior que aquele que usaram na fase de testes durante anos, que era perfeito.

É o que temos, de facto. Se não for assim "fica mal" :confused:

Outra explicação é que nos nossos queridos canais as TVs panorâmicas sejam exclusivas do enfeite dos estúdios e em tudo o que seja espaço de edição e teste continue com as velhinhas mas "no seu tempo excelentes" Blacks Trinitron onde de facto a emissão 16:9 aparece sem barras pretas, tudo esticado na vertical e DOG minúsculo.

Também pode ser quem em casa de quem decide estas coisas o DOG não apareça no ecrã pura e simplesmente....
 
Aquela imagem meteu dó. Estava tão má que até a minha avó que não distingue sequer o canal em que está a ver tv conseguiu dizer "ui que a televisão está tão má".
 
De ontem para hoje, o logo da SIC Mulher foi corrigido.
Agora falta é a SIC Radical, meteram aquele DOG de Natal horrível e nem assim corrigem...
a esta hora a SIC Mulher tem o logo de natal ( novo / diferente dos anos anteriores ) que continua enorme, nas mesmas proporções do logo normal que aparecia nos últimos dias. (Contudo também digo que este novo logo de natal da SIC Mulher foi feito por alguém com bom gosto, está limpo e não chateia muito, ficaria melhor se lhe metessem uma transparência)

A SIC Radical está com o logo de natal do ano passado, e esse sim está com as proporções corretas.

Ou seja, a SIC Mulher como é logo novo já tem o tamanho que a SIC quer... enorme.
A SIC Radical como está a usar o logo de natal o ano passado ainda o tem no formato correto para quem emite em 16.9, mas acredito que será uma questão de dias até aquilo ficar enorme.
Até digo mais, o logo de natal da SIC Radical é simplesmente horrível.
 
A Sky têm o seu logo sempre transparente, a BT tem um pormenor engraçado também: usa o logo transparente só quando os programas não são em direto.

GxcVlGY.png


Para quando uma atitude do género em Portugal? As SIC's e TVI's são o que se sabe, lixo visual em excesso. Mas mesmo a Sport TV podia ser mais limpa. Podiam pôr o logo translúcido também, passar muito menos vezes os rodapés, e menos vezes estes anúncios a jogos também:

wWB759C.jpg


kJerlEG.jpg
 
Gosto desse DOG da BT Sport, mas sinceramente não gosto nada de DOGs transparentes.
Acho que um DOG transparente em que se vê a transmissão a passar por detrás distrai bem mais do que um DOG tipo o da Sic.
 
Nisso a Sport TV mete nojo. É informação de quais jogos vão transmitir no lugar do DOG do canal, é informação que jogos vão transmitir nos rodapés... o do rodapé então chega a ser de minuto a minuto. Acho que falta ainda arranjarem outra forma de colocar mais lixo a promover os jogos. E eu pergunto: mas para que raio tão sempre com aquilo? Quem tem Sport TV basta carregar num botaozinho do comando para ver o guia de programação.

Já devem ter reparado que a RTP também colocava rodapés constantes com indicação dos programas que iam ser transmitidos. Acho que desapareceram completamente. Penso que agora só aparecem quando o programa está a ser emitido em HD e pouco mais. Nos jogos de futebol já não tem posto rodapés constantes, nem um grafismo a ocupar quase 1/4 da imagem do canto inferior e a brilhar com promoções a outros programas.

Mas ainda bem que a Sport TV não é como os canais americanos, esses sim os campeões de encher a imagem com lixo.
 
Falando na SportTV, já é mais que hora de renovar esses grafismos e sons. Mas estamos em Portugal e "para quem é, bacalhau basta"*

* deve ser isso o que pensa quem decide estas coisas.
 
Quem já estava farto das barras de lado, agora leva também com barras em cima e em baixo, só não há nenhuma barra que caia na cabeça desses senhores para ver se ficam com as ideias afinadas. Mas pelo menos dá para fazer zoom e ver em 16:9.
 
Última edição:
Back
Topo