1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Raid 0 barato?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por konexion, 14 de Outubro de 2008. (Respostas: 17; Visualizações: 909)

1. konexion

konexion Power Member

Malta, na minha prox rig queria experimentar, finalmente, raid 0 com dois discos.
    Já vi reviews e comentários de quem tem e pelos vistos nota-se mesmo a diferença.

Tinha pensado num WD 640Gb AAKS para storage/backup mais o meu actual WD externo de 500W, por isso a eventual "fragilidade" de raid 0 não é problema.
    O problema são os €€€ pois o orçamento vai estar no limite e não vou ter mais de 60€ para essa configuração de 2 discos em raid 0.

Se bem entendo, raid 0 nota-se mais em S.O, jogos e programas dedicados (os quais não vou usar).
    Ora queria meter lá o S.O (e todos os seus programas) e jogos apenas pelo que acho que 200~300GB no total dava na perfeição. Digamos que dois discos de 120GB por ex dava na boa.
    A questão é que eu não sei de bons discos para raid0 que não ultrapassem o orçamento...
    O que convém para ser um bom raid 0: discos de um prato apenas? 16mb cache, 32mb cache....?

EDIT: se é que é importante... Vou usar uma P5Q/P5Q-E.

Grato pela ajuda.

Última edição: 14 de Outubro de 2008
  2. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

Nos Usados encontras bons discos para RAID... Além disso Discos de 160GB de 8Mb de buffer são bons e suficientes para um bom BOOST em raid!

3. jota WA

jota WA [email protected] Member

Boas
    Para quem quer um RAID0 porreiro e barato vai para dois Hitachi 80GB SATA2 8Mb,no meu sistema bombam nas horas e nunca tive problemas,recomendadíssimos!
    Cumps

4. jmatos72

jmatos72 Power Member

Já somos 2 além desses tenho depois mais um disco 1 tera para os "backups".

5. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

Eu tenho dois discos de 120Gb 8Mb um da seagate e outro da samsung em raid0 e não tenho problemas!!! ;)

Mas claro que o melhor é serem dois discos exatamente iguais (da mesma série e tudo!)

6. konexion

konexion Power Member

Obrigado a todos!

Os famosos hitachi de 80gb são estes?
    A questão é que fico na duvida se +/- 150Gb será o suf para o meu S.O e jogos.

Há reviews/ HDtach prints que mostram o power desses dois discos em Raid?

7. konexion

konexion Power Member

Nesta loja eles dizem que são 2 pratos, logo não devem ser!!

Já me informei e o modelo tem de ser Deskstar 7K80, modelo: HDS728080PLA380 sata II.

A cena é que nas lojas do ***** não tenho visto nenhum com esse modelo expecificio, nem o proprio site da Hitachi tem! :sad:

O unico site que acho que tem esses 7K80 é este.

8. rav3n

rav3n Power Member

esses hitachi mesmo em raid nao sao nada de especial ao lado de discos mais recentes. "corres o risco" e vais acabar por nao ver grandes resultados

9. konexion

konexion Power Member

Foi uma opinião e gostei porque ficava-me barato.
    O que recomendas então?

10. konexion

konexion Power Member

Alguem que me possa recomendar uma config de raid 0 de 2 discos barata?

11. Zero_Cool_PT

Zero_Cool_PT What is folding?

2 seagates 7200.10 de 250gb com 16megas. Isso sim provoca um arrombo no sistema :D

12. konexion

konexion Power Member

Isso já era um arrombo no orçamento lol.
    São estes?

Mas porque recomendas?

13. rav3n

rav3n Power Member

eu acho que é preferível um disco recente jeitosinho a um raid desses hitachi's, pouco mais lento é
    por exemplo um seagate 7200.10 ou 7200.11 relativamente pequeno(250~320GB) e de preferencia single plate

14. konexion

konexion Power Member

Single plate e com 16mb de cache já tinha pensado neste. Parece-me uma boa opção.

E já agora, este apesar de só ter 8megas, será que é single plate também?
    (a diferença de capacidade de armazenamento não me assusta, queria era gastar o menos possivel).

15. konexion

konexion Power Member

O que acham destas duas opções?

16. Jonybat

Jonybat Folding Member

Isso depende muito das situações...Sinceramente eu ia para esse Seagate. É single plate, tem 16MB e é bastante rápido, acredita. Não sei de comparativos desse vs raid 0, mas muito dificilmente também arranjas um conjunto para raid 0 pelo preço desse disco. Além disso há sempre alguns aspectos em que ter um disco apenas é mais rápido.

Eu não sei como é que andam as coisas agora, já não me actualizo nesse assunto desde que comprei a versão anterior a esse Seagate.

17. rav3n

rav3n Power Member

esse seagate é dos que uso em raid. é rapido mesmo em single, aquece pouco, silencioso, etc

o WD nao conheço

18. konexion

konexion Power Member

Só para terminar este assunto.

Comprei dois hitachi 80gb, os famosos, nos usados.
    Foram baratos e vão certamente dar para o que eu quero.

Obrigado a todos pelas dicas, por mim podem fechar o topico.

Partilhar esta Página