Raid 0 barato?

konexion

Power Member
Malta, na minha prox rig queria experimentar, finalmente, raid 0 com dois discos.
Já vi reviews e comentários de quem tem e pelos vistos nota-se mesmo a diferença.

Tinha pensado num WD 640Gb AAKS para storage/backup mais o meu actual WD externo de 500W, por isso a eventual "fragilidade" de raid 0 não é problema.
O problema são os €€€ pois o orçamento vai estar no limite e não vou ter mais de 60€ para essa configuração de 2 discos em raid 0.

Se bem entendo, raid 0 nota-se mais em S.O, jogos e programas dedicados (os quais não vou usar).
Ora queria meter lá o S.O (e todos os seus programas) e jogos apenas pelo que acho que 200~300GB no total dava na perfeição. Digamos que dois discos de 120GB por ex dava na boa.
A questão é que eu não sei de bons discos para raid0 que não ultrapassem o orçamento...
O que convém para ser um bom raid 0: discos de um prato apenas? 16mb cache, 32mb cache....?

EDIT: se é que é importante... Vou usar uma P5Q/P5Q-E.

Grato pela ajuda.
 
Última edição:
Boas
Para quem quer um RAID0 porreiro e barato vai para dois Hitachi 80GB SATA2 8Mb,no meu sistema bombam nas horas e nunca tive problemas,recomendadíssimos!
Cumps
 
Eu tenho dois discos de 120Gb 8Mb um da seagate e outro da samsung em raid0 e não tenho problemas!!! ;)

Mas claro que o melhor é serem dois discos exatamente iguais (da mesma série e tudo!)
 
Boas
Para quem quer um RAID0 porreiro e barato vai para dois Hitachi 80GB SATA2 8Mb,no meu sistema bombam nas horas e nunca tive problemas,recomendadíssimos!
Cumps


Obrigado a todos!

Os famosos hitachi de 80gb são estes?
A questão é que fico na duvida se +/- 150Gb será o suf para o meu S.O e jogos.

Há reviews/ HDtach prints que mostram o power desses dois discos em Raid?
 
Obrigado a todos!

Os famosos hitachi de 80gb são estes?

Nesta loja eles dizem que são 2 pratos, logo não devem ser!!

Já me informei e o modelo tem de ser Deskstar 7K80, modelo: HDS728080PLA380 sata II.

A cena é que nas lojas do ***** não tenho visto nenhum com esse modelo expecificio, nem o proprio site da Hitachi tem! :sad:

O unico site que acho que tem esses 7K80 é este.
 
esses hitachi mesmo em raid nao sao nada de especial ao lado de discos mais recentes. "corres o risco" e vais acabar por nao ver grandes resultados
 
Foi uma opinião e gostei porque ficava-me barato.
O que recomendas então?

eu acho que é preferível um disco recente jeitosinho a um raid desses hitachi's, pouco mais lento é
por exemplo um seagate 7200.10 ou 7200.11 relativamente pequeno(250~320GB) e de preferencia single plate
 
eu acho que é preferível um disco recente jeitosinho a um raid desses hitachi's, pouco mais lento é
por exemplo um seagate 7200.10 ou 7200.11 relativamente pequeno(250~320GB) e de preferencia single plate


Single plate e com 16mb de cache já tinha pensado neste. Parece-me uma boa opção.


E já agora, este apesar de só ter 8megas, será que é single plate também?
(a diferença de capacidade de armazenamento não me assusta, queria era gastar o menos possivel).
 
Single plate e com 16mb de cache já tinha pensado neste. Parece-me uma boa opção.


E já agora, este apesar de só ter 8megas, será que é single plate também?
(a diferença de capacidade de armazenamento não me assusta, queria era gastar o menos possivel).


O que acham destas duas opções?
 
Isso depende muito das situações...Sinceramente eu ia para esse Seagate. É single plate, tem 16MB e é bastante rápido, acredita. Não sei de comparativos desse vs raid 0, mas muito dificilmente também arranjas um conjunto para raid 0 pelo preço desse disco. Além disso há sempre alguns aspectos em que ter um disco apenas é mais rápido.

Eu não sei como é que andam as coisas agora, já não me actualizo nesse assunto desde que comprei a versão anterior a esse Seagate.
 
Só para terminar este assunto.

Comprei dois hitachi 80gb, os famosos, nos usados.
Foram baratos e vão certamente dar para o que eu quero.

Obrigado a todos pelas dicas, por mim podem fechar o topico.
 
Back
Topo