RAID 0 - ser ou não ser?

HaTrED

Colaborador
Staff
Boas:

Montei à relativamente pouco tempo um RAID 0 com o objectivo primário de ganhar performance (duh) em termos de leitura/escrita de dados. Faço edição de vídeo e como tal parecia-me uma boa aposta, mas eis que surgem-me ao longo de cerca de 1 a 2 mêses de utilização, algumas dúvidas, senão vejamos:

2*120 Maxtor 9+ SATA numa IC7-G em 'cima' da ICH5R com o IAA3.5 (R), 32Kb de stripping.

Lembrei-me de fazer um benchmark no Sandra depois de me ter deparado com alguns 'problemas' que me vão surgindo nomeadamente:

Sempre que reinicio o PC logo após o Log In o sistema fica em Hang-Up cerca de 10 ou mais segundos numa leitura desenfreada do volume que criei. Tenho alturas em que este sintoma é constante, ou seja, de x em x tempo o problema repete-se! Entretanto vi no log do XP Pro umas mensagens do 'iastr' onde me é descrito qualquer coisa como: " o volume xpto não respondeu no intervalo de tempo previsto" - é nesta altura que o sistema fica em hang-up. Por outro lado o Sandra deu-me um Bench de cerca de 35000KB/s, o que é preocupante pois trata-se de uma performance de um disco destes mas a funcionar normalmente - sem RAID. Já para não falar nas alturas em que tento desligar o sistema e fico preso pela tal leitura do volume criado, o sistema bloqueia completamente e fica a ler/escrever(?) dos discos eternamente, só consigo parar por hard-reset, o que convenhamos não é bom para o array...

Portanto, parece-me que tenho um RAID 0 virtual, 2 discos na realidade mas com a performance de apenas 1??

Procuro ajudas/esclarecimentos sobre esta situação!!

thnx!

P.S: Já pensei que fosse do IAA 3.5 (R), porque numa breve pesquisa que fiz li que por cada sucesso no uso do IAA existe a mesma percentagem de insucesso...

P.S2: Os discos só diferem no n.º de série (óbvio) e no firmware, o que me levou a pensar se poderia ser um factor decisivo, mas não acredito, pelo menos até opinião em contrário!
 
Última edição:
1º - Tens o o IAAR 3.53? Que bios tens? ( Se não me engano a bios dos controlador passou da 3.0 para a 3.5 na bios 1.17 )

Nunca tive esse problema com o XP, nem com o controlador da Intel, nem com o Sil.
Eu não ligo muito aos benchs do Sandra, mas 35000KB/s é muito baixo para o unico teste que fiz. Acho que devias ter no minimo > 50000KB/s .
O problema vem desde o inicio da instalação do XP ou manifestou-se depois?
 
Originally posted by Nemesis11
1º - Tens o o IAAR 3.53? Que bios tens? ( Se não me engano a bios dos controlador passou da 3.0 para a 3.5 na bios 1.17 )

Nunca tive esse problema com o XP, nem com o controlador da Intel, nem com o Sil.
Eu não ligo muito aos benchs do Sandra, mas 35000KB/s é muito baixo para o unico teste que fiz. Acho que devias ter no minimo > 50000KB/s .
O problema vem desde o inicio da instalação do XP ou manifestou-se depois?

Bios 1.18

Nopes - 3.5.0.2653 - vou actualizar!

Num bench feito mesmo agora melhorei para 42000KB/s - certinhos!

Se queres que te seja sincero, não me lembro, porque instalei tudo de rajada... mas comecei a aperceber-me depois de instalar o Norton Utilities 2004, o serviço de protecção de ficheiros apagados da Reciclagem nunca funcionou, ou melhor, dava-me erros no log, e como tal desliguei-o...

No IAA desliguei a cache porque com esta opção activa os discos entravam em 'rotação total' e o hang-up do sistema não tinha fim.
 
Há aí alguma coisa de muito errado.
- O meu array no controlador da intel tb está a 32 kb
- Tenho o Write cache enabled
- O Norton Utilities 2004 funciona-me

A diferença é que os discos são diferentes e são da mesma série ( pelo que vi no relatorio ).

Não sei o que poderas fazer. Tens algum restore point antigo?

Vê se encontras alguma coisa aqui
 
Originally posted by Nemesis11
Há aí alguma coisa de muito errado.
- O meu array no controlador da intel tb está a 32 kb
- Tenho o Write cache enabled
- O Norton Utilities 2004 funciona-me

A diferença é que os discos são diferentes e são da mesma série ( pelo que vi no relatorio ).

Não sei o que poderas fazer. Tens algum restore point antigo?

Vê se encontras alguma coisa aqui

Tu tens o "Norton Recycle Bin"? a funcionar? A mim este serviço nunca funcionou e por isso mesmo é q o desliguei...
 
Originally posted by HaTrED
Tu tens o "Norton Recycle Bin"? a funcionar? A mim este serviço nunca funcionou e por isso mesmo é q o desliguei...

Sim, a funcionar perfeitamente. Já fiz restores de ficheiros apagados.
 

Anexos

  • norton.jpg
    norton.jpg
    28,6 KB · Visualizações: 19
Eu não tenho, nem nunca consegui ter... pode estar aqui um dos possíveis problemas! Entretanto lembrei-me de instalar um SO 'paralelo', porque não posso de momento dar-me ao luxo de mandar tudo pelos ares, e ir fazendo um teste etapa a etapa para ver se consigo melhores resultados, ou então descobrir a etapa onde me começou a surgir este problema.

Mais, já testei os discos com o Maxtor-não-sei-das-quantas, quer o simples, quer o exaustivo e não tenho nenhum problema... portanto, problemas de disco(s) deve ser a hipótese mais remota!

EDIT: Depois de alguns testes/updates já consigo bater nos 51xxxKB/s e aparentemente sem hang-up's e com a cache do IAA activa...

EDIT2: Fiz um bench no PCMark2002, onde antes tinha 911 pontos tenho agora 2203 :D !! This is getting better and better... e noto o sistema mais smooth...
 
Última edição:
O sistema está instalado nesse RAID?

1º Nunca instalar o sistema numa unidade RAID 0

2º Esse RAID não deve estar a ser utilizado por nenhum outro processo durante a edição de vídeo

3º Para edição de vídeo, esse tamanho de cluster está deveras pequeno...

Aumenta-o, para, à vontade 512K...
 
Originally posted by HaTrED

EDIT: Depois de alguns testes/updates já consigo bater nos 51xxxKB/s e aparentemente sem hang-up's e com a cache do IAA activa...

EDIT2: Fiz um bench no PCMark2002, onde antes tinha 911 pontos tenho agora 2203 :D !! This is getting better and better... e noto o sistema mais smooth...

O que alteras-te? Fizes-te o upgrade para o 3.53?

Estás a fazer edição de video neles? Se sim, devias ter um cluster maior ( por serem ficheiros grandes ).
 
Originally posted by kazuza
O sistema está instalado nesse RAID?

1º Nunca instalar o sistema numa unidade RAID 0

2º Esse RAID não deve estar a ser utilizado por nenhum outro processo durante a edição de vídeo

3º Para edição de vídeo, esse tamanho de cluster está deveras pequeno...

Aumenta-o, para, à vontade 512K...

Exacto, mas:

1º - Não tenho outra escolha, queria fazer RAID 0 devido à E.V. e como tal só tenho €€€ para 2 discos!

2º - por causa da 1ª

3º - Na altura fiquei na dúvida e entre os 16K e os 64K que supostamente são os que dão + perf em termos de uso geral, optei pelo meio termo - 32K... Com o sistema não me dedico só à edição de vídeo e como tal pareceu-me a opção mais sensata! De resto e desde que consegui dar a volta a isto, um ficheiro de 1GB demora-me entre 30 a 45 segundos a ser movido entre partições! Só para terem uma ideia anteriormente demorava-me + de 4min!

Como não quero nem posso fazer novo RAID tive que ficar com a minha 1º cartada! :rolleyes:
 
Originally posted by Nemesis11
O que alteras-te? Fizes-te o upgrade para o 3.53?

Estás a fazer edição de video neles? Se sim, devias ter um cluster maior ( por serem ficheiros grandes ).

Supostamente, desintaslei o IAA 3.5 em safe mode, arranquei o sistema e instalei o 3.5.3, mas no entanto aparece-me uma versão estilo 3.5.0.2xxx embora mais recente que a que tinha anteriormente!

Continuo com o serviço do Norton para o recycle bin desligado e a cache do IAA finalmente activa... foi tudo o que fiz. Resultado? Não tenho os hang up's que tinha e apresento os resultados que já postei e que deveriam ter sido a meta logo no início... ando com este prob à mais de mês... embora tivesse tempos em que não me acontecia, mas desde que benchei o sistema fiquei desiludo com as perfs apresentadas, era um autêntico RAID 0 Virtual...

Quanto ao tamanho do strip... já o discuti...
 
Back
Topo