RAID Com so um hd ata

CLPDJ

Power Member
RAID Com so um hd ata... sera isto posivel? sde sim sera k se ganha alguma performace?

sorry my noobness in RAID :D
 
que parvoice... :x2:


claro que não dá :lol:

parvoice é dizer, dessa forma, que não dá :neutral: .

so precisas de 2 partições para fazer stripe ou mirrroring, não precisas necessariamente de 2 discos fisicos.
e claro, depende também do controlador.

e também é claro que fazer RAID com 2 partições no mesmo disco, resulta numa performance da treta.
 
Última edição:
Komcaman brigado... a duvida era mesmo essa e k ja nao me lemb ro onde mas i k era posivel fazer com duas partições e que havia aumento de performance, mas foi algo k desconfiei porque nao fazia mt centido.... obrigadicima keep it up :D
 
parvoice é dizer, dessa forma, que não dá :neutral: .

so precisas de 2 partições para fazer stripe ou mirrroring, não precisas necessariamente de 2 discos fisicos.
e claro, depende também do controlador.

e também é claro que fazer RAID com 2 partições no mesmo disco, resulta numa performance da treta.


:paranoid: hmm... isso parece-me muito rebuscado. explica la como se faz isso no "menu" de raid que vem hoje em dia nas boards? é que nas que eu mexi so aparece para selecionar o nome dos discos... por exemplo: HDS870923758. nada de partições.

cheira a controlador especial isso...
 
:paranoid: hmm... isso parece-me muito rebuscado. explica la como se faz isso no "menu" de raid que vem hoje em dia nas boards? é que nas que eu mexi so aparece para selecionar o nome dos discos... por exemplo: HDS870923758. nada de partições.

cheira a controlador especial isso...

em linux podes fazer isso por software.

A questão é que :

Raid 0 com 1 disco, no máximo tem a mesma taxa de transferência que o proprio disco (Inutil).

RAID 1 com 1 disco, reduzes para metade a taxa de transferência, e no caso de uma partição ter uma falha de hardware, perdes tudo. (completamente inutil).
 
bem..
sim, podem fazer raid com apenas duas partiçoes de um mesmo disco a partir do SO, o chamado software RAID, assim como podem pegar tambem em discos diferentes tanto em velocidade como em capacidade e usarem-nos em RAID por software.

para usarem software raid em WIN

admin tools->comp managm. -> storage -> disk manag.
aí podem fazer o sotware raid.

cumpz
 
:paranoid: hmm... isso parece-me muito rebuscado. explica la como se faz isso no "menu" de raid que vem hoje em dia nas boards? é que nas que eu mexi so aparece para selecionar o nome dos discos... por exemplo: HDS870923758. nada de partições.

cheira a controlador especial isso...

é como eu disse, depende do controlador... ha controladores RAID que so te deixam instalar um disco sozinho, se criares um array RAID nesse disco.
hoje em dia, a maior parte dos controladores ja não funciona assim.

mas podes sempre fazer raid por software, como ja disseram.
desde o linux ao windows server 2003 tens ferramentas para isso, e se não tiveres, podes arranjar.

mas como ja disse, fazer raid so com um disco é um bocado inutil.
resulyta sempre em 2 partições no mesmo disco, e em principio o disco não as vai poder tratar em simultaneo, logo,quer em stripe quer em mirroring deves perder performance. em mirroring ainda é pior, porque além de perderes performance, perdes metade do espaço em disco, e não se pode dizer que fiques com os dados seguros, visto que se o disco se for à vida, leva as 2 partições com ele...
 
raid só c/ 1 disco

Por acaso na minha board albatron PX845PE Pro II dava p/ fazer Raid IDE, tinha conector ide próprio, só que nunca tinha conseguido, pq tentava usar 2 discos...agora percebi como deveria funcionar...
 
ming, no caso dessa board tinhas um IDE especifico para RAID, ligavas um só disco nesse controlador k ele fazia o raid cruzado com o controlador "normal" da board :)

cumpz
 
Dizes tu, ligava um disco como master no controlador raid ide e outro como master num canal ide normal? Na altura até cheguei a comprar 2 discos ide de propósito p/ isso. Se calhar ainda vou experimentar.
 
Por acaso na minha board albatron PX845PE Pro II dava p/ fazer Raid IDE, tinha conector ide próprio, só que nunca tinha conseguido, pq tentava usar 2 discos...agora percebi como deveria funcionar...

essa boad tem um controlador raid da promise, deve ser o fastrack 376, esse controlador pode-te fazer raid de um disco IDE com um disco sata, ou de 2 discos sata.

eu tenho esse mesmo controlador na minha board.
o que acabei por fazer com os 2 discos iide que tinha, foi comprar um adaptador ata -> sata (é uma placazita que se liga à ficha IDE do disco, e permite que este fique com interface sata)

foi uma grande decepção quando vi que não podia ligar dois discos no canal IDE para fazer raid dos mesmos...

Num ficava com a capacidade do disco mais pequeno?

uhmm...

então, e fica:
fica coma partição de 80gb do disco de 80gb, mais a partição de 80gb no disco de 250gb. raid0 de duas partiçes de 80gb resulta em 160gb.

o disco mais pequeno limita-te quer na velocidade (em principio o disco de 80gb será mais lento que de 250, a menos que seja um disco de um so prato, onde eu até dava o beneficio da duvida), quer no espaço (deitas muito espaço do disco de 250gb para a rua).
so interessa se qui´seres ver como é que isto do raid funciona...
 
Última edição:
mas como ja disse, fazer raid so com um disco é um bocado inutil.
resulyta sempre em 2 partições no mesmo disco, e em principio o disco não as vai poder tratar em simultaneo

Isso não é completamente verdade, caso o disco tenha mais do que um prato, e mais do que duas cabeças de leitura/escrita por prato.

Se as duas partições estiverem separadas por mais algumas, e uma tenha sido criada em primeiro lugar e a outra em último, é provável que cada uma delas tenha ficado situada no seu próprio prato, físicamente separada da primeira.
O difícil é fazer RAID por software com as duas, ignorando as que estão no meio.

De qualquer maneira, RAID por software é sempre pouco fiável, pelo que não recomendo.
Já experimentei algumas vezes fazer RAID 5 por software num controlador Sil 3114R (que só suporta RAID 0, RAID 1 e RAID 0+1 por hardware), e os resultados não foram animadores, mesmo usando 3 discos idênticos.
 
Última edição:
Back
Topo