1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

RAID Com so um hd ata

Discussão em 'Overclock & Benchmark' iniciada por CLPDJ, 8 de Abril de 2007. (Respostas: 18; Visualizações: 1712)

1. CLPDJ

CLPDJ Power Member

RAID Com so um hd ata... sera isto posivel? sde sim sera k se ganha alguma performace?

sorry my noobness in RAID :D

2. Razzo

Razzo What is folding?

Para se ter raid não é preciso ter dois discos?

3. Sway

Sway To fold or to FOLD?

que parvoice... :x2:

claro que não dá :lol:

4. spastikman

spastikman Banido

será possivel um avião voar apenas com uma asa ?

5. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

parvoice é dizer, dessa forma, que não dá :neutral: .

so precisas de 2 partições para fazer stripe ou mirrroring, não precisas necessariamente de 2 discos fisicos.
    e claro, depende também do controlador.

e também é claro que fazer RAID com 2 partições no mesmo disco, resulta numa performance da treta.

Última edição: 8 de Abril de 2007
  6. CLPDJ

CLPDJ Power Member

Komcaman brigado... a duvida era mesmo essa e k ja nao me lemb ro onde mas i k era posivel fazer com duas partições e que havia aumento de performance, mas foi algo k desconfiei porque nao fazia mt centido.... obrigadicima keep it up :D

7. Sway

Sway To fold or to FOLD?

:paranoid: hmm... isso parece-me muito rebuscado. explica la como se faz isso no "menu" de raid que vem hoje em dia nas boards? é que nas que eu mexi so aparece para selecionar o nome dos discos... por exemplo: HDS870923758. nada de partições.

cheira a controlador especial isso...

8. spastikman

spastikman Banido

em linux podes fazer isso por software.

A questão é que :

Raid 0 com 1 disco, no máximo tem a mesma taxa de transferência que o proprio disco (Inutil).

RAID 1 com 1 disco, reduzes para metade a taxa de transferência, e no caso de uma partição ter uma falha de hardware, perdes tudo. (completamente inutil).

9. Miguel Correia

Miguel Correia Power Member

bem..
    sim, podem fazer raid com apenas duas partiçoes de um mesmo disco a partir do SO, o chamado software RAID, assim como podem pegar tambem em discos diferentes tanto em velocidade como em capacidade e usarem-nos em RAID por software.

para usarem software raid em WIN

admin tools->comp managm. -> storage -> disk manag.
    aí podem fazer o sotware raid.

cumpz

10. Koncaman

é como eu disse, depende do controlador... ha controladores RAID que so te deixam instalar um disco sozinho, se criares um array RAID nesse disco.
    hoje em dia, a maior parte dos controladores ja não funciona assim.

mas podes sempre fazer raid por software, como ja disseram.
    desde o linux ao windows server 2003 tens ferramentas para isso, e se não tiveres, podes arranjar.

mas como ja disse, fazer raid so com um disco é um bocado inutil.
    resulyta sempre em 2 partições no mesmo disco, e em principio o disco não as vai poder tratar em simultaneo, logo,quer em stripe quer em mirroring deves perder performance. em mirroring ainda é pior, porque além de perderes performance, perdes metade do espaço em disco, e não se pode dizer que fiques com os dados seguros, visto que se o disco se for à vida, leva as 2 partições com ele...

11. CLPDJ

CLPDJ Power Member

ok era so por curiosidade :D thanks people

12. ming.impiedoso

ming.impiedoso Power Member

raid só c/ 1 disco

Por acaso na minha board albatron PX845PE Pro II dava p/ fazer Raid IDE, tinha conector ide próprio, só que nunca tinha conseguido, pq tentava usar 2 discos...agora percebi como deveria funcionar...

13. Miguel Correia

Miguel Correia Power Member

ming, no caso dessa board tinhas um IDE especifico para RAID, ligavas um só disco nesse controlador k ele fazia o raid cruzado com o controlador "normal" da board :)

cumpz

14. ming.impiedoso

ming.impiedoso Power Member

Dizes tu, ligava um disco como master no controlador raid ide e outro como master num canal ide normal? Na altura até cheguei a comprar 2 discos ide de propósito p/ isso. Se calhar ainda vou experimentar.

15. serious

serious What is folding?

Boas, talvez seja uma pergunta estupida mas aqui vai:
    Dá para fazer raid 0 com por exemplo um disco de 80 gb e um de 250gb?

16. spastikman

spastikman Banido

a maior parte das controladoras recentes, deixa, mas vais ficar com 160GB disponiveis no total.

17. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Num ficava com a capacidade do disco mais pequeno?

uhmm...

18. Koncaman

essa boad tem um controlador raid da promise, deve ser o fastrack 376, esse controlador pode-te fazer raid de um disco IDE com um disco sata, ou de 2 discos sata.

eu tenho esse mesmo controlador na minha board.
    o que acabei por fazer com os 2 discos iide que tinha, foi comprar um adaptador ata -> sata (é uma placazita que se liga à ficha IDE do disco, e permite que este fique com interface sata)

foi uma grande decepção quando vi que não podia ligar dois discos no canal IDE para fazer raid dos mesmos...

então, e fica:
    fica coma partição de 80gb do disco de 80gb, mais a partição de 80gb no disco de 250gb. raid0 de duas partiçes de 80gb resulta em 160gb.

o disco mais pequeno limita-te quer na velocidade (em principio o disco de 80gb será mais lento que de 250, a menos que seja um disco de um so prato, onde eu até dava o beneficio da duvida), quer no espaço (deitas muito espaço do disco de 250gb para a rua).
    so interessa se qui´seres ver como é que isto do raid funciona...

Última edição: 13 de Abril de 2007
  19. blastarr

blastarr Power Member

Isso não é completamente verdade, caso o disco tenha mais do que um prato, e mais do que duas cabeças de leitura/escrita por prato.

Se as duas partições estiverem separadas por mais algumas, e uma tenha sido criada em primeiro lugar e a outra em último, é provável que cada uma delas tenha ficado situada no seu próprio prato, físicamente separada da primeira.
    O difícil é fazer RAID por software com as duas, ignorando as que estão no meio.

De qualquer maneira, RAID por software é sempre pouco fiável, pelo que não recomendo.
    Já experimentei algumas vezes fazer RAID 5 por software num controlador Sil 3114R (que só suporta RAID 0, RAID 1 e RAID 0+1 por hardware), e os resultados não foram animadores, mesmo usando 3 discos idênticos.

Última edição: 13 de Abril de 2007

Partilhar esta Página