Raid0 VS jogos?

Bugu1990

Power Member
Boas...

Tudo bem?
Estou a pensar colocar um sistema de raid0 no meu PC de jogos.
O sistema que estou a ponderar são dois Hitachi SATAII de 80gb.
A minha dúvida é se isso de facto traz benefício à performance dos jogos ou se apenas vou poupar tempo aquando da instalção dos mesmos para o disco rígido.

Abraços!
 
Trás benefícios de performance a tudo o que precise de aceder ao disco e fazer transferências/carregamentos a partir do mesmo.

No caso dos jogos, tens o carregamento do jogo e dos níveis do jogo bastante mais rápido, é bom para não perder a pica enquanto o jogo faz as passagens de nível :002: . Não vais ganhar frames com o Raid0, isso é competência do cpu/vga/ram ...

Outra vantagem é ficares com o espaço dos discos fundido, ou seja dois discos de 80GB em Raid0 fica como um disco de 160GB para o Windows, o que pode dar jeito.
 
Trás benefícios de performance a tudo o que precise de aceder ao disco e fazer transferências/carregamentos a partir do mesmo.

No caso dos jogos, tens o carregamento do jogo e dos níveis do jogo bastante mais rápido, é bom para não perder a pica enquanto o jogo faz as passagens de nível :002: . Não vais ganhar frames com o Raid0, isso é competência do cpu/vga/ram ...

Outra vantagem é ficares com o espaço dos discos fundido, ou seja dois discos de 80GB em Raid0 fica como um disco de 160GB para o Windows, o que pode dar jeito.

:x2: Não vais querer outra coisa! Raid0 tem apenas a desvantagem de em caso de perda/ corrupção de dados se tornar mais trabalhoso de recuperar. Mas os rankings actuais tem-nos contado como um sistema fiável. Ganhas em jogos e não só, aplicações de leitura excessiva, até no boot vais notar diferença :D

Cumprimentos
|ferrari|
 
Exacto, a questão é exactamente essa.
Esse PC apenas serve para jogar. Tudo o resto faço noutro PC.
Queria apenas saber, visto que preciso de um disco novo se compensa comprar 2 de 80gb e fazer o RAID0.
 
Em rapidez naturalmente que compensa, podes fazer como eu, tenho 2 hitachi 80gb raid0 para o sistema e 1 de 250gb para backup de programas etc.
 
RAID0.. que delicia! nao desistas! vais adorar! Só tens e de ter em consideração o teu controlador RAID.. pq há umas boards manhosas que têm controladores manhosos q mamão CPU para controlar a cena!! mas é tao bom ter RAID.....
 
Discos em raido estão mais folgados

Tive a pensar e raid0 talvez tenha mais vantagens do que só velocidade read write ao por discos em raid0 eles passam a trabalhar de uma forma mais folgada talvez também aumentando o tempo de vida dos discos em vez de ter um só a trabalhar por vezes de forma intensa.
 
Dizem que em jogos que usam streaming (Que estão sempre constantemente a carregar mapas) GTA IV por exemplo, dizem que é brutal, nem uma brekazita dá segundo se consta..
Cumps..
 
Dizem que em jogos que usam streaming (Que estão sempre constantemente a carregar mapas) GTA IV por exemplo, dizem que é brutal, nem uma brekazita dá segundo se consta..
Cumps..


"Nao dizem" é mesmo verdade e nota-se mais num sistema de raid0 com Ssd dedicado a jogos, nao so nos loading como velocidade de leitura etç
 
uma divida sobre raid0..
para fazê-lo tenho que usar 2 discos exactamente iguais? por exemplo se tiver um disco de 250gb e comprar um de 500 não posso fazer um raid de 500gb(250 de um disco + 250 de outro)?
 
uma divida sobre raid0..
para fazê-lo tenho que usar 2 discos exactamente iguais? por exemplo se tiver um disco de 250gb e comprar um de 500 não posso fazer um raid de 500gb(250 de um disco + 250 de outro)?


Uma divida? ( Desculpa mas se tens uma divida paga-a tu) hahahaha =D joking

Para meteres em raid os discos tem que ter a mesma capacidade (nao precisam de ser da mesma marca) nao posso precisar agora se precisam de ter a mesma velocidade 7200 rpm ou 5400, isto falando de Hdd , em ssd so testei com da mesma marca e capacidades iguais.
 
Raid0 tem sempre as suas vantagens - e já foram aqui muito bem indicadas por outros users.

E cada vez mais os jogos fazem "loadings" durante os "mapas" e não apenas no início, portanto ter raid0 evita algum stress (reduz tempos de loadings e alguns breaks derivados de leituras intermédias) e também, hoje em dia, não fica caro. Os discos mecânicos estão a preço de chuva, especialmente os F3 da samsung que são verdadeiras máquinas!

Cumps.
 
podes usar discos de capacidade diferente mas não é de todo aconselhavel, pois apenas vai ser possivel usar o espaço identico ao disco mais pequeno, ou seja se vais fazer raid0 com um disco de 250GB e outro de 500GB este ultimo apenas vai usar 250GB ficando o resto inutilizado, é por isso que o raid0 deve ser feito com discos iguais (rapidez e espaço) porque fica sempre limitado pelo disco mais pequeno/lento, agora se vais comprar um disco de 80GB para fazer raid0 não me parece bom negocio, compra antes um F3 como já foi recomendado que tem uma performance muito boa, diria que ao nivel desses Hitachi de 80GB em raid0
 
Back
Topo