Raspberry Pi 5

Uma dúvida de um noob que quer aprender:
Usar este RBi5 para ligar um SSD e HDD e fazer a minha NAS pessoal é viável ou consigo melhor propostas com outros equipamentos?
O SSD vai ter projetos Final Cut e Fotografia para editar no MacBook ou Desktop Windows e o HDD conteúdo multimédia para reproduzir via Infuse ou Plex. Tudo a ser usado pela rede cá de casa.
Podes ver como alternativa um mini PC com Intel N100, encontras entre os 160 e 220€, já com 512gb de SSD e consumos inferiores a 30W.
 
Uma dúvida de um noob que quer aprender:
Usar este RBi5 para ligar um SSD e HDD e fazer a minha NAS pessoal é viável ou consigo melhor propostas com outros equipamentos?
O SSD vai ter projetos Final Cut e Fotografia para editar no MacBook ou Desktop Windows e o HDD conteúdo multimédia para reproduzir via Infuse ou Plex. Tudo a ser usado pela rede cá de casa.

Para esse proposito, o RPi5 é muito mal empregue, tens outras opções para esse efeito, sobretudo se é apenas para NAS pessoal em que vai servir de intermediário por outros equipamentos.
 
Uma dúvida de um noob que quer aprender:
Usar este RBi5 para ligar um SSD e HDD e fazer a minha NAS pessoal é viável ou consigo melhor propostas com outros equipamentos?
O SSD vai ter projetos Final Cut e Fotografia para editar no MacBook ou Desktop Windows e o HDD conteúdo multimédia para reproduzir via Infuse ou Plex. Tudo a ser usado pela rede cá de casa.

Um NAS já tem o enclosure e é mais amigável de configurar, mas fica mais caro e a nível de processamento pode não ser tão bom, no entanto muitos NAS Arm também têm opção de upgrade de RAM.

No entanto respondendo à questão, acho que é viável sim.
 
Ao preço que está o Raspberry Pi 5, já quase que compensa comprar um mini pc com o Intel N100. Já se compram pc's completos destes por 180-250€. A não ser que queiram mesmo comprar um Raspberry para andar na "carolice", este Intel N100 é MUITO interessante e se calhar compensa mais. Bom desempenho e consumo muito baixo. A malta que tem servidores plex e afins, anda a comprar Intel N100 em força.

https://www.cpu-monkey.com/en/compare_cpu-raspberry_pi_5_b_broadcom_bcm2712-vs-intel_processor_n100
 
@Vicente_J

Aqui não é o valor que está em causa, mas sim o tipo de utilização, o RPI e o PC tem propósitos completamente diferentes, simplesmente com um NUC não fazes o mesmo que fazes com um RPI, já expliquei isso mais atrás...
 
@Vicente_J

Aqui não é o valor que está em causa, mas sim o tipo de utilização, o RPI e o PC tem propósitos completamente diferentes, simplesmente com um NUC não fazes o mesmo que fazes com um RPI, já expliquei isso mais atrás...
Não disse o contrário. Aqui a questão é que muitos daqueles que compram um RPI fazem-nos apenas porque é "engraçado", quando na verdade a utilização que lhe vão dar ficam muito melhor servidos com um Intel N100 (por exemplo) e por uma diferença de preço quase irrisória. É preciso ver que o preço do RPI tem vindo a subir e já existem soluções melhores pelo preço.

A não ser que queiram andar a ligar sensores, etc (a tal carolice), comprar um RPI5 ao dia de hoje está longe de ser a compra mais sensata pelo preço. E atenção, fala aqui alguém que sempre foi doido pelos RPI e que teve bastantes.
 
@Vicente_J

Continuas a não ver o fundo da questão, o RPI tem uma finalidade o pc tem outra ponto, independentemente do custo. Agora quem compro y com o intuito de z e não ser a melhor opção para o que pretende isso já é pura falta de analise antes de realizar a aquisição.

O RPI tem milhares de aplicações e não é adquirido só com o intuito de carolisse...
 
Por curiosidade... Com que frequencia tem problemas devido ao uso de cartão sd como "disco"?

Depende do tipo de utilização, se a aplicação for algo muito agressivo em termos de leitura e escrita, não há nada que te valha, volta e meia já era, agora para a maioria qualquer cartão aguenta-se muito tempo pois é mais leitura que escrita.
 
Depende do tipo de utilização, se a aplicação for algo muito agressivo em termos de leitura e escrita, não há nada que te valha, volta e meia já era, agora para a maioria qualquer cartão aguenta-se muito tempo pois é mais leitura que escrita.
no meio impresarial (hospital privado) usar um sd como disco (ou será que em rede não precisa de cartão sd para o sistema operativo?)
numa maquina que está, presumo eu, ligada 24/7 (porque não tem botão de desligar como o rpi4...) fico curioso com a fiabilidade real.
 
Última edição:
no meio impresarial (hospital privado) usar um sd como disco numa maquina que está presumo eu ligada 24/7 (porque não tem botão de desligar (rpi4 não tinha...) fico curioso com a fiabilidade real.

Pois, tens de perceber que nesse proposito, o SD só tem OS para a maquina trabalhar, pouco ou nada escreve no mesmo no dia a dia, pois trabalha tudo online em servidor logo, o grosso da informação que se trabalha não está no RPI, está toda no servidor, o RPI é apenas um ponto de acesso.

Basicamente é o mesmo que teres um site onde fazes tudo lá e fica tudo nesse servidor desse site e não tens nada guardado no teu pc, logo a leitura e escrita é mínima pois é só o SO a correr.
 
Uma dúvida de um noob que quer aprender:
Usar este RBi5 para ligar um SSD e HDD e fazer a minha NAS pessoal é viável ou consigo melhor propostas com outros equipamentos?
O SSD vai ter projetos Final Cut e Fotografia para editar no MacBook ou Desktop Windows e o HDD conteúdo multimédia para reproduzir via Infuse ou Plex. Tudo a ser usado pela rede cá de casa.
Como alguém que também tem andado em pesquisas com o mesmo propósito, o consenso geral parece ser que o problema de usar um RPi para NAS é a performance. Não só em termos de processamento em si, como já apontaram aqui em comentários anteriores ao meu, mas pelo facto de estares limitado pelo controlador USB do RPi.

Para contornar esta limitação, existem alguns (poucos) HATs SATA para os RPi que permitem ligar até 4 drives SATA, mas estão constantemente esgotados (alguns já descontinuados), e somando o custo deles ao do RPi, mais o dos discos, enclosure, etc, acaba por compensar ir logo para um NAS dedicado.
A não ser que tenhas drives paradas e queiras mesmo ir pela via do RPi por uma questão de aprendizagem, já que envolve mais tinkering do que um NAS dedicado, que é bem mais user friendly out-of-the-box.
 
Última edição:
Como alguém que também tem andado em pesquisas com o mesmo propósito, o consenso geral parece ser que o problema de usar um RPi para NAS é a performance. Não só em termos de processamento em si, como já apontaram aqui em comentários anteriores ao meu, mas pelo facto de estares limitado pelo controlador USB do RPi.

Para contornar esta limitação, existem alguns (poucos) HATs SATA para os RPi que permitem ligar até 4 drives SATA, mas estão constantemente esgotados (alguns já descontinuados), e somando o custo deles ao do RPi, mais o dos discos, enclosure, etc, acaba por compensar ir logo para um NAS dedicado.
A não ser que tenhas drives paradas e queiras mesmo ir pela via do RPi por uma questão de aprendizagem, já que envolve mais tinkering do que um NAS dedicado, que é bem mais user friendly out-of-the-box.
No RPI5 essa questão está fortemente mitigada, não é ideal para esse uso (NAS), mas com o RP1 com full bandwidth para cada porta usb e a lane pcie 2, o Io e largura de banda não tem nada a ver com o RPI4.

Acho que a maioria das pessoas não compreende ao certo o que é, e para que foi criado o PI, especialmente quando compara com Pcs x86 com a questão de preço.
 
Última edição:
Até dói olhar para estes sites que comparam produtos.
Não só tem comparações inúteis ou quase inúteis (comparar Clocks, TDPs, etc), como têm informação errada em quantidades industriais.

Só olhando na diagonal, a parte de "Hardware codec support" está quase toda errada. O Broadcom BCM2712 não tem qualquer suporte de encode por hardware de vídeo e de decode, só HEVC. Do lado do N100 também tem coisas erradas. O iGPU do N100 não suporta decode/encode VP8, por exemplo, porque a Intel já tinha deixado cair essa funcionalidade naquela geração do iGPU.
O Intel N100 não tem 4 MB de L2. Tem 2 MB.
É normal que o Broadcom BCM2712 não suporte as extensões AES-NI, SSE, VT-X, etc, porque são extensões de processadores x86 e o Broadcom BCM2712 é um SOC ARM. Ele suporta extensões ARM de crypto (semelhante a AES-NI) e NEON (Semelhante a SSE), por exemplo.
no meio impresarial (hospital privado) usar um sd como disco (ou será que em rede não precisa de cartão sd para o sistema operativo?)
numa maquina que está, presumo eu, ligada 24/7 (porque não tem botão de desligar como o rpi4...) fico curioso com a fiabilidade real.
Tenho 99% do que estás a falar não é um "PC tradicional", mas sim um Thin Client, em que a máquina Windows que o utilizador usa não é local e está a correr remotamente, em máquinas virtuais, algures em servidores alojados em Datacenter.

A Storage que o Thin Client tem é praticamente irrelevante. Até pode não ter Storage local e apenas uma ROM que arranque com PXE que vai arrancar um pequeno Sistema Operativo pela Rede. Mesmo tendo Storage local, pode ser de dimensões pequenas e com uma grande probabilidade, estar quase sempre em modo "Read Only" e não acessível por parte do utilizador, porque esse pequeno Sistema Operativo tem como única função fazer uma ligação remota ao Sistema Operativo remoto que o utilizador vai utilizar, redireccionar dispositivos locais, como USB e pouco mais.
O Hardware de um Thin Client, em muitos cenários, pode ser estupidamente simples e antigo. Coisas como AMD Geodes 300 Mhz, 128 MB de RAM, etc.

Por curiosidade, o Raspberry Pi é um dispositivo interessante para ser usado como Thin Client. Há até várias empresas que o comercializam para essa finalidade.

Falar de endurance de MicroSDs é relativo, porque há uma grande variedade. Desde os MicroSDs "do chinês", até MicroSDs "High Endurance", para Camaras de Vigilância ou para Dash Cams em Carros.




Já agora, saíram 2 HATs para colocar M.2 nos Raspberry 5. Um deles não é bem um HAT, porque é para ser colocado na parte inferior da Board.

HAT com suporte M.2 2230 e 2242:
Hh0u0eW.jpg


0zwClSz.png


Versão que suporta M.2 até 2280, mas fica na parte inferior do RPi:
qO4cmmo.jpg


https://www.cnx-software.com/2023/11/16/raspberry-pi-5-m-2-hat-meet-pineberry-pi-hatdrive/
 
Ora viva.
Estava a pensar comprar um destes para meter cá em casa.
Principais objectivos:
Instalar Pi Hole.
Instalar homebridge para gerir as luzes etc.
Outras finalidades ainda por descobrir 😅

Para os efeitos acima aconselham? Se sim chegam 4gb ram?
 
Para esse efeito, se já cá estivesse fora a versão de 1GB, até essa servia. :D

Não vale a pena comprares o 5 só para isso, o RPI0 2W serve o propósito.
 
Para esse efeito, se já cá estivesse fora a versão de 1GB, até essa servia. :D

Não vale a pena comprares o 5 só para isso, o RPI0 2W serve o propósito.
Não aconselho isso. Eu tenho um 02W e com bind9 e uptime-kuma já se borra um bocado. E não tenho ambiente gráfico. Vai para 4GB de RAM ou mais.
 
Back
Topo