Raspberry Pi NAS vs Raspberry Pi FTP Server

fivemen

Suspenso
Tenho aqui um Raspberry Pi e queria dar-lhe uso e após uma pesquisa pela internet tive várias ideias, incluído fazer umas NAS ou então um FTP Server. Eu sei que são coisas diferentes, mas o que difere uma NAS de um FTP Server? Quais as vantagens e desvantagens de cada um?
 
NAS é Network attached storage, ou seja Armazenamento (disco) ligado a uma rede.
FTP é File transfer protocol, e facil de perceber :P

Não ha diferença no sentido pratico, sendo que um NAS é um disco que premite que acedas a ele de diversas formas numa rede, uma delas pode ser por FTP, ou seja têm um FTP server integrado.

Outras formas pode ser por exemplo.
  • CIFS/SMB
  • NFS
  • HTTP
  • LLTD
  • PnP-X
  • UPnP AV


Na pratica, um rpi com servidor FTP e um NAS no sentido da sigla, é um disco que acedes numa rede.

Claro que quando se fala de NAS podes estar a incluir muitas outras coisas que já são consideradas standard num NAS off the shelf, coisas como RAID, paginas de configuração por web, Wake up on lan, e os varios outro protocolos que mencionei é o mais comum de existir.
 
NAS é Network attached storage, ou seja Armazenamento (disco) ligado a uma rede.
FTP é File transfer protocol, e facil de perceber :P

Não ha diferença no sentido pratico, sendo que um NAS é um disco que premite que acedas a ele de diversas formas numa rede, uma delas pode ser por FTP, ou seja têm um FTP server integrado.

Outras formas pode ser por exemplo.
  • CIFS/SMB
  • NFS
  • HTTP
  • LLTD
  • PnP-X
  • UPnP AV


Na pratica, um rpi com servidor FTP e um NAS no sentido da sigla, é um disco que acedes numa rede.

Claro que quando se fala de NAS podes estar a incluir muitas outras coisas que já são consideradas standard num NAS off the shelf, coisas como RAID, paginas de configuração por web, Wake up on lan, e os varios outro protocolos que mencionei é o mais comum de existir.

Muito obrigado!

Para guardar ficheiros e aceder em qualquer lado qual é a melhor opção?
 
Back
Topo