Ratax Autocascade for XSystems competition

Ratax

Power Member
Boas!

Tenho andado desaparecido eu sei, mas vamos lá ver se arranco novamente com as cenas que tenho por acabar e convém ser antes do casamento:D .

Andava há muito tempo para fazer uma autocascade e até uma cascade, e o concurso do xtremesystems é uma boa desculpa para começar (recomeçar) tudo.

Desejo ir partilhando com vocês aquilo que for fazendo e espero desta vez acabar tudo...

Em princípio utilizarei um compressor Aspera de 1/2cv que pintei e troquei para óleo POE.
Utilizarei captube e um cpev e no campo dos gases penso utilizar r410a ou r404a ou r22 com CO2 e talvez um pouco de propano ou r600 para um melhor transporte de óleo.

O compressor está pronto e o separador de fase também. Vou pensar agora num modelo para o HX, que será talvez o componente fulcral.

Abraço e até breve ;)
 
n é k eu perceba de phase-change, mas umas pics do material k ja tens seriam boas :D força com isso, pode ser k a partir daki aprenda mais qualquer coisa de phase-change, gostava de me iniciar nesta area :x2:
 
Tenham lá calma que o pessoal ainda está no trabalho ;)
Posto pics mais logo do pouco que tenho...

Autocascade, basicamente é um sistema que utiliza dois (na sua forma mais simples) gases (dois estados, um de alta e um de baixa) e um só compressor, ao contrário de uma cascade que utiliza dois compressores. Não sei se é uma explicação elucidativa e totalmente correcta mas já sabem, corrijam se eu estiver errado ;)
 
ah testes de autocascata a funcionar em load? gostava de saber isso por acaso, é que ja se viu -80 etc mas load não sei, é que so 1 compressor a levar com tanta carga não vai cair para pouco melhor que um single stage?

por acaso curtia ver um ler sobre uma autocascade em load

abraço
 
Amigo Ratax aguardo pics, andamento e testes disso, pois também tenho as mesmas dúvidas do Rickty quanto á capacidade de load das autocascades.

PS: Quando tiveres a minha encomenda avisa-me pois só me falta isso para continuar/acabar o meu novo brinquedo. Até bomba de vacuo vou ter (emprestada por um técnico de frio) :D

Se arranjar um compressor bom ainda me aventuro numa autocascade para também concorrer nesse concurso só pela desportiva, pois ainda sou cepo em experiência no phase-change e acho que seria uma boa oportunidade para me iniciar em voos mais longos :P

Quem sabe ainda se faz um concurso parecido por cá (de single units?), já que se começa a ver bastantes talentos por cá. :)


[[]]'s e força nisso!
 
mas a capacidade para aguentar com carga em cima, não esta fortemente dependente do compressor?
um compressor de 1/2cv, ja é respeitavel... digo eu.
 
Condensar dois gases no mesmo sistema não é fácil, para mais em load.

Sim aqui é preciso potência bruta, mas também existem outros factores envolvidos como pressões, condensações e afins, daí as nossas dúvidas quanto á eficiência disso em load. ;)

Aguardamos resultados para ver se vale a pena ou não :)
 
Aqui ficam as pics dos IceBath's...

RataxDT200IceBath.JPG

RataxKaiseIceBath.JPG


O DT200 chegou aos 0,1ºC como se pode ver na foto conjunta com o Kaise (acho que é um aparelho remarcado como sendo da Kaise). Não sei se estarei a fazer isto bem :rolleyes:
 
Ratax isso para ser mais preciso deve ser feito com gelo picado e um pouco de agua ;), então aí deves mergulhar a sonda nessa mistura
 
Aqui vão algumas pics do que está a acontecer...
BTW, Ricky: o projecto já tem mais pics :P

Aproveito para vos mostrar a oficina onde tudo se passa...
workshop.JPG


A colecção de gases: r22, r404a, r134a, r410 e CO2
gases.JPG
co2.JPG


O velhinho Aspera 1/2 para r12, com óleo mudado para POE e pintadinho:
compressor1.JPG

compressor2.JPG


O separador de fase feito a partir de uma botija de oxigénio do meu maçarico (não sei se a linha de baixo não deveria saír mesmo do fundo da botija...):
Maybe the low out must become in the bottom of the bottle, or can it be used like this?
separator1.JPG

separator2.JPG


O condensador de 24 passagens:
condenser1.JPG

condenser2.JPG

condenser3.JPG


Evap by raven155, ainda a necessitar de algum trabalho:
evap1.JPG

evap2.JPG


Os dois CPEV's que ainda aqui tenho (os outros 2 foram para o Ricky):
cpevs.JPG


E por agora é tudo...
Espero que o resto não demore muito :)
 
presumo que isso tenha que ficar na vertical...

mas também... ainda vais a tempo de alterar, não?

se a ideia for uma coisa tipo isto:
fig02.jpg

não era suposto chegar oleo a essa parte...

depois tens que fazer uns upgrades :D :

fig03.jpg
 
Última edição:
A "competição" já acabou, mas quero acabar esta auto-cascade na mesma...
Já repararam que os meus projectos são "lentos", mas não tenho muito tempo e às vezes força para me dedicar a isto como queria (trabalho das 7h da manhã às 20h).

Stay tunned! (mas não metam neon's :P )
 
Back
Topo