1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

RAW File System

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Karlos, 30 de Setembro de 2006. (Respostas: 5; Visualizações: 1704)

  1. Boas!
    Tava por aqui a esvaziar os discos do meu PC para um Lacie Externo (utilizado com um Powerbook G4). Já tinha passado antes ficheiros do meu PC para o G4 via disco da Lacie sem problemas.
    Desta vez enquanto esvaziava os meus discos deu-me aqui um erro pelo meio e agora o Lacie não é reconhecido pelo G4 e no meu PC aparece mas não está acessível. Nas propriedades diz-me que o file system está em RAW. Creio que antes o file system era HFS+.

    Há alguma forma de dar a volta a isto que me permita evitar formatar o Lacie completamente?
    Ou tenho mesmo que o formatar e depois usar programas de recuperação de dados para tentar recuperar a data toda que lá tinha?

    Se alguém me souber dar umas luzes sobre isto era porreiro.

    Obrigado
     
  2. Techdoctor

    Techdoctor Power Member

    Se o Disco te aparece como RAW significa que está a ser interpretado como estando por formatar e, como tal, o sistema não consegue ler a partition table.

    Experimenta ver se consegues corrigir esse problema com o "Partition Magic" ou com o "BootIt NG"
    http://members.shaw.ca/bootitng/

    Ele aparece no "My Computer"?
    Se sim, vai a "Control Panel" -> "Admin Tools" -> "Computer Management", selecciona "Disk Management" e vê como a partição desse Disco está descrita.
    Se estiver como "Healthy - Unknown" poderá ter acontecido da drive ter ficado marcado como "Hidden". Isso poderá ser resolvido também com o software acima indicado.
     
  3. apoc

    apoc Power Member

    ontrack easy recovery consegue ler partições em formato raw .... experimenta pode ser q dê..

    so tem um senão em raw os nomes de ficheiros são alaterados para numeração sequencial (ou eram já não uso a muito nada disto)
     
  4. O disco não está "hidden"... aparece lá, só não está acessível.

    Entretanto usei o easy recovery e acho que já consegui sacar uma parte da data... e sim... ficou com a tal numeração sequencial mas a data tá lá aparentemente... agora só falta memo arranjar + algum espaço em disco pa sacar o que falta.

    Em princípio agora já me safo...

    Obrigado pelas dicas ;)
     
  5. De volta à estaca zero... O easy recovery sacou de facto ***** coisa mas... o problema (além da tal numeração sequencial que transforma o acto de procurar ***** ficheiro numa grande dor de cabeça) é mesmo que o k foi recuperado não é bem o conteúdo k estava à espera.

    Consegui descobrir no meio das N pastas de nomes DIR01, DIR02, etc... uma pasta com um ficheiro de video e ao correr akilo dava uma imagem bastante pixelizada... presumo k esteja corrompido assim km outros fragmentos de data que o programa sacou.

    Resumindo, acabei por não conseguir recuperar ***** data. Entretanto procurei e experimentei + alguns programas mas sem grande sucesso... o único com que consegui fazer um scan foi o Get Data Back. Suponho que tal se deva ao Lacie estar em RAW file system.

    Entretanto via My Computer>Manage>Disk Managment o disco já me apareceu km healthy... mas dp fiz o mesmo e já me aparece Disk unknownn>Not initialized>Unallocated

    Ainda não o formatei desde k tive este problema... aos entendidos nesta matéria aki do forum... + alguma sugestão?

    Começo a achar k não vou conseguir recuperar o k perdi :( se alguém der + umas dicas agradeço.

    Cumps
     
  6. LeoJoe

    LeoJoe Power Member

    Usar o Bootmaster para procurar particoes perdidas e recontruir o mbr, se não arranjares o programa podes tentar FDisk/mbr ou usar o partition magic boot (nunca utilizei), se não der experimenta utilizar o comando chkdsk c:/r (c: -> particao estragada) ou usar o Spinrite ou HDD Regenerator k só aconcelho se o disko for mt pekeno, se isto tudo não der então um programa tipo Get Data Back. Se isto não der então manda para especialistas ou compras 1 disco novo. Pelo menos é +/- isto o k kostumo fazer..
     

Partilhar esta Página