raw...

PEF é com o CDzinho que vem com a máquina(Pentax Photo Laboratory). Dnb penso que também dá para abrir com o "PPL" ou com software Adobe.
 
Última edição:
Em PEF os ficheiros são menores ( tem pelo que parece compressão sem perda de dados"compressed but lossless"...) e tem mais informação EXIF.

Eu disparo em PEF e se quiser DNG posso sempre exportar...

Bons tiros :D
 
do adobe tentei abrir com o photoshop e nao consegui abrir nenhum dos 2

quanto ao ppl, axo que a maquina nao trazia cd.

mas normalmente o ficheiro raw que se usa é o dng?

eu tenho uma canon que gravava em raw, ou seja era msm só raw.
 
do adobe tentei abrir com o photoshop e nao consegui abrir nenhum dos 2

quanto ao ppl, axo que a maquina nao trazia cd.

mas normalmente o ficheiro raw que se usa é o dng?

eu tenho uma canon que gravava em raw, ou seja era msm só raw.

"RAW" é o nome geral, DNG é RAW (é o formato RAW da Adobe), NEF (da Nikon) é RAW, o formato da Canon é CRW (ou CR2), ORF da Olympus, e por aí fora ... Isto tudo é RAW ;)
 
do adobe tentei abrir com o photoshop e nao consegui abrir nenhum dos 2

quanto ao ppl, axo que a maquina nao trazia cd.

mas normalmente o ficheiro raw que se usa é o dng?

eu tenho uma canon que gravava em raw, ou seja era msm só raw.



Estranho a máquina não trazer CD, a minha trazia 2 CDs um com documentção outro com o Software.


O photoshop deve abrir ambos, o plugin pode é precisar de um update, a k200/k20 são suportadas a partir da versão 4.4.1 do for Camera Raw.

"The camera raw functionality in Adobe® Photoshop® software provides fast and easy access to the raw image formats produced by many leading professional and midrange digital cameras. By working with these "digital negatives," you can achieve the results you want with greater artistic control and flexibility while still maintaining the original raw files.
The Photoshop Camera Raw plug-in became the latest must-have tool for professional photographers when it was released in February 2003. This powerful plug-in has been frequently updated to support more cameras and include more features, and is available as part of Adobe Photoshop CS4. Adobe Photoshop Lightroom® software is built upon the same powerful raw processing technology that is available in the camera raw plug-in.
The Photoshop Camera Raw plug-in (2.3 or later) now also supports raw files in the Digital Negative (DNG) format. Find out more about the benefits of DNG, a publicly documented raw file format recently announced by Adobe."
 
Back
Topo