Razer Deathadder

IntuitioN

Power Member
Boas.

Gostaria de pedir que alguém me desse umas luzes em relação a como instalar o rato razer Deathadder no ubuntu 9.04 sff. os botões de lado, back and foward não funcionam, bem como a wheel, e obviamente não tenho controlo sobre os dpis.

Após algumas pesquisas o melhor que encontrei foi:

http://bu3sch.de/joomla/index.php/razer-nextgen-config-tool

que apesar de, aparentemente não me instalar os botões, apenas configurar os dpis, foi o que experimentei.





Segui os passos até

"Please reboot the machine or enter the following command to activate the
udev notification:

udevadm control --reload_rules",

que não resultou ("udevadm control expects commands without underscore, this will stop working in a future release"); sem underscore não era reconhecido.


A partir daí, o "readme" lista mais três comandos, supostamente já para abrir o programa, mas obtenho os seguintes erros:




razerd: error while loading shared libraries: librazer.so: cannot open shared object file: No such file or directory

Failed to connect to razerd socket: [Errno 2] No such file or directory

Traceback (most recent call last):
File "/usr/local/bin/qrazercfg", line 18, in <module>
from PyQt4.QtCore import *
ImportError: No module named PyQt4.QtCore


Não faço ideia de como continuar. Seja em resolução destes erros ou com algum outro tipo de tutorial/programa, agradecia alguma ajuda a configurar o rato:) Ninguém por aqui a usar deathadders no ubuntu?

ps.: As funcionalidades dos botões são prioritárias em relação às funcionalidades extra (alterar DPIs etc),
Nota.: Eu sei muito pouco ou nada de linux.. se não fosse inconveniente, era bom especificar o que seria "óbvio" sff :p



Obrigado pela atenção,
IntuitioN
 
Se no teu /etc/X11/xorg.conf existir a linha
Código:
Option "AutoAddDevices" "False"
significa que não estarás a usar o HAL e como tal deverás ter, neste mesmo ficheiro, uma secção que configura o rato tipo (comentei algumas das linhas para tentar que percebas melhor)
Código:
Section "InputDevice"
    Identifier     "Mouse0"
    Driver         "mouse"
    Option         "Protocol" "ExplorerPS/2" #Um dos protocolos maravilha
    Option         "Device" "/dev/psaux" #Truque para parecer q se tem hotpluging
    Option	   "Buttons" "7" #Numero de botões do rato, atenção q cada direcção da wheel é um botão
    Option         "Emulate3Buttons" "no"
    Option         "ZAxisMapping" "4 5" #Faz com que a wheel faça scroll
    Option	   "HWHEELRelativeAxisButtons" "6 7" #Habilita scroll horizontal
    Option	   "ButtonMapping" "1 2 3 4 5 7 6" #Define o mapeamento físico dos botões, neste caso em particular troco o 6 e o 7 para que o meu scroll horizontal funcione como quero.
EndSection

Só a troca de protocolo já te deve alterar o comportamento do rato, para todas as opções do driver consulta isto (Por exemplo a opção Resolution parece-me definir os dpis). Para saberes qual o botão que o sistema interpreta quando carregas no rato, abre um terminal no x e escreve xev aparece-te uma pequena janela, dentro dela clicka com cada um dos botões, procurando não mexer no rato e no terminal aparece-te algo do género, (carreguei no 3º botão, q é o do lado direito)
Código:
ButtonRelease event, serial 31, synthetic NO, window 0x3400001,
    root 0x1a7, subw 0x0, time 1825448, (64,76), root:(906,401),
    state 0x400, [B]button 3[/B], same_screen YES

Caso não tenhas a tal linha que disse logo de início estás a usar o HAL e dado que este ainda não tem uma boa forma para configurar tens de criar um ficheiro xml à mão. E a partir daqui não te dou certezas porque nunca o fiz para o rato, mas já fiz para o touchpad por exemplo.
Este ficheiro cria-se dentro da pasta /etc/hal/fdi/policy e podes copiar um para começares a editar de/usr/share/hal/fdi/policy/10osvendor/10-x11-input.fdi
A parte que te interessa é colocar opções a partir da linha 15, como por exemplo, (a 2ª linha já é o exemplo)
Código:
<merge key="input.x11_driver" type="string">evdev</merge>
<merge key="input.x11_options.Protocol" type="string">ExplorerPS/2</merge>
as opções serão todas as indicadas no link que já dei.

Boa sorte e espero não ter confundido mais ainda :p
 
A tal linha não existia no ficheiro (Nem nenhuma outra com parâmetro "AutoAddDevices", outro valor);

portanto fui editar o ficheiro em /etc/hal/fdi/policy como sugerido. acontece que, definindo resoluções diferentes,

<merge key="input.x11_options.Resolution" type="integer">1200</merge>
ou
<merge key="input.x11_options.Resolution" type="integer">200</merge>

(e gravar com sucesso obviamente), não havia diferença rigorosamente nenhuma na resolução, e o rato em questão suporta até aos 1800 DPIs.



O meu ficheiro preferences.fdi em /etc/hal/fdi/policy/ é, agora, o seguinte (sendo que eu apenas adicionei as linhas 28 a 31).
(Não será preciso fazer um comando que faça algo do estilo "oi? está ali aquele ficheiro de configuração. Usa-o!" ?)
Código:
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> <!-- -*- SGML -*- -->

<!-- 
  Some examples how to use hal fdi files for system preferences 
  You can either uncomment the examples here or put them in a seperate .fdi
  file.
-->
<deviceinfo version="0.2">
<!-- 
  The following shows how to hint gnome-volume-manager and other programs 
  that honor the storage.automount_enabled_hint to not mount non-removable
  media.
-->

  <device>
    <match key="storage.hotpluggable" bool="false">
      <match key="storage.removable" bool="false">
        <merge key="storage.automount_enabled_hint" type="bool">false</merge>
      </match>
    </match>

    <!-- FIXME: Support tablets too. -->
    <match key="info.capabilities" contains="input.mouse">
      <merge key="input.x11_driver" type="string">mouse</merge>
      <match key="/org/freedesktop/Hal/devices/computer:system.kernel.name"
             string="Linux">
        <merge key="input.x11_driver" type="string">evdev</merge>
    <merge key="input.x11_options.Protocol" type="string">USB</merge>
    <merge key="input.x11_options.Device" type="string">"/dev/mouse"</merge>
    <merge key="input.x11_options.Buttons" type="integer">9</merge>
    <merge key="input.x11_options.Resolution" type="integer">1200</merge>
      </match>
    </match>

  </device>


</deviceinfo>



Fora isso, considerando que a resolução funcionasse, não estaria a ver como definir o comportamento das teclas laterais, apesar de saber o código do botão graças ao comando "xev".


(Já agora, afinal a wheel funciona, não sei porque é que tinha a ideia que não funcionava, talvez quando me surgiu isso na mente estivesse nalguma aplicação em particular na qual não funcionasse, não sei.)

Nota: No /etc/X11/xorg.conf também não tenho nenhum bloco de texto
Section "InputDevice",
suponho que seja normal não tendo a linha
Option "AutoAddDevices" "False", estou apenas a dizer caso possa ser irregular. :S
 
Última edição:
(Não será preciso fazer um comando que faça algo do estilo "oi? está ali aquele ficheiro de configuração. Usa-o!" ?)

Confirmo, tens de reiniciar o hal (/etc/rc.d/hal restart) ou então reiniciar mesmo o PC. Teoricamente, creio q também funcionava tirar o rato e voltar a ligar.

Fora isso, considerando que a resolução funcionasse, não estaria a ver como definir o comportamento das teclas laterais, apesar de saber o código do botão graças ao comando "xev".
Humm, para dares um comportamento específico às referidas teclas acho que tem de ser no próprio GNOME, haverá um sítio para isso nas preferências. Caso não haja terás de usar o imwheel e ter alguma paciência com o xmodmap (ou talvez não se tudo de correr bem à primeira ;) ). Links de interesse UbuntuCommunity e UbuntuForum

Nota: No /etc/X11/xorg.conf também não tenho nenhum bloco de texto
Section "InputDevice",
suponho que seja normal não tendo a linha
Option "AutoAddDevices" "False", estou apenas a dizer caso possa ser irregular. :S

Com o HAL é normalíssimo, o xorg.conf quase só serve para configurar a gráfica. Espera-se que o HAL passe a tratar disso igualmente de futuro.

Boa sorte :D
 
Obrigado por tentarem ajudar, vim só dizer que vou esquecer o linux por enquanto, porque isto foi um pouco frustrante.


Após tentar fazer o sugerido .. (já agora: /etc/rc.d/hal restart dava-me "hal: unknown command"), e não conseguir, tentei pesquisar mais, segui para ali tutoriais que mexiam num tal "imwheel" que tive de instalar e fazer uns "xmodmap" qualquer coisa.. enfim, não sei o que fiz mas acho que não mexi em gráficos.
Finalmente dizia para reiniciar o X server, perguntei no irc como se fazia, parece que no ubuntu 9.04 é preciso instalar um ... hmm.. "dontzap" ou algo assim.

Prontos já que fui tão longe vá de instalar dontzap. reiniciar X server reinicia ... not. fica o S.O. bloqueado com imagem defeituosa... claramente que os gráficos estavam lixados ou.. algo assim. E prontos agora iniciar é mentira. Talvez em modo de recuperação dê mas não experimentei porque se entrar lá não sei o que fazer daquilo, xD

Foi só para contar a experiência inédita, "O gajo que lixou o linux ao tentar meter dois botões do rato a funcionar". Por agora, i'll stick to windows. >.<

Mais uma vez, obrigado por tentarem ajudar :P
 
Instalar o dontzap? O que era necessário era acrescentar ao xorg.conf o seguinte
Section "ServerFlags"
Option "DontZap" "false"
EndSection
E depois pressionar a combinação CTRL+ALT+BACKSPACE.

Quanto ao xmodmap eu bem disse que era preciso paciência :p, aquilo até a mim me baralha...
O HAL talvez em Ubuntu, o restart, seja feito de outra forma :confused: q não sei dado não o usar.


Enfim, é pena que abandones assim o Linux mas pode ser que ainda voltes ;). No entanto entendo-te a frustração.
 
Heh, ya ainda hei-de voltar. Enfim, tentar.

Esta já foi a segunda ou terceira tentativa. É um pouco chato o ubuntu que parece ser a mais user-friendly das distribuições de linux não venha configurada para reconhecer algumas das coisas simples (botões do rato xD)

Foi azar.. :(
 
Back
Topo