Recomendação de equipamento para iniciar

Jesuel86

Membro
  1. O QUE: Conjunto maquina + lente para iniciante. Possibilidade de troca de lentes, posso vir a investir daqui a uns meses
  2. POR QUANTO: 450€ sera suficiente?
  3. PARA FAZER O QUE: paisagens essencialmente
  4. PARA USAR ONDE:Exterior dia e noite
  5. COMO ÉS: Entusiasta
  6. JÁ TENS: Telemovel, instax e Lomo diana instant, praktica mtl 5b, pentax espio 738 G
  7. COMO É A TUA "REDE": Ninguem usa mais que o telemovel.
  8. ONDE COMPRAR: Fisica ou online
Boa noite. Gostava de adquirir uma maquina que me permita deixar o analogico de lado. Apesar de ser entusiasta e autodidacta no analogico, creio que é momento de passar a digital, mas que me permita melhor qualidade que o meu telemovel. Gosto essencialmente de paisagens, de ambientes naturais (o meu favorito) ao urbano.

Conseguem ajudar com as vossas recomendações?
Sera uma gama de entrada uma boa opção para iniciar?
 
  1. O QUE: Conjunto maquina + lente para iniciante. Possibilidade de troca de lentes, posso vir a investir daqui a uns meses
  2. POR QUANTO: 450€ sera suficiente?
  3. PARA FAZER O QUE: paisagens essencialmente
  4. PARA USAR ONDE:Exterior dia e noite
  5. COMO ÉS: Entusiasta
  6. JÁ TENS: Telemovel, instax e Lomo diana instant, praktica mtl 5b, pentax espio 738 G
  7. COMO É A TUA "REDE": Ninguem usa mais que o telemovel.
  8. ONDE COMPRAR: Fisica ou online
Boa noite. Gostava de adquirir uma maquina que me permita deixar o analogico de lado. Apesar de ser entusiasta e autodidacta no analogico, creio que é momento de passar a digital, mas que me permita melhor qualidade que o meu telemovel. Gosto essencialmente de paisagens, de ambientes naturais (o meu favorito) ao urbano.

Conseguem ajudar com as vossas recomendações?
Sera uma gama de entrada uma boa opção para iniciar?
Bom dia,
Após alguma leitura aqui no forum e paginas web, creio que estou disponivel para aumentar o budget para os 650€.
Fico a aguardar a vossa ajuda.
 
Hoje em dia TODAS as máquinas são boas. Mesmo! Mas antes de recomendar o que quer que seja, aconselho uma ida à Worten e afins e "brincar" com umas tantas máquinas - cada marca tem abordagens diferentes em termos de ergonomia e lógica de funcionamento. Depois de escolher as que mais agradam nesse aspeto, ver umas reviews no Youtube para ficar a conhecer os menus e a lógica dos mesmos. E começar a perceber as fraquezas e virtudes de cada sistema.

Neste momento não aconselho ninguém a comprar uma DSLR nova, pois são sistemas que estão em fim de vida - e por isso, nos classificados fazem-se compras mesmo muito boas. Para um iniciante poderá ser uma boa estratégia para conseguir equipamento muito bom por preços em conta. Quando for para trocar, já não sofre com a desvalorização do material - se comprar novo e passado um ano ou dois chegar à conclusão que quer algo melhor, a desvalorização vai doer muito!

Aqui a sugestão é procurar no OLX e afins por DSLRs recentes dentro das preferências, e depois perguntar aqui se é bom negócio ou não ;-)

Indo para Mirrorless com o orçamento curto de 650€ "obriga" a ficar nas gamas de entrada com lentes de kit - o que para começar não é um problema, mas é bom ter expectativas realistas. As candidatas que eu sugiro são a Fuji X-T200 e Sony A6000/6100 - é ficar de olho nas promoções.

Outra opção de mirrorless é o mercado de usados das máquinas MFT (micro 4/3, Olympus e Panasonic), que com a incerteza que ronda este sistema, atirou as máquinas e lentes em 2ª mão para preços muito interessantes (ou por vezes até nas novas há promoções impressionantes)
 
Percebo. Assim sendo vou seguir as sugestões e vou dar uma volta a Worten para mexer nas ditas.
Btw apareceu-me no OLX uma canon 1300D por 170€. Vale a pena?
 
São opções diferentes e a Canon será certamente uma máquina bem competente. Há demasiados rumores da possibilidade da Canon lançar um sistema RF APS-C, matando assim o sistema M - pode ser um medo infundado e serem só rumores, mas eu não sinto confortável a recomendar essa linha de câmeras: https://www.diyphotography.net/cano...o-new-aps-c-rf-mount-cameras-to-be-announced/
+1
Poucas vezes recomendo as M pela mesma preocupação.

Btw apareceu-me no OLX uma canon 1300D por 170€. Vale a pena?
Não me parece mau preço se já tiver lente, mas se encontrares uma 1200D ainda mais barata é de aproveitar, porque ambas são a mesma coisa (a mais recente tem wifi, pronto). Desde que tenhas a noção que, com o tempo, irás atingir os limites dessas câmaras e irás querer algo melhor.
 
O problema da linha M é a Canon ainda não ter decidido o que fazer com ela. Há rumores de uma RF APS-C, que pode "matar" a linha M por completo, tal como há rumores de novos corpos marados orientados para vlogging e vídeo. O que é certo é que já dizem que vai morrer há algum tempo e não morre, porque aparentemente é um sucesso de vendas em alguns mercados e super rentável.

Eu tive uma M200, e como um sistema estático ou só para ter mais uma lente ou outra, não vejo qualquer problema. As máquinas são boas, algumas lentes também e vais poder ter as EF adaptadas a preços se saldos agora que foram descontinuadas.
Como um sistema para evoluir, não tens evolução. Não há máquinas FF, há algum tempo que não há lentes novas e as EF foram descontinuadas. Se a Canon decidir manter e começar a lançar lentes novas, então zero problema.
 
Sim, comprar uma DSLR super barata para começar é uma excelente opção, pois com tempo vais descobrir qual o caminho que pretendes e farás mais tarde uma compra mais informada e bem direcionada. Os preços a que se arranjam máquinas destas com uma qualidade impressionanante, tornam as mesmas quase descartáveis. Poupas dinheiro agora, e mais tarde investes numa compra mais sólida.
 
Considerando a diferença de preço, efectivamente pode ser uma boa opção. Vou pensar sobre o tema.
De acordo com a vossa experiência, quanto tempo esta DSLR vai ser util para um novato, ate que ja seja hora de fazer upgrade?
 
Considerando a diferença de preço, efectivamente pode ser uma boa opção. Vou pensar sobre o tema.
De acordo com a vossa experiência, quanto tempo esta DSLR vai ser util para um novato, ate que ja seja hora de fazer upgrade?
Ou seja quanto tempo de glide path ate a DSLR ficar "curta"?
 
Se fores do tipo entusiasta como eu sempre fui (e tive uma 1200D), ao fim de um ano já desejava melhor, talvez até um pouco antes.

No entanto, só para lá do ano e meio é que de facto senti que já tinha explorado a câmara ao máximo.
Contudo, isto será sempre condicionado pelas oportunidades que terás para fotografar coisas novas e ganhar novas experiências.
 
Última edição:
Claramente a questão que se segue é: Quais as caractetisticas e recomendações para tripé?
Para mim era importante ser pequeno e leve, mas bom. Acabei por conseguir um Manfrotto Element Traveller Big em carbono por 96€ na Amazon. Até agora estou satisfeito, mas nunca o usei com uma DSLR, a minha mirrorless tinha tipo 300g já com lente.
 
Boa tarde a todos.
Obrigado pelo suporte e recomendações dadas.
Comprei uma Sony A6000.
Este fim de semana vou aventurar-me por Esposende e Póvoa de Varzim a ver o que sai com este menina.
Boas fotos a todos!
 
Back
Topo