Recurso a software para trabalho. Questao legal?

madafakapc

Power Member
A minha kestao é de ordem geral, pretendendo apenas esclarecer o seguinte:

se na kualidade de freelancer de programação (seja ele em caso de web ou outra situação) (isto sem qq empresa aberta ao publico, traabalhando por conta própria como digo) se usa software não original....(portanto nao sao open sources...) para programar/desenhar/desenvolver enfim....se existe algum problema do ponto de vista da legalidade do site/programa criado desde que nao haja indicação do software usado.

Concretizando para um caso de uma pagina por exemplo, se for alojar essa mesma pagina num qualquer servidor (ou ate mesmo em casa.) e ao colocar ai o resultado desse trabalho, se poderei estar a incorrer em alguma ilegalidade =?!?!??! pelo conteudo desse site ter sido desenvolvido desta forma.

Obrigado!
 
Software em situação ilegal é software em situação ilegal independentemente do que fizeste com ele.
O que te podes sugeitar é a uma inspecção das tuas ferramentas de trabalho em que se detecte software em situação ilegal e ai se se quiser atingir o producto do teu trabalho, tem que se provar que esse producto foi realizado utilizando o software em situação ilegal.
Mas o melhor mesmo é consultares um advogado, ou melhor ainda, deixares de usar software ilegal :P
 
É sempre ilegal. Se alguém se chibar ou se der na cabeça da fiscalização tens de apresentar todo o software legal sob pena de levares umas multas valentes.
 
Pior fica a coisa se usares software ilegal para criares algo, e ires ganhar dinheiro com esse algo.
Mas também já conheci pessoal que usa software ilegal, mas depois acaba por adquirir as respectivas licenças.
 
eu tb conheço quem fazia projectos (simples plantas) em autocad para particulares, 1 dia foram-lhe perguntar que programa usava, disse paint e siga... lol
é preciso cuidado, se sao pra usar comercial/ convem comprar :)
 
Ou então procurar uma alternativa opensource.
Ha muita coisa nas mais diversas áreas, e evitam-se chatices das grandes...
como por exemplo o fim de um pequeno negocio ou empresa... caso haja alguma actuação por parte das autoridades.... e olhem que "amigos" não faltam por ai.
 
Eu entendo o que voces dizem, mas vejamos que há sempre que provar por A+B que o software utilizado foi este ou akele e isso como se prova??? Eu posso sempre dizer que foi num software open source e tb dizer que ja nao possuo esse software (mesmo sendo ele open source e ai nao há licenças compradas, certo?) Mas concretizemos, se eu desenvolver por exemplo algo em produtos comerciais (tipo um MAcromedia, Adobes, etc etc) devo eu (mesmo trabalhando a titulo individual) ter a licença desses softwares sob pena de alguem ir ao encontro da pessoal a kem vendi o meu trabalho, por kestao de fiscalização?!?!?

Digamos que há sempre a kestao de se provar ou nao?!? É ke no caso das plantas de AutoCAD quem é que sabe se akilo foi feito em Autocad ou em open source ou inventado pelo gajo que as desenhou, contando que nao venha lá nada que identifique o software, não é?!?!?!?

Keke podem dizer quanto a isto?!?! Até que ponto é possivel contornar ou nao? Nao estou com isto a defender o software ilegal, mas julgo ser uma kestao importante a discutir, se tivermos em conta que nao é assim tao linear comprar software pra kem começa a trabalhar do nada-......nao estou tb a desculpar nada disto...apenas a discutir esta kestao...


Outra situação, quando fazemos uma pagina e a colocamos num servidor qq (ou até mesmo em casa) tb vao questionar se o que utilizei é software legal?!?!?! Esta parece-me boa....entao deve haver ai muita pagina na net pirata....heheh
 
Última edição:
A verdade é que é uma questão ética. Mas no caso de webdesign/code (sem ser flash) tens boas alternativas em open source. Estou a lembrar-me do GIMP (editor de imagens), NVU e Bluefish (boas alternativas ao Dreamweaver da Adobe/Macromedia).
Se fazes as cenas em casa, estás mais ou menos à vontade. No entanto, se contas viver disso e quiseres utilizar aplicações comerciais, nunca optes pela ilegalidade.
 
madafakapc disse:
...
Keke podem dizer quanto a isto?!?! Até que ponto é possivel contornar ou nao?...
Estás a começar a roçar as regras do forum.

madafakapc disse:
Outra situação, quando fazemos uma pagina e a colocamos num servidor qq (ou até mesmo em casa) tb vao questionar se o que utilizei é software legal?!?!?! Esta parece-me boa....entao deve haver ai muita pagina na net pirata....heheh
A realidade é que há. Mas isso não quer dizer que por haver muitas quem o faz não esteja em perigo.

O melhor mesmo é arranjares um advogado da especialidade que reveja as licenças do software que estás a utilizar e te dê o seu parecer quanto ás questões legais de utilização, pq o que o psl escreve aqui não conta para nada.
 
João C Almeida disse:
Talvez possa contribuir um pouco para este assunto...
Fazer trabalhos profissionais e ganhar dinheiro usando versões trial não é ilegal...
Isso depende apenas da licença de trial de cada software e não do facto de serem trial.
 
Boas,

Posso dar a minha opinião pessoal.

EXiste neste momento tanto software open source e mesmo free que não faz sentido estarem a usar software ilegal.

Para a web existem tantas ferramentas legais e gratuitas que não faz sentido estarem a correr riscos.

As principais empresas de desenvolvimento mundial disponibilizam agora as ferramentas de desenvolvimento e BD free, além de todas as outras fontes open source.

Manuel
 
João C Almeida disse:
Talvez possa contribuir um pouco para este assunto...
Fazer trabalhos profissionais e ganhar dinheiro usando versões trial não é ilegal...

Consulta o EULA do trial em questão. Não vou arriscar dizer que 100% dos casos é assim, mas quase. Sim, usar software trial para fins lucrativos é ilegal. Vem no EULA.

Se tiveres um site pessoal, com umas fotografias do paintball do fim de semana passado, criado com uma ferramenta não licenciada, é ilegal...
 
SpEeDyGoNzAlEs disse:
Consulta o EULA do trial em questão. Não vou arriscar dizer que 100% dos casos é assim, mas quase. Sim, usar software trial para fins lucrativos é ilegal. Vem no EULA.

Se tiveres um site pessoal, com umas fotografias do paintball do fim de semana passado, criado com uma ferramenta não licenciada, é ilegal...

Bem, sei de fonte seguríssima que nas escolas dos EUA ensinam os alunos a usarem versões trial de software para fazerem os primeiros trabalhos. Além disso, as próprias empresas que tem os direitos do software patrocinam esta técnica. Olhem, não sei... vendi o peixe ao mesmo preço que mo venderam a mim.
 
softinmotion disse:
EXiste neste momento tanto software open source e mesmo free que não faz sentido estarem a usar software ilegal.

Mas mesmo assim existem algumas que não nos deixam alternativa senão comprar o software. Um bom exemplo disto é o Visual Studio. Em open source tens o mono que ajuda, mas não chega lá.

No caso da web a maior parte dos programas (Dreamweaver, Frontpage) metem tralha deles em cada ficheiro, mas isso pode-se sempre editar à posteriori e antes de uploadar. De qualquer modo como o softinmotion já tinha dito, a nível de aplicações web encontra-se quase tudo em open source e bastante funcional.
 
começo a ver que nao há consenso aki quanto a isto, mas penso que esta kestao nao deixa de ser interessante de discutir.
De qq forma eu sei que há mil e um soft opensopurce que sao tao bons que os pagos para fazer qq cena hoje em dia. A kestao que aki coloquei apenas pretende ver esclarecida a cena da utilização para desenvolver algo que possa vir ou nao a ser comercializado.

Pq é como digo e axo, se nao vem la exp+licitado que foi feito no software X como pode alguem alegar que o fiz???? So se andarem a ver o ficheiro ao pormenor e detectarem os bits e bytes desse programa la metidos pelo meio...hehehe
 
Back
Topo