Problemas Técnicos Rede doméstica com Router MEO

Veiga144

Power Member
Tenho uma pequena rede doméstica com um router TG789vac v2 no centro com wifi e servidor DHCP activo.

O problema está apenas na rede LAN e não na wifi:
  1. Na porta 1 RJ45 liga um switch gigabit TP-Link (TL-SG105 sem gestão) que está no sotão a este switch liga o meu PC fixo e o WD My Cloud 3Tb.
  2. Na porta 2 está ligado um router AC1200 TP-link que faz redistribuição do wifi e liga à Box da Meo e à BOX Android. Este router tem o DHCP desligado.
  3. Na porta 3 está ligado directamente a central de intrusão que liga à internet e tem uma app para se ligar via cloud.
  4. Na porta 4 está ligada directamente a Playstation.
Todos os pontos de rede funcionamem constantemente à exceção do PC fixo (192.168.1.100=.
Este constantemente perde a ligação á rede local e à internet. A solução passa na maioria das vezes por trocar as portas do TP-LINK (TL-SG105) que está no sotão ou por reiniciar o mesmo. As vezes demora mais ou precisa de mais trocas /resets, outras vezes resolve à primeira.






O que pode estar a dar origem a este problema e como poderei resolver?

desde já obrigado pela vossa atenção.
 
Se eliminares o switch, o problema repete-se?

Eu testaria um SG105E se o arranjasse numa loja que facilitasse a devolução/troca.

Boas! Francamente tenho usado sempre o switch por causa de ligar ao WD my cloud mas penso que se ligar directametne ao PC tb acontece mas vou fazer agora esse teste e se não voltar a acontecer indico aqui!
 
Boa noite,

Desde ontem desactivei o switch pequeno SG105 e hoje a noite acabo de ligar o PC e está na mesma. Mas mais estranho ainda :


A porta aparece sem alimentação.

Verifico a ligação do cabo ao PC e está ligado.

Desligo e volto a ligar o cabo e continua a dar sem alimentação.

vou lá baixo ao router e a porta não da link (led apagado).

Troco duas fichas entre duas portas e estas começam a dar link (led verde a piscar).

Volto pra cima ao fim de um pouco apanhe rede e net!

Parece que o router ao fim de algum tempo ou em algum evento desactiva a porta em que estiver ligado o cabo que vem para o PC do sotão.

Sei que não é do PC também pois se ligar o portatil acontece o mesmo!

O que poderá ser isto!?

Ultimos logs do Router da MEO:

 
Na questão do ARP o switch , guardou basicamente o mac address de uma das suas placas de rede ... A sugestão que de dava era , desligar tudo (inclusive o switch) .

A minha ideia é apagar todos os mac address do switch, e depois enviar uma trama para cada um dos seu equipamentos, ao seja , ao enviar o switch guarda novamente o mac address de cada placa de rede....

Se isso me acontece-se , eu tentava era "apagar a tabela de mac address" para que o switch cria-se outra novamente...

Não sei se me fiz entender.

Um abraço






Boa noite,

Desde ontem desactivei o switch pequeno SG105 e hoje a noite acabo de ligar o PC e está na mesma. Mas mais estranho ainda :


A porta aparece sem alimentação.

Verifico a ligação do cabo ao PC e está ligado.

Desligo e volto a ligar o cabo e continua a dar sem alimentação.

vou lá baixo ao router e a porta não da link (led apagado).

Troco duas fichas entre duas portas e estas começam a dar link (led verde a piscar).

Volto pra cima ao fim de um pouco apanhe rede e net!

Parece que o router ao fim de algum tempo ou em algum evento desactiva a porta em que estiver ligado o cabo que vem para o PC do sotão.

Sei que não é do PC também pois se ligar o portatil acontece o mesmo!

O que poderá ser isto!?

Ultimos logs do Router da MEO:

 
Esse router permite bridge na porta 4. Dado que ele deteta probing nessa porta com esse equipamento, experimenta trocar o equipamento de porta, ligar na porta 4 com bridge activo e outro router a gerir a ligação de NET. Tens é de mudar a meobox para ficar em ligação nesse router e não no outro via bridge.
 
Boa noite,
Já verificou experimentar numa outra porta?
Essa porta pode estar danificada.
O problema é intermitente.. há alturas em que a porta funciona às 1000 maravilhas e inclusivamente:


Além disso hoje trouxe o certificador de par de cobre da empresa e certifiquei o ponto de rede que passou em cat6 sem problemas!
 
Na questão do ARP o switch , guardou basicamente o mac address de uma das suas placas de rede ... A sugestão que de dava era , desligar tudo (inclusive o switch) .

A minha ideia é apagar todos os mac address do switch, e depois enviar uma trama para cada um dos seu equipamentos, ao seja , ao enviar o switch guarda novamente o mac address de cada placa de rede....

Se isso me acontece-se , eu tentava era "apagar a tabela de mac address" para que o switch cria-se outra novamente...

Não sei se me fiz entender.

Um abraço

Sim perfeitamente.. só não sei ao certo como se faz reset á tabela do DHCP!
 
Sim perfeitamente.. só não sei ao certo como se faz reset á tabela do DHCP!
Boas, para um router normal, tem de fazer mesmo reset de fábrica, penso que não estou a dizer nenhuma asneira.... Se não tiver segmentos de redes diferentes na sua rede , porque não fazer reset ao router?


Penso que não estou a dizer nenhuma asneira, visto que este assunto já foi alguns dias atrás :D , e desculpe só lhe responder agora..
Um abraço
 
Todos os router dão para fazer reset ás configurações repondo o padrão de fábrica.

Dá para fazer isso na página do router procurando isso nas opções ou então pode-se fazer isso com um botão que normalmente está na parte de trás do router que basta pressionar durante uns segundos ou o tal botão está na parte de baixo do router mas normalmente é mesmo na traseira do router.
 
Back
Topo