Rede doméstica de PCs...

tiagottx

Power Member
Viva! Preciso de umas dicas para montar uma rede "doméstica" de PCs...

Basicamente, quero ter um PC(server) ligado á cabovisão e uns 4 PCs ligados ao server, de modo a conseguir ter acesso à net em todos os PCs e transferir ficheiros entre todos os PCs.

Estou a pensar em fazer as coisas da seguinte maneira, mas não sei se assim é possível, ou se será a maneira mais fácil e simples: Ligar um hub ao server, e ligar cada PC(terminal) ao hub, e depois com o Windows devidamente configurado, ter as coisas a funcionar da maneira que acima descrevi.

O server tem uma placa de rede para a cabovisão, e tenho de arranjar outra para o ligar ao hub(ou será melhor usar esta placa num terminal e comprar uma nova com duas fichas?). Para cada um dos terminais basta uma placa de rede normal(com uma ficha)?

Gostaria de colocar isto tudo a funcionar com o Win98SE :D

Que devo fazer mais, ou alterar? Sinceramente nunca instalei uma rede com vários PCs :P

Já agora uma ajudinha :001: Obrigado...

PS - Se houver algum site que descreva como fazer toda esta instalação, agradeço o link :D :D :D
 
Yah eu em breve vou ter que fazer isso também embora não saiba ainda muito bem como o fazer, em principio o mais dificil parece.me configurar o OS para ligar os pcs em rede e as partilhas etc, mas nada que um bom search pelo forum nao resolva, creio que já ha umas 5 ou 6 threads sobre como montar uma mini rende em casa, pa ter acesso a net em mais que um PC, experimenta procurar tiagottx.
 
sim, isso assim bule bem.
mas o server com windows 2000 ou Xp ou mesmo linux ficava bem melhor. win98 vai-te dar umas dores de cabeça.

agora os outros pc (clientes), tanto faz o SO, desde que bulem....

a chave é por o server com net, depois por toda a rede interna a funcionar e a verem-se uns aos outros, depois activar no server, na ligação à net o internet conection sharing e voilá.

entao faz assim:
server-cabovisao : dhcp.
server-lan: ip:192.168.0.1 mask 255.255.255.0

os clientes todos com dhcp.
na ligação server-cabovisao fazer internet conection sharing e deve bulir tudo fixolas.
 
Eiiiii, meu Deus...
Vocês querem pôr um So servidor só para fazer de router?

Porque é que vocês não usam uma distro muito conhecida de Linux, só para fazer routing num "mono" velho?
Um 486 com 16MB RAM serve perfeitamente...

A distro é só de cento e poucos Megas...

http://www.clarkconnect.org/
 
Epá a maneira mais simples e economica de conseguires fazer isso é com um Router com Switch imbutido ! Porque um HUB não te faz nada, para poderes partilhar a net tens que ter um router !
Se percisares de mais informações ou mesmo marcas e preços manda pm...
 
Última edição:
Back
Topo