Rede em casa, Tp-link ou Ubiquiti

tr3s

Power Member
Boas, atualmente tenho em minha casa o serviço MEO fibra, com o router apenas a fazer de entrada de sinal e depois um router Edge X e vários Devolo Magic 2 next.
Mas queria mudar e fazer um bastidor, mas queria ler umas opiniões.

Gostava de saber qual recomendam e que alterações faziam:
TP-Link
Router ER7206
Switch SG3210XHP-M2
AP EAP660HD

Ubiquiti
Router Dream Machine Pro
Switch Switch Pro 24 PoE
AP Wifi 6 Long-Range

Sei que em termos de segurança os Ubiquiti são mais seguros e em termos de configuração/gestão os TP-Link são mais simples.
 
Boas, atualmente tenho em minha casa o serviço MEO fibra, com o router apenas a fazer de entrada de sinal e depois um router Edge X e vários Devolo Magic 2 next.
Mas queria mudar e fazer um bastidor, mas queria ler umas opiniões.

Gostava de saber qual recomendam e que alterações faziam:
TP-Link
Router ER7206
Switch SG3210XHP-M2
AP EAP660HD

Ubiquiti
Router Dream Machine Pro
Switch Switch Pro 24 PoE
AP Wifi 6 Long-Range

Sei que em termos de segurança os Ubiquiti são mais seguros e em termos de configuração/gestão os TP-Link são mais simples.

Ubiquiti. É um fabricante que já se pode dizer que está ao nível enterprise nas suas soluções de networking...

Já não configuro TP-Link a algum tempo mas, Ubiquiti também é simples de configurar. Tens gestão centralizada na gama UniFi.

Dependendo do budget, tens outros players, Cisco, Aruba, etc.

Cumps
 
A tp-link, omada também já consegue ter uma gestão centralizada.
As coisas que vejo de pior na ubiquiti é a velocidade de acesso aos AP, em comparação com os EAP660HD e o preço. Só aquele switch fica uma fortuna.
 
Eu em casa tenho varios dispositivos smart, Interreputores, lâmpadas, aspirador, miboxs e depois gosto de ter o melhor acesso possível e estável. É tudo com wifi, não tenho nada por cabos, à excepção de dois gateways e um wd cloud.

Com os meus devolo magic 2 next powerline, de vez em quando tenho que os reniciar e a nivel de velocidade tenho um que comunica com o principal acima de 1Gb up/down, mas como a devolo já me disse, a velocidade real de navegação é de 1/3, ou seja, por wifi ligado a esse powerline tenho cerca de 300/200 de up/down.
 
A tp-link, omada também já consegue ter uma gestão centralizada.
As coisas que vejo de pior na ubiquiti é a velocidade de acesso aos AP, em comparação com os EAP660HD e o preço. Só aquele switch fica uma fortuna.

Já não mexo em TP-Link a algum tempo e tenho conhecimento da Omada, que permite a gestão centralizada dos ativos de rede. Quanto à estabilidade, features, etc. não posso opinar. Mas, poderá ser uma possibilidade.

Eu em casa tenho varios dispositivos smart, Interreputores, lâmpadas, aspirador, miboxs e depois gosto de ter o melhor acesso possível e estável. É tudo com wifi, não tenho nada por cabos, à excepção de dois gateways e um wd cloud.

Com os meus devolo magic 2 next powerline, de vez em quando tenho que os reniciar e a nivel de velocidade tenho um que comunica com o principal acima de 1Gb up/down, mas como a devolo já me disse, a velocidade real de navegação é de 1/3, ou seja, por wifi ligado a esse powerline tenho cerca de 300/200 de up/down.

Verifica o máximo devices que um AP suporta.


Se o problema não for €€, Cisco ou Aruaba, sem dúvida. Okay, para uma utilização home, Ubiquiti é mais que suficiente ;)

Cumps
 
Boas,

O que tu tens de mais exigente é por cabo, o resto só precisa de cobertura.

Aconselho a veres se não fará mais sentido investires num switch com 4 portas 2,5Gbe.

Os beneficios reais de alguns AP's mais caros são tão marginais para uma utilização doméstica que não vejo porquê gastar tanto para ganhar 200mbs em cima de 1400mbps ou 1600mbps.
Tem atenção ao que é "Meshable", MU-Mimo e beamforming

Na Tp-Link tens equipamentos a bom preço que servem as tuas necessidades e quando o Wifi 6E se tornar padrão não te custará tanto a arrumar material.

Nada te impede de fazeres uma combinação de TP-Link para umas coisas e Netgear para outras, tipo TP-Link para cabo e gestão + Netgear para Mesh Wifi.

Cumps.
 
O switch tp-link que vi, assim como os ap usam portas 2.5.
Já combinar várias marcas não quero. A ideia de ter gestão centralizada é melhor.

Em relação ao cisco à uns anos tipo um router cisco, da sub-marca, linkys, mas não gostei muito. Normalmente material mesmo cisco custa bastante mais. Vou analisar esses da Aruaba
 
O switch tp-link que vi, assim como os ap usam portas 2.5.
Já combinar várias marcas não quero. A ideia de ter gestão centralizada é melhor.

Em relação ao cisco à uns anos tipo um router cisco, da sub-marca, linkys, mas não gostei muito. Normalmente material mesmo cisco custa bastante mais. Vou analisar esses da Aruaba

Procura no OLX, já encontrei bastante equipamento enterprise a ser dado (vendido por tuta e meia) ;)

Cumps
 
Não te consigo aconselhar em comparativo, mas sou utilizador de TP Link Omada há já alguns meses, e de modo geral, estou satisfeito.
Não é muito fácil encontrares material no OLX, e o que aparece, não é bem para o que pretendes (alguns AP's dos mais baratos).

Com excepção da infraestrutura em si (Router + Controlador + 2 Switches + 5 AP's), tenho 2 TV's e 2 NAS's ligados por cabo, bem como o videoporteiro (para dar uso ao PoE).
Tirando isso, tenho cerca de 50 devices ligados permanentemente por WiFi.

Se tiveres alguma questão mais concreta, apita.
 
Bom dia, só para dar um feedback.
Comprei TP-Link omada, um switch SG3210XHP-M2 e três AP EAP670.

Até agora sem queixas e posso dizer que via wifi no 5ghz com 160mhz tenho o total da banda larga contratado, ou seja faço download de 1G e upload de 200M via wifi.

Só sinto falta de duas opções que o Omada controller não têm, bloqueio de dispositivos baseado nas horas do dia e reboot automáticos da rede.

Agora falta comprar, quando puder, o ER8411 para completar.
 
Venho também dar o feedback positivo ao TP-Link Omada. Tenho o controlador por software a correr numa máquina virtual no meu servidor Proxmox, juntamente com outras VMs.

Tenho o router (ER605), 3 pontos de acesso Wi-Fi6 (EAP610), mais um ponto de acesso básico apenas de 2.4 GHz num espaço adjacente à casa (EAP115).
A nível de switching são todos TP-Link sem gestão.

Velocidades Wi-Fi 6 um bocado aquém do esperado mas já estava à espera.

Só estou preparado para 1 Gbps mas dentro do orçamento que tinha disponível acho difícil fazer melhor que isto.
No futuro quando houver necessidade para 2.5Gbps ou mais, logo pensarei em upgrades.
 
Já comprei o ER8411, agora só falta poder me livrar do Fibregateway da meo e por apenas um ONT.

Em relação ao meu post anterior, os reboots automáticos afinal estão disponíveis para o fazer por agendamento.
 
Já comprei o ER8411, agora só falta poder me livrar do Fibregateway da meo e por apenas um ONT.

Em relação ao meu post anterior, os reboots automáticos afinal estão disponíveis para o fazer por agendamento.
Boa tarde,

Venho desenterrar este post para saber se conseguiste livrar-te do Fibergateway.

Eu estou no barco da Ubiquit, com 4 APs (casa grande e comprida) e um switch USW-16-POE e tenho isto tudo a ser gerido pelo Fibergateway que já deixa muito a desejar para gerir os 30 clientes em simultâneo (entre eles interruptores e lâmpadas). Principalmente porque queria meter algumas coisas em VLANs separadas.

Tenho o novo Cloud Gateway Ultra na mira. O meu serviço é com Box Android 4k e uso ocasionalmente o MEO GO. A minha dúvida é se colocar o Cloud Gateway em Bridge na porta 4 do FGW perco o acesso ao Meu GO, por não estar na mesma rede das Boxs e se perco também a funcionalidade de comandar o Youtube da box a partir do meu telefone.

Alguém nesta situação?

De qualquer forma assim que o Cloud Gateway estiver de novo em stock vou arriscar e brincar um pouco com isto.

Obrigado
 
eu uso o meo go sem problemas na minha rede e o fibregateway está apenas a servir de bridge.

Por isso, não consegui me livrar do router deles, até já liguei para o apoio para saber se tinham alguma alternativa e não têm, apenas que em frança pelo que já encontrei têm.
 
Back
Topo