Rede Hibrida: Router Cable e Router Wireless

G85

Power Member
É desta forma que deixo o meu primeiro post, e com a breve ideia que fiquei deste fórum, que por valência é muito bom, creio que irão poder ajudar-me.

Tive a ver alguns tópics antes de abrir o meu e não existia nenhum que fosse semelhante ao problema que vos proponho, por isso agradecia compreensão caso me venha a repetir, pois o fórum já tem horas de pesquisa.

Já faz vários anos que tenho uma rede em casa, com um router Linksys EtherFast Cable/DSL Router BEFSR41 V3. A ligação que tenho é por cabo, o ISP é Cabovisão.
Recentemente decidi começar a migrar para uma Rede Wireless. Visto que tenho um portátil e futuramente mais um, dava-me imenso jeito tirar proveito do conceito de mobilidade que estes oferecem, mas com a variável Internet incluída. Sem grandes margens de escolha, uma vez que o meu pai comprou, sem me pedir qualquer tipo de conselho, um Option Globe Surfer 3G/GPRS/WLAN Wireless Broadband Router (Link para mais detalhes: Aqui, aquele que a TMN vende para o acesso à internet UMTS, ou seja, contém uma placa 3g incluída no router, o que é muito bom, possibilita o acesso à internet e partilhadamente em qualquer parte (Gostaria que salientassem se foi uma boa escolha ou não). Para já não se pensa colocar acesso à internet wireless, por isso decidi experimentar tirar partido do Router para servir a ligação por cabo que tenho em casa, logo, liguei o router Wireless ao router (Linksys), agora não sei se será correcto ou não, mas neste caso creio que irá funcionar como AP (Access Point), não sei se podemos considerar um router 1 access point pois não sei quais as características que 1 access point tem (sou novato nisto do wireless).

Até aqui tudo bem (ou tudo mal, será que é bom ter dois routers assim ligados? :roll:), mas desencadeou-se rapidamente um conflito entre os dois routers, de facto o objectivo do router wireless não era partilhar net por cabo, mas sim adquiri-la via ondas electromagnéticas e então criar a rede, agora visto que tem uma porta Rj45, consegui estabelecer a tal ligação com o Router Linksys e até mesmo partilhar internet, isto é, o meu portátil acede ao Router wireless e este ou encaminha ou adquire internet e faz com que o Portátil fique então com a ligação que tenho por cabo, agora, o meu browser não permite navegar normalmente, quando entro nele, pede-me a pass e username do router Linksys e entra no seu software de configuração e não me deixa navegar, mesmo que tente a voltar entroduzir outro link, acontece-me o mesmo: Voltar a introduzir pass e username do router cabo. Entretanto deixo de poder aceder às configurações do router wireless, uma vez que parece que este faz só encaminhamento e deixa de existir. No browser (IE e FF) já tentei alterar redirecionar os gateways/proxys, isto é tentar obter Internet access através de outro PC da rede, etc.. etc.. e nada feito, continua a não deixar navegar. Por outro lado, consigo aceder ao MSN e IRC, e esta Hein?

Agradecia que me ajudassem, deixo aqui um esquema da rede:

Rede.JPG
[img=http://www.get-in.biz/images/Rede.JPG][/img]

Tenho DHCP ligado no Router Cable
Tenho DHCP desligado no router Wireless
O Portátil está definido com um IP Fixo
Ambas as redes têm ips de rede 192.168.x.x (Será que devo modificar para outra gama pelo menos num deles?). Atenção o acesso a ambos os routers é 192.168.1.1, mas já alterei o do Linksys para .2 e manteve-se a instalibidade de navegação ou acesso.

Já agora, o que é os dbi? tem algo a ver com os dbm que dizem nas características do meu router wireless?

Aguardo Paciência e Resposta.
 
Boa tarde,
Os conceitos estão um pouco baralhados.
Desliga o Router Cable, ligas o Wireless, colocas o DHCP activo e pronto, assunto resolvido.

Não te esqueças de codificar a ligação com uma chave de pelo menos 64bits.
 
Problema resolvido.

Obrigado pela ajuda Muscat, se calhar os conceitos estavam mesmo confusos, a minha ideia era ter a internet cable a ser partilhada pelo router wireless, pois não pretendo migrar para internet wireless, pois a minha dúvida era como conseguir usar o protocolo HTTP sem o router wireless me barrar os acessos, recentemente descobri que posso desligar as filtragens de certas portas, foi o que aconteceu a esta e voila, estou a servir a internet cable via wireless.

Atenção, este router não tinha esse destino, mas converteu-se.
Nunca poderia ter só o router wireless uma vez que tenho 3 máquinas sem wireless.

Sem mais,
João Cavaleiro
 
Back
Topo