Rede local Wireless

possessed

Full Throttle BOINC Roller
Vou montar uma rede local em minha casa mais um vizinho meu que mora 2 apartamentos ao lado, as placas de rede tem um alcance bastante elevado (cerca de 300-350 metros) sera necessario mais alguma aparelho intermedio (switch/router/brigde/whatever) para ligar os aparelhos sem ser as placas de rede (a rede terá entre 3 a 4 computadores)

um abraco
A. Maranhao
 
Uma vez que vais ter k comprar placas de rede, aconselho-te a comprares em 1º lugar duas placas e fazeres os testes a ver se consegues apanhar sinal.....Se conseguires (o k duvido) escusas de comprar mais material para alem das placas wireless....

[[]]
 
SwimmerBoy disse:
Uma vez que vais ter k comprar placas de rede, aconselho-te a comprares em 1º lugar duas placas e fazeres os testes a ver se consegues apanhar sinal.....Se conseguires (o k duvido) escusas de comprar mais material para alem das placas wireless....

[[]]


ligações ad-hoc sao um autentico buraco em segurança...e 350m é mto para ad-hoc
 
Tens que ver que da para 300 ou 350 mts sem obstaculos.
Agora 2 apartamentos ao lado vais ter muitas paredes pelo meio da comunicação
 
para ligares isso na minha opiniao era uma ap a distribuir o sinal ( 350 m eles aguentam, nao precisas de mais nada desde que exista LOS), metes placas wireless pci e isso ja bomba
 
viva

tafinho, nao querendo contradizer-te, pois tenho um grande respeito pela tua pessoa :D:D ( pois ja me ajudas-te mto :) )

a grande diferença entre ad-hoc e infraestrutura é q a ad-hoc não dão pra limitar aos MACs,para isso é preciso um router ou AP...
é logico que ad-hoc com wep ja é uma optima solução...

ja trabalhei ocasionalmente em ad-hoc, mas nao tenho mta experiencia
mas tb considero ad-hoc a opção + barata para wireless...

alem de mais, esta minha afirmação de que ad-hoc é um buraco em segurança, vem de conversas tidas com o Kazuza e o Peterwolf ( estes grandes gurus e mestres em redes :D )


fiquem bem
 
caprr disse:
viva

tafinho, nao querendo contradizer-te, pois tenho um grande respeito pela tua pessoa :D:D ( pois ja me ajudas-te mto :) )

a grande diferença entre ad-hoc e infraestrutura é q a ad-hoc não dão pra limitar aos MACs,para isso é preciso um router ou AP...

Obrigado.

Mas já sabes a minha opinião sobre o "aumento" de segurança por se limitar os Mac Address...

ad-hoc com WEP é tão seguro como infra estrutura com WEP.
Se querem usar wi-fi sem WEP, então mais vale ficarem quietos...
 
Tafinho disse:
Se querem usar wi-fi sem WEP, então mais vale ficarem quietos...

Tafinho, eu não uso WEP...
Uso AES
Mas mesmo WEP é seguro! - Não é muita gente que consegue fazer spoofing ao MAC ... (Teoria da Conspiração? )

OnTopic:
EM modo AdHoc, nunca conseguirás cobrir essas distâncias, mesmo com L O S

O ideal seria ter um AP a 175m de cada um dos pontos de acesso...
 
kazuza disse:
Tafinho, eu não uso WEP...
Uso AES


Kazuza, só há 2 hipóteses standard para segurança wireless: WEP e WPA.
Não queres dizer que estás a usar WPA com AES ...?


PS. usar AES em vez de RC4 ... é igual ao litro...
 
Tafinho disse:
Kazuza, só há 2 hipóteses standard para segurança wireless: WEP e WPA.
Não queres dizer que estás a usar WPA com AES ...?


PS. usar AES em vez de RC4 ... é igual ao litro...

Sim Tafinho. WPA com AES (AES veio substituir/complementar WPA - agora não sei dizer ao certo), mas WPA também já existe há algum tempo, e contudo nunca se ouviu falar muito desse protocolo. Estava toda a gente mais preocupada em criticar mais o WEP... (que para um uso caseiro [e mesmo profissional não critico] serve perfeitamente, desde que bem implementado)

A diferença vai de acordo com o nível de paranoia de segurança de cada um... ;)
 
Última edição:
kazuza disse:
Sim Tafinho. WPA com AES (AES veio substituir/complementar WPA - agora não sei dizer ao certo), mas WPA também já existe há algum tempo, e

Vamos por partes...

WPA é a segurança do protocolo 802.11g opcional no 802.11b.
WEP é a segurança do protocolo 802.11b

Penso que o AES é a cifra standart da WPA... ao passo que a cifra standart do WEP é o RC4.
 
A cifra default do WPA, era a TKIP/PSK, como se pode ver em equipamentos mais ou menos recentes, mas sem AES....

(Talvez com um update de firmware? )
 
kazuza disse:
A cifra default do WPA, era a TKIP/PSK,

TKIP: Temporal Key Integrity Protocol
PSK: Pre-Shared Key

Onde está a cifra mesmo...?

Basicamente o sistema que estás a usar é exactamente igual ao WEP só que tanto o IV como a chave são maiores, e usas uma cifra diferente. Os ataques possíveis são exactamente os mesmos, mas demoram mais tempo.

A cifra standart do 802.11i (AKA standart WPA) é mesmo a AES...


Mas já agora, e para não estarem a esfregar as mãos de contentes, foi descoberte uma vulnerabilidade no WPA que simplesmente desactiva a rede durante o tempo que o atacante desejar, sem que possam fazer nada em relação a isso.. :004:
 
Última edição:
Fora das seguranças (k são necessarias), eu aconselho a testar 1º com 2 placas de rede wireless, depois se nao der assim, logo se compra AP....

Just my 0,02€
 
Back
Topo