1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Rede local Wireless

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por possessed, 9 de Outubro de 2004. (Respostas: 35; Visualizações: 2755)

1. possessed

possessed Full Throttle BOINC Roller

Vou montar uma rede local em minha casa mais um vizinho meu que mora 2 apartamentos ao lado, as placas de rede tem um alcance bastante elevado (cerca de 300-350 metros) sera necessario mais alguma aparelho intermedio (switch/router/brigde/whatever) para ligar os aparelhos sem ser as placas de rede (a rede terá entre 3 a 4 computadores)

um abraco
    A. Maranhao

2. Madril

Madril 1st Folding then Sex

Convinha meter um AP ... penso eu .

3. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Uma vez que vais ter k comprar placas de rede, aconselho-te a comprares em 1º lugar duas placas e fazeres os testes a ver se consegues apanhar sinal.....Se conseguires (o k duvido) escusas de comprar mais material para alem das placas wireless....

[[]]

4. caprr

caprr Power Member

ligações ad-hoc sao um autentico buraco em segurança...e 350m é mto para ad-hoc

5. cyruz

cyruz Banido

Tens que ver que da para 300 ou 350 mts sem obstaculos.
    Agora 2 apartamentos ao lado vais ter muitas paredes pelo meio da comunicação

6. caprr

caprr Power Member

para ligares isso na minha opiniao era uma ap a distribuir o sinal ( 350 m eles aguentam, nao precisas de mais nada desde que exista LOS), metes placas wireless pci e isso ja bomba

7. cyruz

cyruz Banido

É isso mesmo

8. Tafinho

Tafinho Power Member

Hás-de me explicar de que forma o ad-hoc é mais inseguro que o modo de infra estrutura... realmente gostava de saber...

9. caprr

caprr Power Member

viva

tafinho, nao querendo contradizer-te, pois tenho um grande respeito pela tua pessoa :D:D ( pois ja me ajudas-te mto :) )

a grande diferença entre ad-hoc e infraestrutura é q a ad-hoc não dão pra limitar aos MACs,para isso é preciso um router ou AP...
    é logico que ad-hoc com wep ja é uma optima solução...

ja trabalhei ocasionalmente em ad-hoc, mas nao tenho mta experiencia
    mas tb considero ad-hoc a opção + barata para wireless...

alem de mais, esta minha afirmação de que ad-hoc é um buraco em segurança, vem de conversas tidas com o Kazuza e o Peterwolf ( estes grandes gurus e mestres em redes :D )

fiquem bem

10. Tafinho

Tafinho Power Member

Obrigado.

Mas já sabes a minha opinião sobre o "aumento" de segurança por se limitar os Mac Address...

ad-hoc com WEP é tão seguro como infra estrutura com WEP.
    Se querem usar wi-fi sem WEP, então mais vale ficarem quietos...

11. kazuza

kazuza Power Member

Tafinho, eu não uso WEP...
    Uso AES
    Mas mesmo WEP é seguro! - Não é muita gente que consegue fazer spoofing ao MAC ... (Teoria da Conspiração? )

OnTopic:
    EM modo AdHoc, nunca conseguirás cobrir essas distâncias, mesmo com L O S

O ideal seria ter um AP a 175m de cada um dos pontos de acesso...

12. SwimmerBoy

AES?!?! ké iso?!? explica lá kazuza....

13. Tafinho

Tafinho Power Member

Kazuza, só há 2 hipóteses standard para segurança wireless: WEP e WPA.
    Não queres dizer que estás a usar WPA com AES ...?

PS. usar AES em vez de RC4 ... é igual ao litro...

14. caprr

caprr Power Member

possessed-> tens LOS???

Kazuza-> desculpa ter usado o teu nome :joker: :joker:, mas acho q nao disse nenhuma asneira...

15. kazuza

kazuza Power Member

Sim Tafinho. WPA com AES (AES veio substituir/complementar WPA - agora não sei dizer ao certo), mas WPA também já existe há algum tempo, e contudo nunca se ouviu falar muito desse protocolo. Estava toda a gente mais preocupada em criticar mais o WEP... (que para um uso caseiro [e mesmo profissional não critico] serve perfeitamente, desde que bem implementado)

A diferença vai de acordo com o nível de paranoia de segurança de cada um... ;)

Última edição: 11 de Outubro de 2004
  16. Tafinho

Tafinho Power Member

Vamos por partes...

WPA é a segurança do protocolo 802.11g opcional no 802.11b.
    WEP é a segurança do protocolo 802.11b

Penso que o AES é a cifra standart da WPA... ao passo que a cifra standart do WEP é o RC4.

17. kazuza

kazuza Power Member

A cifra default do WPA, era a TKIP/PSK, como se pode ver em equipamentos mais ou menos recentes, mas sem AES....

(Talvez com um update de firmware? )

18. Tafinho

Tafinho Power Member

TKIP: Temporal Key Integrity Protocol
    PSK: Pre-Shared Key

Onde está a cifra mesmo...?

Basicamente o sistema que estás a usar é exactamente igual ao WEP só que tanto o IV como a chave são maiores, e usas uma cifra diferente. Os ataques possíveis são exactamente os mesmos, mas demoram mais tempo.

A cifra standart do 802.11i (AKA standart WPA) é mesmo a AES...

Mas já agora, e para não estarem a esfregar as mãos de contentes, foi descoberte uma vulnerabilidade no WPA que simplesmente desactiva a rede durante o tempo que o atacante desejar, sem que possam fazer nada em relação a isso.. :004:

Última edição: 11 de Outubro de 2004
  19. SwimmerBoy

Fora das seguranças (k são necessarias), eu aconselho a testar 1º com 2 placas de rede wireless, depois se nao der assim, logo se compra AP....

Just my 0,02€

Partilhar esta Página