1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Artigo [Redes] Modelo OSI

Discussão em 'Análises e Artigos - Internet, Redes e Segurança' iniciada por REEF^, 16 de Março de 2007. (Respostas: 14; Visualizações: 17554)

  1. REEF^

    REEF^ Power Member

    Modelos de Rede

    Ao longo do tempo algumas empresas, como a IBM e a Digital Equipment Corporation (DEC), desenvolveram modelos que pretendiam estabelecer o modo como os computadores de uma rede deveriam estar ligados. Estes standards tentaram descrever os mecanismos necessários para transferir informação de um computador para outro. Devido ao facto destes modelos não serem integralmente compatíveis, organizações como a International Standards Organization (ISO) e o Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE) desenvolveram um modelo que foi reconhecido universalmente como um standard para o design de qualquer rede de computadores (OSI Reference Model)

    O Modelo OSI

    O modelo Open Systems Interconnection (OSI), define sete níveis (layers) que permitem descrever o funcionamento de uma rede. Este modelo permite apresentar o percurso que a informação deve percorrer quando é transmitida de um computador para outro. O modelo funcional dos layers não reflecte necessariamente a implementação da rede. No modelo OSI, o objectivo de cada nível é disponibilizar serviços para o nível seguinte e evitar que os níveis superiores necessitem de se preocupar com a forma como os serviços estão implementados. este modelo implementa uma comunicação lógica entre níveis, desde modo cada nível realiza as operações de gestão da informação, como se estivesse a interagir directamente como o nível correspondente que se encontra no outro computador.

    [​IMG]

    Na realidade a transmissão da informação é realizada através dos níveis adjacentes em cada computador. com excepção do nível inferior (physical layer), no modelo OSI nenhum nível passa directamente informação para o seu nível equivalente que se encontra no outro computador.

    [​IMG]
    Application Layer

    O nível superior do modelo OSI. Este nível tem como função permitir ás aplicações utilizarem os serviços de rede. Representa todos os serviços que suportam directamente as aplicações que realizam operações de transferência de ficheiros, o acesso a base de dados ou sistema de correio electrónico.

    Pressentation Layer

    O nível 6, este nível define qual é o formato utilizado na transferência dos dados.
    No computador emissor, esta layer tem como função realizar a conversão dos dados de modo a que eles possam ser recebidos e reconhecidos pelos níveis imediatamente inferiores. No lado do destinatário, a presentation layer realiza a operação inversa, isto e descodifica os dados para que estes possam ser utilizados pelo application layer . Este nível tem também a responsabilidade de tentar garantir a segurança do processo de transmissão da informação, proporcionando serviços de encriptação e compressão de dados.

    Session Layer

    Este nível permite a duas aplicações que se encontrem em computadores diferentes estabelecer, usar e terminar uma ligação, denominada sessão. Esta layer realiza operações de reconhecimento de nomes e funções necessárias para permitir a comunicação entre duas aplicações através da rede. O session layer efectua a sincronização entre as tarefas realizadas pelo utilizador e pelo sistema colocando check points na informação que é transmitida. Deste modo, se existir uma falha na rede, apenas é reenviada a informação transmitida após o ultimo checkpoint validado pelo destinatário. O session layer controla o processo de comunicação, definindo quando e por quanto tempo a informação é transmitida.
    Transport Layer

    O transport layer tem como principal função assegurar que a informação chega ao destino sem erros, na sequência pretendida, sem percas ou duplicação de dados.Esta layer faz o empacotamento das das mensagens, dividindo em várias partes as mensagens de maior dimensão ou juntando pequenas mensagens no mesmo pacote, de modo a proporcionar uma transmissão de dados mais eficiente. Do lado receptor a transport layer realiza as operações de desempacotamento das mensagens, reorganização das, mensagens e confirmação da recepção da informação

    Network Layer

    O nível 3, o network layer tem como função principal fazer o endereçamento de mensagens. Este nível estabelece a relação entre um endereço lógico e um endereço físico, depois de localizar o destinatário da informação, o network layer determina qual o melhor percurso que a informação, o network layer determina qual o melhor percurso que a informação deve fazer e estabelece o nível de prioridade de envio desses dados. O network layer tem ainda a capacidade de efectuar a gestão de problemas associados ao trafégo da informação contralando o congestionamento dos dados, por exemplo, se o computador de destino não tiver a capacidade de receber uma mensagem devido á sua dimensão, o network layer no computador emissor divide a mensagem original em partes mais pequenas, de modo a que estas possam ser recebidas pelo destinatário, no destinatário, o network layer reagrupa as mensagens.

    Data Link Layer

    Este nível faz a transferência de data frames entre o network layer e o meio fisico.
    O data frames é uma estrutura lógica, organizada que permite guardar a informação.

    [​IMG]


    O data frame e um pacote constituído pelos seguintes elementos:
    Destination ID - Representa a identificação do computador que vai receber a informação;

    Sender ID - Representa a identificação da worksation que envia a informação;

    Control - É utilizado pelo data frame para operações de routing e segmentação da informação;

    Data - Representa os dados;

    CRC - Cyclical Redundancy Check, e responsável por garantir que a informação é recebida pelo destinatário sem erros.
    O data link layer tem a responsabilidade de garantir a transferência de frames de um computador para outro, através do nível físico sem erros, permitindo ao network layer assumir que a transmissão dos dados através da rede é realizada correctamente.

    Physical Layer

    É o nível inferior do modelo OSI. O physical layer representa o interface físico com o cabo de rede. O nível 1, determina a forma como o cabo se encontra ligado com a placa da rede, qual o método utilizado para enviar a informação através do cabo de rede, por exemplo define qual o numero de pins que o conector deve ter e qual a função de cada um dos pins. O physical layer é responsável pela transmissão de bits (o e 1) de um computador para o outro, através de impulsos eléctricos ou ópticos que são enviados para o cabo de rede.

    O Processo de envio de informação através da Rede

    O modelo OSI determina a forma como a informação e transmitida através da rede desde a aplicação que é usada pelo utilizador até ao cabo de rede. A informação é enviada num pacote através dos diversos níveis que constituem o modelo OSI, cada nível no computador de origem é responsável pela colocação de informação especifica no pacote, a informação essa que posteriormente será utilizada pelo layer correspondente no computador de destino.


    FIM!

    Espero Que Seija Util!

    Elabora por: REEF^ @ Podem Publicar Em outros Websites/fórum. Apenas Avisem.

    P.S: Tenho bastantes informações deste genero queria fazer um site meu.. Se alguem Souber ai fazer um Site Fixe.. "Simples" para eu por la estas coisas.. PM :P tnho webHosting e td :D

    Abraço.
     
  2. hm...

    tas avontade

    klr coisa pm ;) cumps
     
  3. montagem de uma rede Domestica

    BOAS PESSOAL!!

    É assim, eu sou novo nestas paradas....mas gostava k alguem (se podesse ser) me ajudasse com uma cena k tenho para fazer.....é uma relatorio para a minha PAT (prova de aptidao tecnologica) e gostava de saber se alguem aki, tem informaçao suficiente k m podesse transmitir sobre montagem de uma rede domestica......





    People.....se poder ser......estou a espera:004:
     
  4. REEF^

    REEF^ Power Member

    Aqui nao tenho.. tenho no computador da escola... mas queres o que? Tipo.. tive que fazer na sexta o projecto de um escritorio.. tudo ligado em rede.. apresentar a tipologia usada.. o material, preços, orçamento.. se quiseres posso arranjar-te isso..:)
     
  5. _freelancer_

    _freelancer_ Power Member

    Já agora, para o pessoal que tem que decorar o nome das camadas todas do modelo OSI, existem pelo menos duas mnemónicas (em inglês, possivelmente também existirão algumas em português mas desconheço) e aqui seguem:

    Layer 7 -> 1
    All
    People
    Seem
    To
    Need
    Data
    Processing

    Layer 1 -> 7
    Please
    Do
    Not
    Throw
    Sausage
    Pizza
    Away

    Portanto, pegando nas iniciais da primeira mnemónica (uma vez que comummente o modelo é representado da camada 7 para a 1, cima pra baixo), cá vai:
    Application
    Presentation
    Session
    Transport
    Network
    Data Link
    Physical

    Parece que não mas ajuda bastante, eu agora também decorei a seguinte string DDDSPFB, e isto de cima pra baixo dá-nos o que circula em cada camada, Dados, Segmentos, Pacotes, Frames e Bits, espero que isto seja útil a alguém ;)
     
  6. REEF^

    REEF^ Power Member

    é bem é bem boa dica :)
     
  7. racsol

    racsol Power Member

    boas pessoal, estudo redes actualmente na escola com as disciplinas de redes 1, redes 2 e redes3 e ainda o CCNA, e queria deixar aqui a mnemónicas que o meu professor usa para nos ajudar a decorar as camadas do modelo OSI:

    Aplicação -> Alguns
    Apresentação -> Alunos
    Sessão -> Sonham
    Transporte -> Ter
    Rede -> Redes
    Ligação de Dados -> Logo
    Fisica -> Feita

    Este ninguem se esquece
     
  8. oscarolim

    oscarolim Power Member


    Quando fiz redes 2, decorei usando "As Pu*** So Trabalham No Domingo Pa" :p Pelo menos nessa parte resultou :D Bons velhos tempos :)
     
  9. elektrafive

    elektrafive Power Member

    Um tutorial muito interessante pra aprender mais umas coisas pois do funcionamento das redes tem que se lhe diga.
    Cumpz
     
  10. h0nda

    h0nda What is folding?

    eu usei muito material daqui para fazer um trabalho.espero que não te importes.obrigado ;)
     
  11. dronepwn

    dronepwn [email protected] Member

    Já somos dois! Também utilizei imenso material para um trabalho apartir deste post.
     
  12. pedrobsmarques

    pedrobsmarques Power Member

    ja somos 3 e curiosamente, todos da mesma turma.
    obrigado pela informaçao pessoal.
     
  13. rafaqueque

    rafaqueque Power Member

    Tou a dar isto agora em redes, vai-me dar jeitaço! Obrigado :x2:
     
  14. lfvo

    lfvo Power Member

    que grande ajuda que este post me deu agora,
    thanks REEF^ :D
     
  15. RubenV

    RubenV Banido

    Ajudou Muito

    Ty
     

Partilhar esta Página