Reduzir "Jaggies" de PS3 em LCD

_Rodman_

I'm cool cuz I Fold
Boas, comprei recente um LCD Samsung LE37A451 C1 e liguei lá a PS3 por cabo HDMI.

Em alguns jogos, como o GTA IV, ou na demo do GRID noto que tem alguns jaggies, no GRID nota-se isso perfeitamente naquelas letras gigantes com as estatísticas entre corridas.

Penso que o problema não seja do LCD pois já tive a ver conteúdos HD (clipes, videos, imagens) e comporta-se de forma excelente, porém estes jaggies não me parecem normais.

Também devo dizer que se me afastar um pouco mais do LCD eles se tornam muito menos perceptíveis, para aí a 2,5 metros já mal se notam.

Gostava que me dissessem se há algumas definições na PS3 que deva verificar, e que possam ajudar a melhorar e optimizar a visualização no LCD.

Cumps.
 
Boas, comprei recente um LCD Samsung LE37A451 C1 e liguei lá a PS3 por cabo HDMI.

Em alguns jogos, como o GTA IV, ou na demo do GRID noto que tem alguns jaggies, no GRID nota-se isso perfeitamente naquelas letras gigantes com as estatísticas entre corridas.

Penso que o problema não seja do LCD pois já tive a ver conteúdos HD (clipes, videos, imagens) e comporta-se de forma excelente, porém estes jaggies não me parecem normais.

Também devo dizer que se me afastar um pouco mais do LCD eles se tornam muito menos perceptíveis, para aí a 2,5 metros já mal se notam.

Gostava que me dissessem se há algumas definições na PS3 que deva verificar, e que possam ajudar a melhorar e optimizar a visualização no LCD.

Cumps.

Reduz o "sharpness" no LCD. É a melhor dica que te posso dar ;)

No GTA IV terás sempre jaggies a dar com um pau, quanto a isso não há nada a fazer. Já na demo do Grid não notei tantos quanto isso (tirando os menus).

Cumps
 
Reduz o "sharpness" no LCD. É a melhor dica que te posso dar ;)

No GTA IV terás sempre jaggies a dar com um pau, quanto a isso não há nada a fazer. Já na demo do Grid não notei tantos quanto isso (tirando os menus).

Cumps

Ya eu também noto sobretudo nos menus do GRID, no jogo em si não se nota por aí além.

No GTA IV é mais notável em todos os campos do jogo.

No Fifa 08 nota-se sobretudo em cima dos postes da baliza, ou nas extremidades dos estádios, tipo nas palas das coberturas, etc ...
 
Estás a jogar a que resolução?

Para uma TV de 37" a distância sugerida é 2.8 metros por isso se calhar estás demasiado perto...

Só pode estar muito perto, para ele notar o alising eu com o meu monitor jogo a 1,5 m de distância e é uma tela de 20"...

O GRID roda a 720p com 2xAA

O GTA IV roda a 620p sem AA

Logo é normal notar-se o serrilhado em todo o seu esplendor:-D
 
Estás a jogar a que resolução?

Para uma TV de 37" a distância sugerida é 2.8 metros por isso se calhar estás demasiado perto...

Assim que liguei a PS3 ao LCD ficou automaticamente configurado para 1080p, portanto deve ser nessa que estou a jogar.

Também já pensei que se calhar o problema é mesmo estar demasiado perto, no entanto, e ainda assim, acredito que se pudesse reduzir este efeito...

(A Sony bem que podia lançar num firmware, uma melhoria a nivel de AA)
 
(A Sony bem que podia lançar num firmware, uma melhoria a nivel de AA)

Achas que basta isso? AA é determinado pelos developers e levam em consideração o aspecto vs performance. Algum developer podia tornar isso opcional, mas a maioria dos utilizadores não faria ideia do que é Anti Aliasing.

Experimenta mudar para 720p para ver se a coisa melhora. No entanto o ideal é estares à distância recomendada da TV.
 
Achas que basta isso? AA é determinado pelos developers e levam em consideração o aspecto vs performance. Algum developer podia tornar isso opcional, mas a maioria dos utilizadores não fariam ideia do que é Anti Aliasing.

Sim, não estou a dizer que baste, mas podia vir em mais uma opção do Menu, ou então até mesmo dentro dos próprios jogos (desde que a PS3 suportasse) para os utilizadores avançados, ligarem ou desligarem, conforme o seu caso.

Eu sei que por exemplo quem jogar por SCART nem dá por eles ...
 
Sim, não estou a dizer que baste, mas podia vir em mais uma opção do Menu, ou então até mesmo dentro dos próprios jogos (desde que a PS3 suportasse) para os utilizadores avançados, ligarem ou desligarem, conforme o seu caso.

Eu sei que por exemplo quem jogar por SCART nem dá por eles ...

AA como disse e bem Korben, afecta a perfomance, ou seja o framerate desce de forma considerável...

Eu não gosto de jogar slides de powerpoint...
 
AA como disse e bem Korben, afecta a perfomance, ou seja o framerate desce de forma considerável...

Eu não gosto de jogar slides de powerpoint...

E por exemplo a XBOX tem um chip extra na grafica que lhe permite fazer um blur aos jaggies, notando-se menos a presença destes, e não baixando o frame rate.

Mas não vamos entrar em comparações, até porque não tenho nenhuma XBOX, foi apenas para dar um exemplo em como o que disse não me parece assim tão estapafurdio.
 
O Xenos tem eDRAM que permite ter AA "gratuito" ou seja (quase) sem impacto na performance. No entanto não existe a possibilidade do utilizador controlar a utilização desta componente do hardware.
 
E por exemplo a XBOX tem um chip extra na grafica que lhe permite fazer um blur aos jaggies, notando-se menos a presença destes, e não baixando o frame rate.

Mas não vamos entrar em comparações, até porque não tenho nenhuma XBOX, foi apenas para dar um exemplo em como o que disse não me parece assim tão estapafurdio.

Estás a falar da EDRAM - Embedded Dynamic Random Acess Memory, ela te dá 2x AA de borla :D, o que foi bem pensado por parte da MS, pois não compromete perfomance da VPU da consola.

Já a PS3 por exemplo algumas produtoras no desenvolvimento dos seus jogos estão a usar o uma das SPU´s do Cell para 2x ou 4x AA, exemplo disso Killzone 2(que corre com 4x MSAA):)

Cumpr´z
 
Já activaste aquela coisa nas opções da ps3 que diz saída super branca ou alguma coisa assim? Ouvi dizer que melhora os gráficos!

Não notei qualquer diferença. Já quanto a Full RGB, melhora (ou dá a sensação disso, no entanto pode estar a destruir os "black levels"), mas é preciso ter uma TV que o suporte.
 
Já activaste aquela coisa nas opções da ps3 que diz saída super branca ou alguma coisa assim? Ouvi dizer que melhora os gráficos!

Não, por acaso não.

O que é que vocês têm nas vossas definições HDMI ?

RGB Completo ? Sim ou Não ?

Y Pb / Cb Pr / Cr Super-Branco ? Sim ou Não ?
 
eu tenho um monitor Samsung 2032bw e jogar gta é quase impraticável com tanto jaggie que aquilo manda

Porra, ou eu vejo muito mal ou tenho sorte com a Televisão.

Jogo num plasma Panasonic 42", à distancia de 2 metros e não vejo quase jaggies nenhuns. Um ou outro, aqui e ali.
Eu só me babo com os gráficos.

Os que têm este problema estão a ligar através um BOM cabo HDMI?
O monitor/tv é de boa qualidade?

Onde já vi mais jaggies foi na demo do GRID, mas apenas nos menus. E mesmo assim não são nada de especial. É só baixar um pouco o Sharpness da TV que ficam imperceptíveis.
 
eu tenho um monitor Samsung 2032bw e jogar gta é quase impraticável com tanto jaggie que aquilo manda

boas. eu tmb tenho esse monitor ligado com cabo dvi-hdmi e a imagem ta perfeita...ele ate detectou 1080p n sei como lol...mas a minha pergunta é...como é k jogas com som? :S ja tentei todas as maneiras e n consigo assim...
 
Back
Topo