Refresh's Rate em WinXP

SkyWalker

Power Member
Alguns já devem ter notado que em Windows XP, os refresh usados no ambiente de trabalho não são os mesmos de aplicações de OpenGL e Directed3D (FullScreen).
Por isso é que quando corremos GTA3 qualquer se seja a resolução o refresh é de 60hz verticais, o mesmo quando corremos Quake3 outravez os mesmos 60hz.

Bem tudo muito bem para quem tem monitores mais antigos e de 15" ou 17" CRT, mas para quem tem monitores de 19" ou 21" CRT a coisa muda de figura, pois os monitores recentes além de terem uma escala bastante alargada de resoluções por razões óbvias, só trabalham bem com refresh mais altos como 85hz, 100hz, 120hz. Ou seja se eu quizesse usar refresh's de 60hz bastava-me o MS-DOS, que em linha de comandos até dá mais 10hz ( 70hz), uma situação que se passou comigo é ke passados alguns minutos a correr Quake3 a 1024 - 60hz o monitor "dispara" sozinho e desmagntiza coisa que com o monitor em questão nunca aconteceu antes.

Nas versões 4x a nvidia lançou uma opção para fazer override aos refresh de Direct3D, assim manualmente podemos escolher para cada refresh a taxa que mais nos convier, mas isto foi só para o "desenrasca".

Se os os programadores da Microsoft, tivessem seguido mais de perto o Win98, os refresh de ambiente de trabalho seriam os mesmos das restantes aplicações sejam elas de Direct3D ou OpenGL.

Em Win98 sei exactamente onde mexer para cortar as resoluções que eu não quero que apareçam nas propriedades do monitor para eu selecionar bem como os referidos refresh's para cada uma delas.

Agora, a minha pergunta à 1.ª vista é simples:

Como é que eu faço para personalizar os refresh's rates de OpenGL e Directed 3D alterando chaves no Regedit ou por outro processo.
É que estou a 1 passo de mandar o meu Windows XP de volta para a microsoft a dizer:
" 60hz Não! Aprendam a fazer sistemas antes de os lançar cá para fora."

Só estou a usar WinXP por razões que me forçaram para a tal, pois preferia usar o 98 para os incovenientes que este sistema tem.
Já fiz todos os updates e nada, procurei possíveis soluções no site da Microsoft e outros e nada.

Bem pelo menos para kem tem ou teve estes problemas agradecia sujestões, ou possíveis formas de resolver o problema!

Não preciso de respostas óbvias, tipo muda para Linux!
Mas sim de possíveis soluções para este problema.
 
Thanks pelas dicas.

Eu não chamaria este problema de refresh's de Bug, mas de Omissão, pura e simplesmente nem ligaram ao caso, perderam mais tempo c/ promenores estéticos, e passados tantos meses nem nenhum update para resolver o problema, aposto que o próximo Windows, virá com o mesmo problema por resolver.

Há entretanto falaram-me destes dois utilitários ke server para forçar os refresh's:

RefreshForce
http://www.pagehosting.co.uk/rf/

e

http://www.sheep-design.de/com/index2.htm

Bem isto à partida dá para Windows 2000 e XP, ou não sejam eles "irmãos".

Se o Win98SE não tivesse tantos problemas de gestão recursos e memória, eu keria lá saber de XP e estética.
No que me toca, o 98SE foi o sistema que menos problemas me deu até hoje, tive uma máquina c/ este sistema durante 1 ano sem ter feito uma uníca reinstalação do sistema / formatação da partição, durante o qual devo ter instalado e desinstalado mais 500 ou 1000 aplicações, alterado e apagado um cem número de chaves de registo, e ainda à quem fale mal do Win98SE, já para não falar de desfragmentações semanais, às vezes até várias por semana.
Bem só tenho pena do Win98SE não ter sido corrigo e melhorado no que toca a gestão de recursos memória e outros pontos importantes, senão ainda seria o sistema de eleição de muitos utilizadores.
 
Nunca tiveste um 2000?

Tenho uma máquina com o 2000 desde que ele saiu, sem uma unica formatação, reinstalação, etc. ( e já levou com dezenas de drivers e programas )
Para mim, sem duvida o melhor sistema operativo da microsoft.

Fica bem.
 
Back
Topo