Registro de Domínio .pt

Oi pessoal, estou cá com uma dúvida que lendo os informativos sobre as regras de registro de domínios não conseguir entender.
Para ser contratar/requerer um domínio master (tipo .pt), pelo que entendi é necessário que o requerente seja uma empresa, legalmente constituída em Portugal, possuindo o MESMO NOME que o domínio a ser requerido, ou então, que seja possuidor de registro de marca (copyright) do nome desejado para domínio.
É isto mesmo?
Tenho interesse em requerer um domínio <nome-dominio>.pt bem como o dominio <nome-dominio>.com.pt, porém estou a depender deste entendimento, se tenho que esperar a montagem da empresa (estarei criando a empresa em breve), ou se já posso requerer desde já.
 
Tanto quanto sei, o registo de domínios [.pt] ia ser liberalizado a dia 1 de Maio de 2008. Muitos estavam ansiosos que tal acontecesse e embarcaram nas campanhas de pré-registo que alguns domain providers fizeram. O problema é que, pelos vistos, esta medida foi adiada por tempo indeterminado, portanto, os web developers que andam à procura de um domínio [.pt] ainda andam um pouco às cegas sobre a data em que finalmente os poderão ter. Eu li este documento --» http://www.fccn.pt/files/documents/...dc95ac31cbed=8498f22ddc9ae8f7535081bc632437a9 e não me pareceu que fizesse referência às tuas perguntas, mas podes sempre tentar lê-lo também. :)

www.dominios.pt disse:
Liberalização do Registo de Domínios .PT
A liberalização do registo de domínios .PT entra em vigor em 2008.
A data inicialmente agendada pela Entidade Reguladora para a liberalização do registo de domínios .PT foi o dia 1 de Maio de 2008. No entanto a liberalização foi adiada e até ao momento não é conhecida a data na qual a mesma irá ocorrer.
Após a liberalização será permitido a qualquer entidade registar qualquer domínio .PT.
A Domínios.pt disponibiliza desde já o pré-registo de domínios .PT pelo que poderá encomendar de imediato o seu domínio.
Poderá efectuar o pré-registo dos domínios .PT que gostaria de registar sem efectuar qualquer pagamento.
Isto é que te pode dar mais informações. Link --» http://www.dominios.pt/pre-register.aspx
 
Para se registar um dominio .PT necessitas que a Marca ou o nome da empresa (diminutivo) correspondam ao nome do dominio a pedir. No caso de marca o nome tem de ser exactamente igual.

Será solicitada documentação de comprovação.

Quanto à liberalização e os textos da dominios.pt, não passam de pura especulação de momento. Se alguma coisa acontecer só mesmo lá para Setembro/Outrubro.

Saudações
 
Eu pessoalmente acho esta modalidade de restrição de nomes de domínios .pt em Portugal "ÓTIMA". Evita abusos como o que ocorre nos EUA onde já é difícil se encontrar nomes de domínio disponível, pois pessoas registram centenas de nomes e depois colocan-nos a venda por alguns trocados a mais... ou seja, prejudica quem está querendo trabalhar sério!

Estarei vendo esta parte de abrir a empresa ao mesmo tempo que faço a requisição do domínio (.pt).

Como está a aceitação de domínios .com.pt ? Já está mais corrente o seu uso?
 
Boas

Eu posso estar um bocado enganado mas se fores ao DNS.pt encontras lá a regulamentação referente aos .pt e aos .com.pt e podes confirmar o que eu vou dizer abaixo.

No que diz respeito ao .pt podes regista-lo desde que já tenhas criado a empresa ou já tenhas feito o pedido do registo de marca e tenhas o certificado de que o fizeste. (caso entretanto o pedido seja negado acabas é por perder o registo do domínio)

No que diz respeito ao .com.pt podes faze-lo quando quiseres já que as regras não obrigam a qualquer um desses registos.

No entanto, e como disse acima dá um salto ao site do DNS.pt e consulta os regulamentos. Já que como compreensivelmente não deste detalhes acerca do domínio / empresa que vais registar não sei se o nome que pretendes não irá infringir alguma parte do regulamento
 
Para se registar um dominio .PT necessitas que a Marca ou o nome da empresa (diminutivo) correspondam ao nome do dominio a pedir. No caso de marca o nome tem de ser exactamente igual.

Será solicitada documentação de comprovação.

Quanto à liberalização e os textos da dominios.pt, não passam de pura especulação de momento. Se alguma coisa acontecer só mesmo lá para Setembro/Outrubro.

Saudações


Eu tenho muitas duvidas que as empresas cujas abreviaturas são SLQ e PHP (entre muitas outras) sejam mesmo empresas...
 
Boas,

Como eu estou um pouco desligado disto ... já é possível registar domínios .pt sem sermos titulares de empresas?

Já agora podem-me indicar um local onde possa registar o domínio (eu não quero alojamento, quero apenas registar o domínio ... para daqui a algum tempo o poder usar a nível profissional). Como não é nada de muito formal agradecia uns locais que fizessem preços baixos.

Cumps.
 
Iiii obrigada por esta informaçao! safaram-me algum tempo de pesquisa no google!
;)
popism.jpg
 
Boa noite pessoal.
Precisava da vossa ajuda.
Tenho um website hospedado num hostinger e actualmente está com um url grátis, tipo www.site.esy.es e registei um dominio no Amen que é algo do género www.site.pt.
Problema é como utilizar o dominio www.site.pt em vez do www.site.esy.es? Quais as possibilidades?
Já tentei usar os DNS do hostinger no amen, mas experei prai um dia e nada. Outra solução que tentei foi alterar o IP, na configuração de DNS na secção onde tinha nome "site.pt", tipo "A" e valor "192.168.01.0" troquei pelo IP do servidor onde está o site, mas nada.
Já agora como posso configurar no painel de dominio para aceitar pedidos tipo "site.pt" (sem o www)?

Cumprimentos.
 
Back
Topo