1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Registro de Domínio .pt

Discussão em 'Web Development' iniciada por toni vilhena, 26 de Junho de 2008. (Respostas: 10; Visualizações: 4303)

  1. Oi pessoal, estou cá com uma dúvida que lendo os informativos sobre as regras de registro de domínios não conseguir entender.
    Para ser contratar/requerer um domínio master (tipo .pt), pelo que entendi é necessário que o requerente seja uma empresa, legalmente constituída em Portugal, possuindo o MESMO NOME que o domínio a ser requerido, ou então, que seja possuidor de registro de marca (copyright) do nome desejado para domínio.
    É isto mesmo?
    Tenho interesse em requerer um domínio <nome-dominio>.pt bem como o dominio <nome-dominio>.com.pt, porém estou a depender deste entendimento, se tenho que esperar a montagem da empresa (estarei criando a empresa em breve), ou se já posso requerer desde já.
     
  2. Desumano

    Desumano Power Member

    Tanto quanto sei, o registo de domínios [.pt] ia ser liberalizado a dia 1 de Maio de 2008. Muitos estavam ansiosos que tal acontecesse e embarcaram nas campanhas de pré-registo que alguns domain providers fizeram. O problema é que, pelos vistos, esta medida foi adiada por tempo indeterminado, portanto, os web developers que andam à procura de um domínio [.pt] ainda andam um pouco às cegas sobre a data em que finalmente os poderão ter. Eu li este documento --» http://www.fccn.pt/files/documents/...dc95ac31cbed=8498f22ddc9ae8f7535081bc632437a9 e não me pareceu que fizesse referência às tuas perguntas, mas podes sempre tentar lê-lo também. :)

    Isto é que te pode dar mais informações. Link --» http://www.dominios.pt/pre-register.aspx
     
  3. Santo38

    Santo38 Power Member

    Para se registar um dominio .PT necessitas que a Marca ou o nome da empresa (diminutivo) correspondam ao nome do dominio a pedir. No caso de marca o nome tem de ser exactamente igual.

    Será solicitada documentação de comprovação.

    Quanto à liberalização e os textos da dominios.pt, não passam de pura especulação de momento. Se alguma coisa acontecer só mesmo lá para Setembro/Outrubro.

    Saudações
     
  4. Eu pessoalmente acho esta modalidade de restrição de nomes de domínios .pt em Portugal "ÓTIMA". Evita abusos como o que ocorre nos EUA onde já é difícil se encontrar nomes de domínio disponível, pois pessoas registram centenas de nomes e depois colocan-nos a venda por alguns trocados a mais... ou seja, prejudica quem está querendo trabalhar sério!

    Estarei vendo esta parte de abrir a empresa ao mesmo tempo que faço a requisição do domínio (.pt).

    Como está a aceitação de domínios .com.pt ? Já está mais corrente o seu uso?
     
  5. Triston

    Triston Aku Soku Zan SM

    Boas

    Eu posso estar um bocado enganado mas se fores ao DNS.pt encontras lá a regulamentação referente aos .pt e aos .com.pt e podes confirmar o que eu vou dizer abaixo.

    No que diz respeito ao .pt podes regista-lo desde que já tenhas criado a empresa ou já tenhas feito o pedido do registo de marca e tenhas o certificado de que o fizeste. (caso entretanto o pedido seja negado acabas é por perder o registo do domínio)

    No que diz respeito ao .com.pt podes faze-lo quando quiseres já que as regras não obrigam a qualquer um desses registos.

    No entanto, e como disse acima dá um salto ao site do DNS.pt e consulta os regulamentos. Já que como compreensivelmente não deste detalhes acerca do domínio / empresa que vais registar não sei se o nome que pretendes não irá infringir alguma parte do regulamento
     
  6. theforbidden1

    theforbidden1 Banido


    Eu tenho muitas duvidas que as empresas cujas abreviaturas são SLQ e PHP (entre muitas outras) sejam mesmo empresas...
     
  7. asturmas

    asturmas Power Member

    Sim estas correcto triston os .com.pt não necessitam de nada apenas não ser o nome uma marca ou empresa.
     
  8. cs.oyen

    cs.oyen Power Member

    Boas,

    Como eu estou um pouco desligado disto ... já é possível registar domínios .pt sem sermos titulares de empresas?

    Já agora podem-me indicar um local onde possa registar o domínio (eu não quero alojamento, quero apenas registar o domínio ... para daqui a algum tempo o poder usar a nível profissional). Como não é nada de muito formal agradecia uns locais que fizessem preços baixos.

    Cumps.
     
  9. anjo2

    anjo2 Power Member

  10. Iiii obrigada por esta informaçao! safaram-me algum tempo de pesquisa no google!
    ;) [​IMG]
     
  11. Ary_k

    Ary_k Power Member

    Boa noite pessoal.
    Precisava da vossa ajuda.
    Tenho um website hospedado num hostinger e actualmente está com um url grátis, tipo www.site.esy.es e registei um dominio no Amen que é algo do género www.site.pt.
    Problema é como utilizar o dominio www.site.pt em vez do www.site.esy.es? Quais as possibilidades?
    Já tentei usar os DNS do hostinger no amen, mas experei prai um dia e nada. Outra solução que tentei foi alterar o IP, na configuração de DNS na secção onde tinha nome "site.pt", tipo "A" e valor "192.168.01.0" troquei pelo IP do servidor onde está o site, mas nada.
    Já agora como posso configurar no painel de dominio para aceitar pedidos tipo "site.pt" (sem o www)?

    Cumprimentos.
     

Partilhar esta Página