1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Regulamentar uso de internet (app)

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por chight, 19 de Agosto de 2002. (Respostas: 5; Visualizações: 1236)

  1. chight

    chight Power Member

    Alguem conhece algum programa que dê por exemplo para regulamentar a utilização da internet numa empresa?

    Imaginemos este cenário:

    10 computadores ligados em rede.
    1 router adsl.

    A ideia era num dos computadores instalar um programa server, que controlasse o acesso dos outros computadores à internet, mas que não fizesse a partilha, ou seja os computadores acedem com o router fazendo de gateway, mas existia uma aplicação ( hidden) que bloqueava o acesso a determinadas horas do dia, determinados na aplicação servidora.

    Existe algum programa deste género? ( ou algo parecido que dê para contornar a situação? eu até tenho algumas ideias mas se existir alguma coisa mais simples que vocês conheçam avisem :) )

    Thanks
     
  2. WarLock

    WarLock Power Member

    portanto tu querias uma proxy

    hint hint
     
  3. chight

    chight Power Member

    não necessáriamente, aliás quero contornar isso mesmo, o controlo queria que fosse local. Ou seja a aplicação vai determinar no servidor se pode aceder e bloqueia ou desbloquia localmente o acesso ah net, mas o seu acesso continua a ser pela gateway do router sem haver proxy.
     
  4. WarLock

    WarLock Power Member

    pois


    repara estamos a falar de networking ... as tuas maquinas tem uma default gateway a apontar para o router, basicamente todo o trafego que nao pertença a gama de ip´s que estas a usar localmente e tudo enviado para o router, o trafego e directo e nao passa por aplicação nenhuma, basicamente ate podias instalar um browser qualquer inteligente e fazer restrições mas se abrirem uma janela de dos continuam a conseguir fazer ftp´s telnet etc.

    o que tu precisas é de uma aplicação central que controle o trafego, para isso claro que as maquinas tem de deixar de ter acesso directo ao exterior, para isso instalas uma proxy, consegues controlar os sites que se podem visitar, fazer controlo de downloads (cortar .exe e .jpg por exemplo) fazer restrições horarias por utilizador etc. qualquer empresa com uma rede moderna faz assim, mais para segurança a proxy nem sequer precisa de um ip publico pode ficar atraz de um router/firewall e sair por NAT.
     
  5. chight

    chight Power Member

    tenho pensado mm nisso, tem k ser mm com proxy, mas so n entendi este quote acima...

    será: o acesso ao exterior é feito por nat e isso eh transparente para a proxy? Ou seja posso colocar o proxy antes da máquina k faz o nat?

    Foi assim k entendi, mas corrige-me se estiver enganado.

    Básicamente o que vou fazer, eh meter uma máquina a fazer de proxy, e configurar as máquinas para usar esse proxy. So k nesse caso o router eh dispensável, pois no tal proxy tenho ligação ao exterior. Logo não preciso de NAT nenhum pk o proxy trata-me do assunto.
     
  6. WarLock

    WarLock Power Member

    a maquina onde esta o proxy instalado tem de ter ligação a internet, ou directa ou atraz de um router. eu por exemplo em casa tenho adsl com um router la ligado directamente por isso do router nunca me safo (podia instalar um modem adsl mas nao me intressa)
     

Partilhar esta Página