1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Relação Megapixel/Tamanho Impressao

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Flyer, 19 de Outubro de 2005. (Respostas: 15; Visualizações: 1970)

1. Flyer

Flyer Power Member

Hello ppl

Estou numa de imprimir algumas fotos em tamanho "gigante" no entanto n sei se n ficarão MTO pixelizadas.....

alguem tem ideia da relação da relação definiçao/tamanho? isto para tamanhos grandotes?

Thankx

2. zx-9r

zx-9r Power Member

nos sites de impressao, i.e. nomatica, fnac, etc teem essa tabela de relaçao

3. timber

timber Zwame Advisor

Isso é fácil de veres à mão
    Tipicamente considera-se 300 dpi como o ideal para a impressão
    300 pontos por polegada.
    Portanto vê quantos pontos (pixeis) tens e em quantas polegadas queres enfiar a foto
    Podes considerar algum upsampling (zoom digital...) para impressão fica bem

4. blastarr

blastarr Power Member

A partir de um certo tamanho (i.e., outdoors) não importa tanto que tenha a relação DPI acima citada, pois o cérebro humano, no limite da capacidade dos nossos olhos, "funde" os pontos mais pequenos, por causa da distância de visionamento e do tamanho do cartaz.

Nesses casos, não é fora do comum ver 150/200 DPI's.

5. Flyer

Flyer Power Member

ou seja...por exemplo uma foto de 4 megas ou seja tem 4 000 000 pixeis, sendo q tenho de ter 300 pixeis per inch daria um máximo teórico de 1300 polegadas?....mas isto é em comprimento..como tenho eu 2 dimensoes? (desculpa lá mas math n é a minha área favorita :D)

N encontrei nos sites q referis-te zx :(

Obrigado ;)

6. Flyer

Flyer Power Member

posso fazer 1inch=2,54cm....mas como preciso de 2 dimensoes penso num quadrado? de raiz quadrada de 2,54 de lado? ou seja, 1,59 por 1,59 é este o quadrado q eu tenho de pensar q deverá ter 300dpis. O prob é q pensando assim ainda fica maior o tamanho teoricamente máximo q a imagem pode ter... Estarei a pensar bem?

EDIT: ACABEI de encontrar no site nomatica zx ;) no entanto só vai até 20x30...ou seja A4 +-n...eu keria tipo A1 A2 A3 ...

Última edição: 19 de Outubro de 2005
  7. timber

timber Zwame Advisor

Um máquina de 6 Mpix por exemplo dá tipicamente à volta de 3000*2000
    Ou seja faz mais ou menos um 10" por 7" nativo ou seja (+/-) 25 cm por 18 cm
    E como o blastarr disse 300 dpi é uma impressão bastante exigente
    Com menos também fica bem

8. Flyer

Flyer Power Member

Obrigado

Epah mas n me dês o carapau :D ensina-me a pescá-lo ;) como raio faço as contitas ? ;)

Pelo q dizes uma máquina de 6Mpix consegue uma folhita A4...mas maior fica mal?... :'(

9. timber

timber Zwame Advisor

Então se cada pixel é um ponto e queres que cada polegada tenha 300 pontos se tens 3000 pontos consegues 10 polegadas
    Com 2000 pontos consegues 6,66 ..... 7 polegadas
    10 por 7
    Maior deve ficar bem. Muito maior é que não deve ficar grande coisa.
    Se por exemplo imprimires a 150 dpi já consegues o dobro do tamanho.
    E podes experimentar usar por exemplo o bicubic qq coisa do photoshop para 12 Mpix e ver se gostas dos resultados da impressoa. Ou como preferires.
    Ou podes tentar o Genuine Fractals (plug in pro PS) que também é bem considerado para isto.
    Como vez isto não é assim 100% cientifíco.

10. PassosDiasAguia

PassosDiasAguia Power Member

6 Mpix ~ 3000x2000 (3:2)

300 dpi = 300 pontos/1 polegada(=2,54 cm)

3000/300 = 10x2,54 = 25,4 cm

2000/300 ~ 6,67x2,54 ~ 16,9 cm

Um folha A4 tem 29,7x21(cm)

11. Flyer

Flyer Power Member

portanto...tendo como eu tenho...uma makineta de 4 Mpix (2272 x 1704 arredondando 2300x1700) e optando por uma impressao de digamos...200dpi.

200dpi por polegada, tenho 2300 dá para imprimir 11,5 inches 30cm +-
    tenho 1700 dá para imprimir 22 cm

Ou seja, ficará bem até 30 por 22cm...o q é um bocado abaixo do q eu precisava!

Vou tentar essas ferramentas, mas n entendo mto bem como é q elas podem aumentar os Mpix....ker dizer devem "aldrabar" a coisa :D

12. timber

timber Zwame Advisor

Fazem interpolação por diversos métodos.
    Interpolação é um processo tão simples como saberes
    que x=1 y=1, x=3 com y=3
    portanto deduzes que para x=2 y será igual a 2
    Claro que os algoritmos usados nesses programas são um bocado mais sofisticados. O problema também é um pouco mais complicado
    Mas sim basicamente estás a inventar informação. Por isso é que isto não resulta sempre e para qualquer tamanho.

13. impressão digital

Caro amigo,
    se estas a imprimir em grande formato, então tens que ter uma boa foto a nível de resolução. Se tirares uma foto a 6.0mp ai poderás imprimir um poster 70x100xm a 72dpi sem perder definição, daí pra cima terás que passar as imagens para 10% do tamanho e a 300dpi.
    Lembra-te o formato digital é o melhor para depois ampliares as tuas fotos.
    Abraço!

14. Miked

Miked Power Member

boas...à data da criação do post penso que ainda não havia máquinas com 6mb...

este post data de 19-10-2005!

cumps...

15. tarzone

tarzone Power Member

Havia pois! A minha Nikon D70 fez este Maio, 2 anos! :-)

16. Que mania que estes verdinhos têm de desenterrar threads ultimamente :lol:

E sim, já haviam maquinas de 10Mp na data de criação da thread (lembro-me de vir a falar duma sony com 10mp numa revista de fotografia dessa altura)

Partilhar esta Página