Relação Megapixel/Tamanho Impressao

Flyer

Power Member
Hello ppl


Estou numa de imprimir algumas fotos em tamanho "gigante" no entanto n sei se n ficarão MTO pixelizadas.....

alguem tem ideia da relação da relação definiçao/tamanho? isto para tamanhos grandotes?

Thankx
 
Isso é fácil de veres à mão
Tipicamente considera-se 300 dpi como o ideal para a impressão
300 pontos por polegada.
Portanto vê quantos pontos (pixeis) tens e em quantas polegadas queres enfiar a foto
Podes considerar algum upsampling (zoom digital...) para impressão fica bem
 
A partir de um certo tamanho (i.e., outdoors) não importa tanto que tenha a relação DPI acima citada, pois o cérebro humano, no limite da capacidade dos nossos olhos, "funde" os pontos mais pequenos, por causa da distância de visionamento e do tamanho do cartaz.

Nesses casos, não é fora do comum ver 150/200 DPI's.
 
ou seja...por exemplo uma foto de 4 megas ou seja tem 4 000 000 pixeis, sendo q tenho de ter 300 pixeis per inch daria um máximo teórico de 1300 polegadas?....mas isto é em comprimento..como tenho eu 2 dimensoes? (desculpa lá mas math n é a minha área favorita :D)

N encontrei nos sites q referis-te zx :(

Obrigado ;)
 
posso fazer 1inch=2,54cm....mas como preciso de 2 dimensoes penso num quadrado? de raiz quadrada de 2,54 de lado? ou seja, 1,59 por 1,59 é este o quadrado q eu tenho de pensar q deverá ter 300dpis. O prob é q pensando assim ainda fica maior o tamanho teoricamente máximo q a imagem pode ter... Estarei a pensar bem?

EDIT: ACABEI de encontrar no site nomatica zx ;) no entanto só vai até 20x30...ou seja A4 +-n...eu keria tipo A1 A2 A3 ...
 
Última edição:
Um máquina de 6 Mpix por exemplo dá tipicamente à volta de 3000*2000
Ou seja faz mais ou menos um 10" por 7" nativo ou seja (+/-) 25 cm por 18 cm
E como o blastarr disse 300 dpi é uma impressão bastante exigente
Com menos também fica bem
 
Obrigado

Epah mas n me dês o carapau :D ensina-me a pescá-lo ;) como raio faço as contitas ? ;)

Pelo q dizes uma máquina de 6Mpix consegue uma folhita A4...mas maior fica mal?... :'(
 
Então se cada pixel é um ponto e queres que cada polegada tenha 300 pontos se tens 3000 pontos consegues 10 polegadas
Com 2000 pontos consegues 6,66 ..... 7 polegadas
10 por 7
Maior deve ficar bem. Muito maior é que não deve ficar grande coisa.
Se por exemplo imprimires a 150 dpi já consegues o dobro do tamanho.
E podes experimentar usar por exemplo o bicubic qq coisa do photoshop para 12 Mpix e ver se gostas dos resultados da impressoa. Ou como preferires.
Ou podes tentar o Genuine Fractals (plug in pro PS) que também é bem considerado para isto.
Como vez isto não é assim 100% cientifíco.
 
Flyer disse:
Obrigado

Epah mas n me dês o carapau :D ensina-me a pescá-lo ;) como raio faço as contitas ? ;)

Pelo q dizes uma máquina de 6Mpix consegue uma folhita A4...mas maior fica mal?... :'(


6 Mpix ~ 3000x2000 (3:2)

300 dpi = 300 pontos/1 polegada(=2,54 cm)

3000/300 = 10x2,54 = 25,4 cm

2000/300 ~ 6,67x2,54 ~ 16,9 cm


Um folha A4 tem 29,7x21(cm)
 
portanto...tendo como eu tenho...uma makineta de 4 Mpix (2272 x 1704 arredondando 2300x1700) e optando por uma impressao de digamos...200dpi.

200dpi por polegada, tenho 2300 dá para imprimir 11,5 inches 30cm +-
tenho 1700 dá para imprimir 22 cm

Ou seja, ficará bem até 30 por 22cm...o q é um bocado abaixo do q eu precisava!

Vou tentar essas ferramentas, mas n entendo mto bem como é q elas podem aumentar os Mpix....ker dizer devem "aldrabar" a coisa :D
 
Fazem interpolação por diversos métodos.
Interpolação é um processo tão simples como saberes
que x=1 y=1, x=3 com y=3
portanto deduzes que para x=2 y será igual a 2
Claro que os algoritmos usados nesses programas são um bocado mais sofisticados. O problema também é um pouco mais complicado
Mas sim basicamente estás a inventar informação. Por isso é que isto não resulta sempre e para qualquer tamanho.
 
impressão digital

Flyer disse:
Hello ppl


Estou numa de imprimir algumas fotos em tamanho "gigante" no entanto n sei se n ficarão MTO pixelizadas.....

alguem tem ideia da relação da relação definiçao/tamanho? isto para tamanhos grandotes?

Thankx

Caro amigo,
se estas a imprimir em grande formato, então tens que ter uma boa foto a nível de resolução. Se tirares uma foto a 6.0mp ai poderás imprimir um poster 70x100xm a 72dpi sem perder definição, daí pra cima terás que passar as imagens para 10% do tamanho e a 300dpi.
Lembra-te o formato digital é o melhor para depois ampliares as tuas fotos.
Abraço!
 
pesc disse:
Caro amigo,
se estas a imprimir em grande formato, então tens que ter uma boa foto a nível de resolução. Se tirares uma foto a 6.0mp ai poderás imprimir um poster 70x100xm a 72dpi sem perder definição, daí pra cima terás que passar as imagens para 10% do tamanho e a 300dpi.
Lembra-te o formato digital é o melhor para depois ampliares as tuas fotos.
Abraço!

boas...à data da criação do post penso que ainda não havia máquinas com 6mb...

este post data de 19-10-2005!

cumps...
 
Que mania que estes verdinhos têm de desenterrar threads ultimamente :lol:

E sim, já haviam maquinas de 10Mp na data de criação da thread (lembro-me de vir a falar duma sony com 10mp numa revista de fotografia dessa altura)
 
Back
Topo