Reobus [O que esperam dele] fazer Home Made.

scuffer

Membro
BOAS PPL!!

Bem o ppl andava ai com o "bichinho" de fazer os seus rheobus.. ja vi montes deles e os principais problemas dos "Home Made" q tenho visto é q nao chegam aos 12V no caso dos que tem potenciometros regulaveis..

Bem eu puz m agora tb a kerer fazer um.. mas surguem umas duvidas em relação aos q se vendem..

os rheobus q andam ai a venda dao mm os 12V?!

tive a fazer os eskemas e a esperimentar umas opçoes e o melhor q tenho sao 11,64V numa linha a 12,00V ker dizer uma perda de +/- 0,4V..

Agora pedia q kem tem o seu reobus comprado q medisse a tensao na linha e ao terminais da fan!
e posta-se.. pra ver se o rendimento é mm 100% (o q pessoalmente nao acredito)..

e tb que medissem em Volts AC..
pq axo q alguns reobus sao em PWM.. como o que estou a desenvolver.. Razz

Querem esquemas?

WHO TO?

o circuito é simples.. so n posto agora q estou no trabalho.. Razz
outra perg:

no que procuram num reobus?

Potencia por canal?
Numeros de canais?
Possibilidade de desligar as fans?
Voltagem minima?

jiro.. acrescentei a possibilidade de desligar as fans, mas!! com um botao de pressao.. Razz é mais divertido.. Razz

Fico a espera das vossas repostas..
 
Heyas all..

scuffer disse:
BOAS PPL!!

Bem o ppl andava ai com o "bichinho" de fazer os seus rheobus.. ja vi montes deles e os principais problemas dos "Home Made" q tenho visto é q nao chegam aos 12V no caso dos que tem potenciometros regulaveis..

Se usarem um reóstato em vez de um potenciómetro é capaz de chegar aos 12V não? Chamo-lhe reóstato porque é preciso que ele aguente com a potência dissipada no potenciómetro...

scuffer disse:
Bem eu puz m agora tb a kerer fazer um.. mas surguem umas duvidas em relação aos q se vendem..

os rheobus q andam ai a venda dao mm os 12V?!

Supostamente não devem dar...eles devem utilizar um LM3XX para controlar a saída, a não ser que usem compensação do circuito (podes ver uma discussão sobre isso aqui )


scuffer disse:
tive a fazer os eskemas e a esperimentar umas opçoes e o melhor q tenho sao 11,64V numa linha a 12,00V ker dizer uma perda de +/- 0,4V..

Fizes-te a simulação num programa qq não foi?? Eu quando fiz a simulação do meu (no PSpice), também me estavam a dar valores à volta disso...depois de montado, perdi mais...tenho cerca de 11.05V ou 11V...é assim uma coisa...

scuffer disse:
Agora pedia q kem tem o seu reobus comprado q medisse a tensao na linha e ao terminais da fan!
e posta-se.. pra ver se o rendimento é mm 100% (o q pessoalmente nao acredito)..

e tb que medissem em Volts AC..
pq axo q alguns reobus sao em PWM.. como o que estou a desenvolver.. Razz

Nisto já não te posso ajudar...


scuffer disse:
Querem esquemas?

WHO TO?

o circuito é simples.. so n posto agora q estou no trabalho.. Razz

Pelo menos eu quero...e o how too ;) também...dá sempre jeito aprender mais qq coisita...

scuffer disse:
outra perg:

no que procuram num reobus?

Potencia por canal?
Numeros de canais?
Possibilidade de desligar as fans?
Voltagem minima?

1º - Eu fiz o meu, porque precisava de um controlador que fosse capaz de dissipar xx W (já não me lembro quanto é..) por causa da tornado de 80mm...visto que a tornado ainda papa bastante corrente, precisava de algo que aguentasse bem...

2º - Fiz o meu também porque só precisava de um canal...

3º - Por acaso não precisava, mas o botão que comprei tem 3 posições, se calhar não foi a melhor coisa que fiz..(a velha uma vez a aspirar a torre, desligou-a sem querer...resultado, a correr emule, folding, e HL2, a temp foi até aos 90º C e depois breakou...pormenores...)

4º - Bem, aqui não tinha grande opção, o que desse dava...e até agora tem servido, além disso como tenho o botão de 3 posições, tenho uma posição que é regulada pelo potenciómetro, outra em que está parada, e outra ligada directamente á linha dos 12V...

scuffer disse:
jiro.. acrescentei a possibilidade de desligar as fans, mas!! com um botao de pressao.. Razz é mais divertido.. Razz

Interessante....depois põe aqui o esquema...que quero ver como é essa do botão de pressão...até podia substituir o de 3 posições por um de pressão...(mas não para desligar...apenas para trocar entre os 12V e o controlo por potenciómetro..)

Hasta all [[[]]]

PS: btw..o que raio é Razz??? lol
 
Última edição:
Boas..

Supostamente não devem dar...eles devem utilizar um LM3XX para controlar a saída, a não ser que usem compensação do circuito (podes ver uma discussão sobre isso aqui )

poix ai ele n apostaram a solução.. caso a tenham feito..

Fizes-te a simulação num programa qq não foi?? Eu quando fiz a simulação do meu (no PSpice), também me estavam a dar valores à volta disso...depois de montado, perdi mais...tenho cerca de 11.05V ou 11V...é assim uma coisa...

Por acaso foi mm feito com breadboard e uma fan empenada.. :P nos programas de simulação n consigo meter os ampops a funcionarem.. ja tentei com o Circuit Maker e Multisim.. Agora tou a sacar da mula o PSpice que referist pra tentar outra x..

Mas medido com o multimetro, ajustei mm a fonte pra ter os 2 zeros nos 12,00Volts.. Razz

Interessante....depois põe aqui o esquema...que quero ver como é essa do botão de pressão...

pst_rheobus-schematic-a.jpg


Tens ai.. o eskema.. pra qualker duvida fsbp aka ScuFfer..

PS: btw..o que raio é Razz??? lol

Sabes quando o parafuso começa a precisar de umas voltinhas pra esta cabexa ficar no sitio? é +/- um :P mas em Razz..

Pelo eskema percebes que é 2 ampops a fazer um "dente de serra" e o outro como comparador.. o 4º ampop esta como buffer so pra serem usados todos os ampops (4 no total) do IC.. eu fiz eske eskema baseado num site mas tenho feito alterações pros mais comuns componentes.. tipo o 2n2222 é mt usado por americanos enquanto cá (digo só pela minha esperiencia de escola) é mais comum usarmos um BDxxx..

tb pra alterar é só preciso ter em atenção as correntes Base-Emissor já que o transistor esta a trabalhar em Corte e Saturação..

Corrijam me se estou enganado.. mas do q m lembro da escolinha é isto..
(xxxiiiiiiii pareço um velho a falar.. Razz)

Agora outra coisa:

O teu tornado papa quanto de corrente?

Eu vou fazer o reobus com controle de 2 fan mas com ligaçoes pra 4..
ja que a minha caixa é uma Super Flower da pra meter 2 ha frente e 2 a traz de 80mm e tava a pensar meter as 4 noisebloker S2..
dai axo que faxo canais pra 0,5 Amperes o que com o 2n2222 dava a vontad.. pelo datasheet akilo aguenta 800mA, por isso posso por um transistor mais frakinho..

canais.. deixa ver.. cada canal consome um LM324 e meio flip-flop.. por isso
com 2 LM324 e um 4013 tinhamos controlo de 2fans.. pessoalmente axo que vale apena porque axo que o rendimento de 11,6Volts compensa.. tendo em conta os 10Volts do LM3XX.. e em questaos de moding é outro extra.. ja que se aumentarmos o condensador para 2uF e maixarmos a resistencia ao minimo podemos ver os pulsos na FAN.. e ligar tb uns ledzinhos.. Razz

Que opçoes é q criao ver incluidas?

eu daki a 1 semana vou começar a fazer a placa do circuito pra nao usar akelas com buracos.. axo q isso fica mt mal num pc..
 
Última edição:
Bem tive a ver Transistores.. e.. (bem la vou ter de ir a total electronica) vou meter e recomendo assim:

o transistor que esta ligado a fan meter um BC639..
agora pq?! Corrente de Colector 1 Ampere.. em caixa to-92 (caixinha pequena pra kem nao sabe), axo q estava perfeito.. mas fikei com duvidas em relação ao Hfe.. kem perceber de electronica que me lembre.. :P se dah.. mas pelo que me lembro deve dar.. depoix experimento..

e o outro transistor.. trocar por BC549 ou BC557B..
Pq? corrente 100mA chega e sobra.. é um transistor comum.. e n precisamos de mais no sitio q ele esta.. claro esta tb caixa to-92..

ok, caixa to-92 é esta:
pst_to-92.jpg


Bem acrescentei outro LED de modo a podermos usar um led bicolor, eu tava a pensar usar o tipico ledbicor verde/vermelho pra indicar se a fan estava ligada (verde) ou desligada (vermelho).. mas sp podem so meter um led.. Azul.. ou como a vossa caixa fike bem..

aki esta o novo schematic:

pst_rheobus-schematic-b.jpg


ja agora as fans da noisebloker tens conta rotaçoes? é q se tiver tb vou tentar meter isso... :P
 
Última edição:
Bem.. desculpem la o problema que houve com as imagens..
Bem.. Mais outra Review e tirei coisas q estavam a mais..
e fica aki ja a ultima versao.. ker dizer..
pst_rheobus-schematic-c.jpg

axo q consigo ter um rendimento de 99,99%..
mas primeiro vou ver se é fiavel, tanto financeiramente como electronicamente..
pelas minhas contas isto ficou em menos de 2Euros.. tentem lah isso!!! :P
Ha!! ja comprei as as noisebloker.. pelo que em PWM nao da para ler o valor de rpm's.. tive a ver como funcionava no osciloscopio e só funcionava usando um microcontrolador.. que vai ser o meu proximo rheobus.. :P mas mm assim com as noisebloker tou a ter uma perda de 120mV em 12,00V :D o que é mt bom!!!
 
Última edição:
Back
Topo