Resoluções 1080p?

Lipos

Power Member
Descobri hoje de tarde, que muitos dos filmes que tenho em 1080p não têm uma resolução de 1920*1080, que é pelo que sei, a resolução nativa de 1080p. Muitos têm a resolução de 1920*920 ou mesmo 1920*800 ou *816. O problema é que depois ao ver na televisão e se não fizermos zoom, ficam barras em cima e em baixo, muito pequenas por acaso. A minha pergunta é se os Blue-rays (a source do rip) já têm esta resolução (previamente definida pelo produtor) ou se é o encoder, que faz o encode do filme, é que põem em 1920*816?
 
Descobri hoje de tarde, que muitos dos filmes que tenho em 1080p não têm uma resolução de 1920*1080, que é pelo que sei, a resolução nativa de 1080p. Muitos têm a resolução de 1920*920 ou mesmo 1920*800 ou *816. O problema é que depois ao ver na televisão e se não fizermos zoom, ficam barras em cima e em baixo, muito pequenas por acaso. A minha pergunta é se os Blue-rays (a source do rip) já têm esta resolução (previamente definida pelo produtor) ou se é o encoder, que faz o encode do filme, é que põem em 1920*816?

1080p quer dizer que tem 1920px de resolução horizontal. A vertical varia consoante o ascpect ratio escolhido pelo realizador do filme. No cinema é normal veres filmes em 21:9, daí veres as barras na tv e fazer zoom é estragar a imagem original.
 
realmente...eu por acaso nao faco zoom...mas se ha coisa que me irrita num filme, é as barras pretas em cima e em baixo... :rolleyes:
 
Desculpem, mas tenho que corrigir a informação acima, 1080 é a resolução vertical, sendo 1080i (entrelaçada) e 1080p (progressiva).

As barras negras aparecem precisamente quando os vídeos não atingem a tal resolução de 1080 linhas verticais.

Zee
 
Desculpem, mas tenho que corrigir a informação acima, 1080 é a resolução vertical, sendo 1080i (entrelaçada) e 1080p (progressiva).

As barras negras aparecem precisamente quando os vídeos não atingem a tal resolução de 1080 linhas verticais.

Zee

Sim, 1080 é a resolução vertical mas que pode não ser cumprida. O que é sempre igual no formato 1080 é precisamente a resolução horizontal 1920.
 
Ver filmes com barras pretas é coisa que tambem não me agrada. O que faço é exprimentar os vários formatos (auto, 16:9, just, etc) que o plasma me dá, e se puder ver em ecrã completo sem perder muito em qualidade de imagem é isso que faço. Cada filme é um caso.
 
não duvido das tuas palavras, mas realmente é uma coisa estranha

Não é nada estranho. FullHD "normal" é 1920x1080. Mas o AR faz variar o vertical para baixo dos 1080, conforme o "gosto" do realizador. Nos 720p é igual, o horzintal é sempre 1280 e o vertical varia. Normalmente é 1280x720.
 
Eu tenho uma samsung 40'A656, quando ligo o media center.....nunca preenche o ecra todo....seja qual for a resolução.....e não percebo porque !!! Alguem me consegue resolver este problema!!!
 
Eu tenho uma samsung 40'A656, quando ligo o media center.....nunca preenche o ecra todo....seja qual for a resolução.....e não percebo porque !!! Alguem me consegue resolver este problema!!!

Como assim? Na rtp por exemplo, preenche verticalmente mas fica com barras de lado, é isso?
 
nao.....apenas quando fica com a imagem do pc!
tenho que ir a scaling option no catalyst para ficar bem bem!!!
Mas axo que nao deveria......nao sei!!!!!lol
 
nao.....apenas quando fica com a imagem do pc!
tenho que ir a scaling option no catalyst para ficar bem bem!!!
Mas axo que nao deveria......nao sei!!!!!lol

Boas

Por acaso tenho o mesmo "problema" com o meu HTPC e a minha tv Philips. Basicamente quando liguei pela primeira vez o HTPC por HDMI à TV (em FULL HD), a imagem ficava centrada, mas não ocupava a àrea toda. No entanto lá descobri no Catalyst, que o "gajo" estava a fazer scalling (0.8 x salvo erro). Mudei para 1x e ficou tudo ok, e não precisei de voltar a fazer isso.

PS Tenho o HTPC com o Windows 7 com gráfica ATI 4670 ligado a tv Philips 42PFL5603D por HDMI.

Abs
XiriX
 
Back
Topo