[Resolvido] Drivers para disco IDE?

nunovski

I'm cool cuz I Fold
Boas, vou hoje formatar o PC, e tenho 2 discos: um Maxtor SATA e um Seagate já mais antigo IDE. Se bem me lembro, o setup do Windows XP não reconhecia o IDE, era preciso introduzir uma disquete com drivers. A MB é uma Asus P5B SE, e o Windows vai ser instalado no Maxtor.
Preciso de alguma disquete com drivers, ou o setup reconhece logo o Maxtor, e o IDE é reconhecido após a instalação?
 
Última edição:
EDIT:
A resposta abaixo está correcta, eu percebi mal a questão. sory :(
 
Última edição:
Ora, olhando para as especificações da Board (e uma olhadela para o manual), vemos que:

Southbridge
- 4 x porta SATA 3Gb/s
Controladora PATA e SATA JMicron® JMB363
- 1 x UltraDMA 133/100/66 para 2 dispositivos PATA
- 1 x Porta SATA 3Gb/s Interna
- 1 x Porta SATA Externa 3Gb/s (SATA On-the-Go)
- Suporta SATA RAID 0, 1 e JBOD (1x SATA Externa & 1x SATA Interna)​

Ou seja, a MB reconhece nativamente 4 portas SATA (SATA1 a SATA4) através da Southbridge, pelo que não terá problemas em reconhecer o teu Maxtor sem o auxílio de disquetes de instalação.​

Precisa sim de 1 controlador adicional (JMicron® JMB363) para as portas IDE e para a SATA externa.​

Sendo assim, o que fazer?​

A maneira mais fácil é:​

1 - Ligas o teu Maxtor a uma das portas SATA (SATA1 a SATA4, escolhe, mas pelo sim pelo não liga na SATA1);
2 - Instala o Windows no teu Maxtor;
3 - Já com o Windows instalado, instala o driver JMicron® JMB363 (podes encontrá-lo no CD da Motherboard). De seguida, instala o teu Seagate e pronto! O sistema imediatamente o reconhece. Não te esqueças de instalar todos os outros drivers da motherboard e do resto do teu sistema.​

É o esquema que uso com a minha P5DG1-VM (que tem um controlador parecido, o ITE IDE que controla 2 portas IDE e não é reconhecido pelo Windows), e tem resultado sempre!​
 
Última edição:
Obrigado pela resposta. No entanto, o Windows acabadinho de instalar, sem drivers nenhuns, reconheceu o meu IDE. Menos mal ;)
Já instalei, mesmo assim, o driver JMicron JMB36x que vinha no CD da board, juntamente com drivers da gráfica e etc.
 
Back
Topo