1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Resolvido] GtkPSproc ! Impressão dupla face!

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por InforMed, 12 de Novembro de 2007. (Respostas: 33; Visualizações: 1816)

1. InforMed

InforMed Power Member

Olá a todos!

Estou a usar o Ubuntu Gutsy!

Eu gostava de imprimir nas duas faces da folha... Encontrei este software http://www.rastersoft.com/gtkpsproc.html , que me permite emular impressão dupla face numa impressora!

Eu consegui instalar a app, mas quando vou para imprimir ela não grava as configurações da impressão, logo não consigo imprimir correctamente! Li na página que usa a biblioteca Elektra para guardar a configuração... biblioteca essa que não consigo encontrar para ubuntu!

Tentei editar o ficheiro ~/.gtkpsproc que penso ser o ficheiro da configuração, mas não sei o que colocar lá!

Alguém já instalou este software? Pode enviar-me o ficheiro para eu ver a estrutura e tentar editar manualmente?

Alguma outra ideia? Aceitam-se sugestões! :)

Precisava mesmo desta função... algo que em xp vem com a driver da impressora e a que me habituei... além de que poupo papel... E eu imprimo imenso!

Obrigado desde já!

Última edição: 13 de Novembro de 2007
  2. slack_guy

slack_guy Power Member

Qual é a impressora?

3. InforMed

InforMed Power Member

4. InforMed

InforMed Power Member

É hp deskjet 5550 e não laserjet!

Desde já obrigado pelo teu interesse em ajudar!

5. slack_guy

slack_guy Power Member

6. InforMed

InforMed Power Member

Eu tenho a opção duplex mas o que isso faz é imprimir em dupla face quando há um acessório duplex.... O que eu queria era emular isso... ou seja: primeiro imprime as páginas pares, depois eu meto novamente as folhas e imprime as impares...

Foi aqui que encontrei esse programa https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/libgnomeprintui/+bug/56444

onde muita gente discute que isso já devia ter sido colocado no gutsy... pelo menos desde o dapper que eu e muitos outros andamos a pedir isto! Agora encontrei esse app, mas estou com o problema que descrevi!

7. slack_guy

slack_guy Power Member

AH!! entendi-te!! Não tens o acessório! :-) Pensei que o problema estava na configuração da impressora.

Olha, eu uso o Gtk-LP e não tenho problemas. Quanto ao programa que falas, sorry, não faço ideia de como funciona.

EDIT:
    deves é estar à procura de um programa que te diga: "OK, já imprimi as páginas ímpares, agora vira as páginas para eu imprimir as pares".
    Se é isso, desconheço em absoluto - gosto mais que o computador faça o que eu quero e não que me diga para fazer o que ele quer :-)

Última edição: 12 de Novembro de 2007
  8. InforMed

InforMed Power Member

E com o Gtk-LP consigo fazer o que pretendo???

9. slack_guy

slack_guy Power Member

Se o que pretendes é o que escrevi (vê o EDIT) na mensagem anterior, não. O Gtk-Lp não te pede nada (pelo menos que eu saiba...)

10. LinuxWarrior

LinuxWarrior Power Member

Usa uma qualquer aplicação do KDE que isso vem como opção por defeito no interface de impressão.
    Uso isso ja há muito tempo e recomendo....

11. InforMed

InforMed Power Member

Pois mas eu estou a usar gnome! E gostava mesmo de usar isso principalmente no OpenOffice e no Evince! Mas podes explicar melhor isso do Kde?

12. LinuxWarrior

instala o openoffice-kde e o kpdf se for para veres pdf's...

13. slack_guy

slack_guy Power Member

Pois :-) também fiquei curioso. Não vejo essa opção em lado nenhum no KPDF, por exemplo.

EDIT:
    O que eu vejo é: [​IMG]

14. InforMed

InforMed Power Member

Eu também não encontro essa opção em lado nenhum!!! O que posso fazer é imprimir manualmente as impares e depois as pares invertidas.... mas isso para cada trabalho.... tendo em conta que imprimo muito parece-me bastante chato!

E já agora pessoal... tentem instalar o software que referi no inicio... pode ser que consigam algo mais que eu e sempre fico a saber se o problema é aqui no pc!

15. LinuxWarrior

sorry... eu pensei que era isso que pretendias, imprimir impares... virar e imprimir pares...

16. InforMed

InforMed Power Member

Eu queria isso mas automático! Será que ninguém está disposto a tentar instalar o GtkPSproc??

Já agora! Enviei um e-mail ao programador do software... Vamos ver se responde!

17. slack_guy

slack_guy Power Member

O PSUtils serve (também) para isso. Agora, como fazer, desconheço.
    Código:
    $ man pstops

sorry, parece-me que esse programa precisa da bliblioteca Elektra e do GNOME e eu não estou para me meter nisso.

18. InforMed

InforMed Power Member

Agradeço a todos os que poderem ajudar... eu para já vou imprimir aqui umas coisas... vou gastar mais folhas e o ambiente não merece! :)

Vou continuar a minha pesquisa e algum dia isto há-de ser implementado no linux!

PS- No ubuntuforums nem me ligam! :)

19. slack_guy

slack_guy Power Member

Hum?? Só porque não tens um programa que te diz "vira as folhas" não imprimes frente e verso?

Quem sabe, até podes ser tu a fazê-lo. :-)
    Se tens o PSUtils, é uma questão de carolice. Eu não tenho tempo, mas pelo que li do man[ual] não me parece nada do outro mundo. Mas lá está... demasiado trabalho só para dizer para virar as folhas.

Partilhar esta Página