[resolvido,mas tenho nova questão]Ajuda para Detectar Avaria

chick3n

Power Member
Boas,
há dias desliguei o pc normalmente e mais tarde quando o fui ligar estava "morto"!
como 1º passo decidi testar outra fonte (o que tem estado a ser dificil de conseguir emprestado),
hoje consegui fazê-lo, mas a máquina não se aguentava ligada... arrancava e parava não totalmente, arrancando de novo; isto uma e outra vez até desligar e ficar um pouco sem conseguir ligar de novo.
segui os passos nas avarias comuns, ligava-o apenas com o cpu, cooler, 1 dimm de ram (alternadamente e nos 2 canais) e fazia sempre a mesma coisa: pára arranca pára arranca até desligar. por vezes a mobo dava os 3 bips.
desta vez até fazia um certo ruido tipo metalico ou "fritadeira", mas infelizmente não percebi se era na fonte, mas penso que era no cpu.
Tanta tentativa fiz, fui ligando a grafica, disco, drives, fans, ram, que ao fim de tantas vezes já aguentava ligado.
mas ligado, sem dar o bip inicial, ir à bios e iniciar! nada no ecrã!
quase nem rodava o disco, barulho que é perceptivel no arranque.
umas vezes faz o pára arranca; outras vezes fica ligado mas sem produzir nada, apenas rodando o cooler do cpu e acelerando.
Tou sem ideias...

  • a minha fonte era de 500w, esta é oem 300w bem usada, será que não se aguenta? causa pouco provável talvez, mas gostava de testar outra.
  • se a mobo estivesse estragada chegava a arrancar por vezes e apitar?
  • quais os sintomas se for o cpu?
  • se fosse o disco não interferia nada e ia pelo menos à bios?
precisava mesmo de ideias e de relatos de experiências próprias, pois não sei o que está avariado, pelo comportamento não consigo detectar e não sei o que é suposto acontecer quando é "x" ou "y" que avariou... estou a poupar para comprar outro, mas preciso de detectar esta avaria para o arranjar e desenrascar por enquanto; e não posso ir comprar uma mobo ou cpu à toa sem saber o que é realmente!
agardeço toda a ajuda e opiniões, obrigado.
 
Última edição:
essa fonte de 300W é curta.
que faz o pc so com o CPU e grafica ligados, apita ? ( exclui os discos , drives dvd e perifericos )
que faz o pc so com o CPU e ram ligados, apita ?
que faz o pc so com o CPU , ram e grafica ligados, arranca ?
 
Tudo indica que será da fonte.


  • se a mobo estivesse estragada chegava a arrancar por vezes e apitar?
É possivel.

  • quais os sintomas se for o cpu?
CPU normalmente nem dá imagem.

  • se fosse o disco não interferia nada e ia pelo menos à bios?
Não experimentaste com o disco desligado?
 
É um pouco dificil de explicar...
Ao que parece, faça a combinação que fizer de coisas ligadas o desempenho é sempre o mesmo...
não consegui identificar os apitos porque se desligava a meio mas pareciam-me ser 4...
agora por vezes mantém-se ligado, mas sem imagem e sem o bip inicial.
já entrou 2 vezes na bios, fez o check "1024mb ram ok"; "atapi cd rom" e desliga imagem.
por vezes mantém-se a trabalhar mas em aparecer nada até o desligar, por outras desliga-se sozinho.
acham que já posso excluir alguma avaria?
dava mesmo jeito era testar outra fonte...
 
Resolvido, a fonte que experimentei anteriormente devia ser insuficiente;
experimentei hj uma de 500w e a máquina bufou logo...
Como já tinha estragado uma e esta apenas durou 7meses (tenho de falar para a leiritrónica a ver se tem garantia ou isso), será que tenho algo a prejudicar no pc?
Sempre usei ups.
antes usava uma mustek 650va/390w, agora estou a usar uma apc cs 350va/210w.
será que a fonte berrou por estar a alimentar o pc com esta ups?
ou seja, será que é aconselhado (ou sequer permitido) ter esta ups de 210w ligada ao pc que tem uma fonte de 500w, ao router, ao lcd 17'' (brevemente um de 22'')??
 
Última edição:
210W é pouco para esse PC+periféricos. Se o PC consumir 130W, o LCD 40 e o router (transformador) 10W, ficas com 180W, o que é 85% da 'capacidade' da UPS. Ou seja, não tens grande margem de segurança. Além disso, aqueles 130W podem ser um pouco mais, é difícil saber o valor máximo exacto, mas anda por ali.

Já agora, fontes de 500W há muitas. Já fontes de qualidade/fiabilidade de 500W, é preciso conhecer ou ser bem aconselhado na loja (ou a loja vender).
 
Última edição:
210W é pouco para esse PC+periféricos. Se o PC consumir 130W, o LCD 40 e o router (transformador) 10W, ficas com 180W, o que é 85% da 'capacidade' da UPS. Ou seja, não tens grande margem de segurança.
Ok, eu também acho pouco... Mas a minha dúvida é se essa situação é prejudicial para o pc ou se apenas limita o desempenho da ups em caso de funcionamento a bateria?
Digamos que o conjunto de coisas ligadas à ups consome 250w e assim sendo excede diariamente a potência dela (por vezes fica a semana ou+ ligado).
Será que estou a prejudicar o pc ou até exista o risco de sobrecarregar a ups e ir o conjunto todo à vida?
Uma pessoa disse-me que esta utilização apenas limitava o tempo que conseguiria estar em bateria (pq não iria aguentar o consumo), mas como em curto espaço de tempo avariou-se o monitor e agora a fonte, já não sei se não estará tudo relacionado...
 
Back
Topo