[Resolvido]transistors??

_flash_

Power Member
boa noite

estou neste momento a fazer um projecto parecido com o projecto de um user deste fórum, um carro RC controlado por porta paralela, ja terminei a parte de programação, que testei apenas com leds, agora chega a parte da electrónica, a minha duvida é como escolher os transistors que vão fechar o circuito dos "interruptores" do comando do RC, basta chegar à loja e pedir dizerdo as voltagens ou é necessário mais algum dado??

obrigado

cumprimentos
 
Última edição:
Isso eu não te posso responder, o projecto é teu e eu nao sei que esquemas estás a usar.
Mas tu estás a pensar fazer os esquemas dos circuitos, ou já os tens? Porque se estás a pensar fazer os esquemas, isso já requer alguns conhecimentos de electronica.
 
Isso eu não te posso responder, o projecto é teu e eu nao sei que esquemas estás a usar.
Mas tu estás a pensar fazer os esquemas dos circuitos, ou já os tens? Porque se estás a pensar fazer os esquemas, isso já requer alguns conhecimentos de electronica.


O projecto é bastante simples em temos de electronica, tou ter uma porta paralela a controlar o comando que por sua vez controla o carro, o que vou fazer é apenas substituir os maniplos manuais do comando por transistors que fecham o circuito quando a voltagem do pino é de aproximadamente 5V(faz com que o carro ande, ou vire) e abre o circuito quando for de 0V(inactivo).



Não sei de estes dados são necessários mas ponho-os aqui para que me possam ajudar:
Voltagem a que fuciona o comando do RC: 3V (2 pilhas AA)
Voltagem do pino da porta paralela quando está inactivo: 0V
Voltagem do pino da porta paralela quando está activa: 5V (supostamente, mas nunca chega aos 5, fica-se pelos 2.5 ou 3, pelo menos no meu PC)
 
Sem perceberes como funcionam, não consegues saber quais são os adequados, e para servirem de interruptores existem milhões de transistores que conseguem fazer isso nestas condições, incluíndo esse 2N3904...

A tensão do comando/paralela não intressa muito no caso dos bipolares a servirem de interruptores.


Cumps
 
Boas... usa uns reles, so precisas de fechar o circuito dos botoes do comando... ficas eh com Lag, atraso duns milesimos de segundo.. ate atracar. Eu tenho uns de 5v, sao pequenos... serve prefeitamente para o que queres... Poupas tempo, e problemas à procura de informaçao sobre como ligar e qual utilizar..

Cumps
 
Isso de escolher transistores tem mesmo muito que se lhe diga.. Este semestre tenho uma disciplina em que temos que dimensionar circuitos e depois escolher os componentes, por exemplo no caso do transistor, temos que escolher dissipadores, ver correntes e tensões máximas, etc, etc..
 
Boas... usa uns reles, so precisas de fechar o circuito dos botoes do comando... ficas eh com Lag, atraso duns milesimos de segundo.. ate atracar. Eu tenho uns de 5v, sao pequenos... serve prefeitamente para o que queres... Poupas tempo, e problemas à procura de informaçao sobre como ligar e qual utilizar..

Cumps

Mas qualquer um faz o que pretendo?? :S
 
Jobem ...

tens de ver desde a corrente que queres controlar; sobre que tensão ... hfe ...

Para começar: kirchoff diz-te alguma coisa ? mesmo que só sobre DC ?
 
Back
Topo