1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Resolvido]transistors??

Discussão em 'Electrónica' iniciada por _flash_, 6 de Novembro de 2008. (Respostas: 15; Visualizações: 1620)

1. _flash_

_flash_ Power Member

boa noite

estou neste momento a fazer um projecto parecido com o projecto de um user deste fórum, um carro RC controlado por porta paralela, ja terminei a parte de programação, que testei apenas com leds, agora chega a parte da electrónica, a minha duvida é como escolher os transistors que vão fechar o circuito dos "interruptores" do comando do RC, basta chegar à loja e pedir dizerdo as voltagens ou é necessário mais algum dado??

obrigado

cumprimentos

Última edição: 13 de Novembro de 2008
  2. edm3d

edm3d Power Member

Também convém dizer que tipo de transistor queres. Bipolar, MOSFET, etc.

3. _flash_

_flash_ Power Member

como sei isso tendo em conta o meu projecto?

4. edm3d

edm3d Power Member

Isso eu não te posso responder, o projecto é teu e eu nao sei que esquemas estás a usar.
    Mas tu estás a pensar fazer os esquemas dos circuitos, ou já os tens? Porque se estás a pensar fazer os esquemas, isso já requer alguns conhecimentos de electronica.

5. _flash_

_flash_ Power Member

O projecto é bastante simples em temos de electronica, tou ter uma porta paralela a controlar o comando que por sua vez controla o carro, o que vou fazer é apenas substituir os maniplos manuais do comando por transistors que fecham o circuito quando a voltagem do pino é de aproximadamente 5V(faz com que o carro ande, ou vire) e abre o circuito quando for de 0V(inactivo).

Não sei de estes dados são necessários mas ponho-os aqui para que me possam ajudar:
    Voltagem a que fuciona o comando do RC: 3V (2 pilhas AA)
    Voltagem do pino da porta paralela quando está inactivo: 0V
    Voltagem do pino da porta paralela quando está activa: 5V (supostamente, mas nunca chega aos 5, fica-se pelos 2.5 ou 3, pelo menos no meu PC)

6. _flash_

_flash_ Power Member

Ngm sabe? =S

7. Tyran

Tyran Power Member

Depende do tipo de transístores que usaste no projecto, pnp, npn...

cumpzz

8. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Bipolares NPN ou mosfets de reforço de canal N, mais umas resistências na base/gate.

Cumps

9. _flash_

_flash_ Power Member

não percebo nada disso, noutro forum, no mesmo projecto usaram os 2n3904 npn, mas como sei que tambem se adequa ao meu? a voltagem do comando interessa?

10. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Sem perceberes como funcionam, não consegues saber quais são os adequados, e para servirem de interruptores existem milhões de transistores que conseguem fazer isso nestas condições, incluíndo esse 2N3904...

A tensão do comando/paralela não intressa muito no caso dos bipolares a servirem de interruptores.

Cumps

11. Squeezer

Squeezer Power Member

Boas... usa uns reles, so precisas de fechar o circuito dos botoes do comando... ficas eh com Lag, atraso duns milesimos de segundo.. ate atracar. Eu tenho uns de 5v, sao pequenos... serve prefeitamente para o que queres... Poupas tempo, e problemas à procura de informaçao sobre como ligar e qual utilizar..

Cumps

12. metRo_

metRo_ Power Member

Isso de escolher transistores tem mesmo muito que se lhe diga.. Este semestre tenho uma disciplina em que temos que dimensionar circuitos e depois escolher os componentes, por exemplo no caso do transistor, temos que escolher dissipadores, ver correntes e tensões máximas, etc, etc..

13. _flash_

_flash_ Power Member

Mas qualquer um faz o que pretendo?? :S

14. kazuza

kazuza Power Member

Jobem ...

tens de ver desde a corrente que queres controlar; sobre que tensão ... hfe ...

Para começar: kirchoff diz-te alguma coisa ? mesmo que só sobre DC ?

15. _flash_

_flash_ Power Member

não, não me diz nada, e pesquisei agora no google mas não percebo nada disso pois nao tenho as bases.

16. _flash_

_flash_ Power Member

Boa noite, comprei os 2n3904, testei ainda agora e funcionou,muito obrigado por todas as opiniões.

cumprimentos

Partilhar esta Página