Restaurar Fotos pixelizadas em Photoshop [mini-tutorial]

Savage

Power Member
Boas...
No seguimento deste tópico:http://www.techzonept.com/showthread.php?t=146800, venho aqui transmitir umas pequenas técnicas de Photoshop para aplicar em fotos extremamente pixelizadas.
Convém realçar que por muito boa que seja a técnica, os valores a aplicar variam de foto para foto. Como tal, usem o vosso gosto pessoal e bom senso para aplicar outros valores noutras fotos.
Para começar vamos analisar a foto em questão. Ao contrário do que é descrito, o principal problema da foto não é o desfoque, é sim o excesso de artefactos causado possivelmente por uma excessiva compactação em JPEG.
Os dois principais tipos de distorção causados pela excessiva compactação em JPEG são:

Artefactos distortivos e artefactos coloridos.

aqui estão bons exemplos dos dois:

Se repararem no contorno do cabelo vêm que em vez de uma linha contínua, têm antes ume pequena escadaria. Logo está distorcido.
Se virem o cabelo em si, vêm que em vez de um tom uniforme de preto (ou castanho escuro) têm pelo meio uns pixeis verdes e roxos à mistura.

Para corrigir este tipo de defeitos que são bastante comuns, vamos aplicar um pequeno conjunto de técnicas, com um dos melhores e menos conhecidos comandos de Photoshop sempre presente. o Fade.:)

1- Para começar vamos livrar a fotos dessas aberrações verdes e roxas. Para tal vamos usar o seguinte comando (atencão aos valores. Para outras fotos outros valores. Mesmo para esta, é mais uma questão de gosto pessoal do que própriamente uma verdade absoluta) :

Filter-> Blur-> Gaussian Blur->Radius 4 pixels. -Como vêm, a foto ficou completamente desfocada. Não é bem isso que se pretende, só queremos esse desfoque aplicado à cor, como tal, aplicamos agora o nosso amigo Fade:

Edit-> Fade Gaussian Blur-> Opacity 100%-> Mode: Color.

2- Agora que já eliminamos a maior parte dos artefactos coloridos que poluíam a nossa imagem, vamos passar aos outros:

Filter-> Stylize->Diffuse->Anisotropic -Isto vai eliminar a quase totalidade dos artefactos da imagem, mas como não temos hipótese de aplicar um valor maior ou menor de filtro, e da maneira que ele é aplicado, neste caso particular, é destructivo demais, vamos voltar a usar o Fade:

Edit-> Fade Diffuse->70%->Normal.

3- Agora vamos trabalhar a imagem um pouco mais. Para disfarçar melhor algumas imperfeições que ainda subsistem, vamos aplicar um blur ligeiro:

Filter->Blur->Gaussian Blur->0,8 pixels.

4- E embora pareça um contrasenso, agora que escondemos a maioria dos defeitos, vamos tentar salientar os detalhes que restaram da imagem. Como tal, vamos aplicar um Sharpen:

Filter-> Sharpen->Unsharp Mask-> 250%->0,8 pixels->0 levels.

5- Concluído. Ficamos com uma imagem bastante melhor do que estava inicialmente. Resta só um toquinho na cor. Por exemplo nas curvas:
Image- Adjustments->Curves:
Em baixo-> Input 10 Output 0. Ao centro-> Input 133 Output 117
E nos neutros: Image-> Adjustments-> Selective Color-> Colors: Neutrals->+5;0;+5;0.

É claro que a cor é uma questão de gosto, monitor, e destino que se pretende para o trabalho.

Espero ter ajudado.
Boa sorte!:)
Alguns pormenores antes e depois:
 
Última edição:
Boa iniciativa. O mais chato nos tutoriais é não se aprender nada, se não se tiver conhecimentos prévios (mas não tens culpa disso). Mostra lá como ficou no final
 
Olá, mecho com photoshop já ha algum tempo, porém uso um photoshop em português e gostaria de saber o nome destas ferramentas que você usou... não conssegui nenhuma tradução para estes termos...

Valeu!
 
Back
Topo