Retro-PC...What Else?

ufo enemy unknown e x-com terror from the deep.
Duas grandes gemas =)

Tambem adorava o Moonstone(ainda joguei a uns anos atras pra matar a nostalgia) e o Ecstatica
 
Bom tópico!
Eu ando aos anos a tentar lembrar-me de um jogo Run n' Gun tipo Contra/Probotector.
Tinha aquilo num CD com cento e tal jogos (tipo multi-cart, estão a ver? :D) mas nunca mais o encontrei.
Tinha power ups para as armas tal e qual como Contra. O 1P era um robot acho eu... e o 1o nível parecia um jardim muito escuro (provavelmente de noite, lol) ou uma cidade muito sombria.
Se alguém souber... que diga. :P

Se calhar venho tardíssimo, mas não seria o Abuse?
 
Ironman - Off road... boas memórias.
Super-off-road-2.jpg
 
este era um grande jogo mesmo nas suas variantes.. altamente viciante principalmente com amigos!

(jogo mais jogos deste tipo e sensible soccer que fifa 16 lol)
 
Belo tópico.
Eu montei outro dia um RetroPC mesmo para jogar estes jogos e correr apps antigas também.
No entanto não é assim tão retro como os apresentados por aqui.
Trata-se basicamente de uma maquina do inicio do milénio, que foram das ultimas com um bom suporte para o Win9x. No inicio, tinha como ideia montar um Dual CPU (tenho lá a board e cpus) no entanto como o win9x só usa 1 CPU era desperdício, a não ser que fizesse dual boot.

A maquina é:
-Pentium 3-S 1400mhz @ 1500 (e poucos)
-512Mb SDRAM PC133 CL3 (Em breve vou arranjar uma CL2).
-HDD 20Gb para sistema + 120Gb para jogos, ISOs de CDs etc.
-Board: Soltek SL-65KV2-CT
-Gráfica Geforce 2 MX400 64Mb (Em breve Geforce 3)
-Gravador CD LG 40x 12x 40x
-Placa de som Sound Blaster 32 ISA Full lenght (+2Mb RAM SIMMS)

Como podem ver, (exepto a placa de som que é de 1994 se nao estou em erro, e o disco que é maior que o normal da época, mas necessário para não ter de inserir CDs), é uma maquina de alta performance para 2001.
A mim parece-me uma boa maquina para correr quase tudo o que existe para windows 9x. Tenho como espectativa correr jogos até ao máximo ano 2003...2004 (Half Life 2, Silent Hill 4).
Já como minimo serão jogos de MS-DOS, que a maioria deles corre sem problemas directamente no windows 98.
Caso exista algum problema, poderei sempre reiniciar no modo MS-DOS puro e correr de lá.
Se tudo correr mal, corro o dosbox dentro do Windows 98SE, sendo este CPU suficiente para alguns jogos que tive problemas a correr em modo nativo. (Alone in The dark 1 e 3 são 2 exemplos).
Os restantes jogos de win9x devem correr sem problemas. A geforce 3 também foi escolhida estratégicamente. É bastante potente para a epoca (era topo de gama), e sendo uma grafica de 2001, consigo utilizar drivers mais antigos (Ainda Detonador...antes do forceware) o que é bom para manter compatibilidade com jogos mais problemáticos. Graficas como Geforce 4 ou FX já estavam mais optimizadas para o XP. Suporta já directx 8.0 para jogos do inicio do milénio mas também suporta emulação de tabela FOG (utilizada por muitos jogos directx 5.0 se nao estou em erro).

Como monitor, tenho um Hitachi CRT de 20" polegadas que faz 1600x1200, sendo uma resolução espetacular.

Para mim parece-me uma boa maquina no geral para tudo o que é jogos desde o DOS ao final do win9x.
Para ficar "perfeita" (ou mais ou menos...nunca é possivel haver compatibilidades de 100%, daí as consolas terem sempre vantagem) é arranjar uma Vodoo2 para tudo o que é jogo que necessita de chip 3Dfx.
Sendo que a Voodoo2 é uma placa aceleradora 3D (apenas 3D, e não faz 2D) necessito sempre de uma grafica (como 2D) para a utilizar.
Nesses jogos a geforce 3 basicamente irá apenas fazer a parte 2D, sendo o processamente 3D todo feito na voodoo2, tirando assim partido dos jogos que requerem o glide.
Já em jogos de MS-DOS, a voodoo2 corre a maioria (uns 90%) dos jogos da voodoo1, pelo que ter uma voodoo2 no sistema será uma vantagem.

Para jogos problemáticos de velocidade.
Sendo esta motherboard chipset da VIA, posso ainda utilizar um utilitário chamado "setmul" que permite desactivar a cache L2 e/ou L1. Um pentium 3 com as duas caches desactivadas, tem velocidades equivalentes prai a um 386. Caso precise de correr jogos problemáticos a nivel de velocidade, está aqui uma solução.
Tenho também outro utilitário (que nao me lembro do nome) que permite utilizar uma percentagem do CPU para faze-lo mais lento. Util para jogos dependentes do CPU.
Por exemplo: O resident evil 1, tenho de correr com o L2 desactivado e o software a desperdiçar uns 30% de CPU para poder jogar sem o jogo andar rápido a mais.

Uso batch files para automatizar tudo ao maximo (Desctivar caches, montar imagens etc etc) de maneira a ser só clicar e jogar.
Sendo esta maquina "rápida" ainda consigo fazer emulação de consolas até á PS1 sem problemas.
Compatibilidades a 100% com todos os jogos que existem é impossivel, mas podemos aumentar ao máximo a compatibilidade com alguns softwares e algum hardware.
Estou bastante contente com a maquina que tenho, e brincar com hardware antigo é engraçado, especialmente ter a experiência de ver como era ter uma maquina de topo que custava milhares de euros na altura (que agora custou perto de nada, sendo 90% do material utilizado, peças que andavam aqui por casa de maquinas antigas desmanteladas e coisas assim).
 
Última edição:
Em relação a Voodoo e Geforce3, penso que há ai alguma confusão: a Geforce faz 3D e era de 2001, logo "bastante" posterior à Voodoo de 96.
Eu tenho apenas uma Geforce2MX para uma das maquinas e também essa já faz 3D.

Confirma: a Geforce3 é AGP e a Voodoo PCI

Eu ando a preparar um 486 DX2 ou DX4, quiçá um pentiumMMX (onde a Voodoo encaixa na perfeição em termos históricos), um P2@266 ou 300 e um P3@500.
Estou dependente dos componentes ainda estarem a funcionar e de ter torres para isto tudo :)
 
A geforce 3 (na altura um monstro caro), nem teve muita saída mas é super potente à beira da geforce 2 mx.. nada a ver.. a gefroce 3 competia com a radeon 8500.. mais tarde rebanded 9100.. DX8 !!!!!
a voodoo já tinha ficado muito para tr'as....

o ideal era comprares uma ATI da gama 9000, como a 9500,9600,9700,9800. - a 9500 e 9700/9800 são DX9 !! ou uma geforce 4200.. dx8 mas muito boa..

tudo agp claro..
 
Em relação a Voodoo e Geforce3, penso que há ai alguma confusão: a Geforce faz 3D e era de 2001, logo "bastante" posterior à Voodoo de 96.
Eu tenho apenas uma Geforce2MX para uma das maquinas e também essa já faz 3D.

Confirma: a Geforce3 é AGP e a Voodoo PCI

Eu ando a preparar um 486 DX2 ou DX4, quiçá um pentiumMMX (onde a Voodoo encaixa na perfeição em termos históricos), um P2@266 ou 300 e um P3@500.
Estou dependente dos componentes ainda estarem a funcionar e de ter torres para isto tudo :)

Eu sei perfeitamente disso nem tem comparação uma com a outra.
Mas existem jogos que apenas correm com aceleração 3D nas placas voodoo ou estão optimizados para essas placas (Especialmente os ultimos jogos de MS-DOS e os primeiros de Windows).
Alguns exemplos são o Tomb Raider 1 (de MS-DOS) que utiliza aceleração 3D da voodoo. No entanto teres lá uma geforce 3 ou uma trident para o tomb raider 1 é exactamente o mesmo, pois vai correr em modo de software. Mas se tiveres uma voodoo já irá correr com aceleração 3D por hardware.

Tens aqui uma lista de jogos que utilizam a API Glide (voodoo): https://forum.digitpress.com/forum/...DFX-List-of-Games-that-utilize-3DFX-Glide-API

Tal como tentei explicar, o bom da voodoo2 é que ela é APENAS uma placa aceleradora 3D (não faz 2D) pelo que podes ter no mesmo sistema a Geforce 3 e a voodoo2, sendo assim possivel utilizar a voodoo2 para estes jogos optimizados para Glide, e a Geforce 3 para tudo o resto.
 
Tal como tentei explicar, o bom da voodoo2 é que ela é APENAS uma placa aceleradora 3D (não faz 2D) pelo que podes ter no mesmo sistema a Geforce 3 e a voodoo2, sendo assim possivel utilizar a voodoo2 para estes jogos optimizados para Glide, e a Geforce 3 para tudo o resto.

Também podes usar uma Voodoo 3 que faz as duas coisas. Tens o Glide e a parte 2D na mesma placa.
 
Também podes usar uma Voodoo 3 que faz as duas coisas. Tens o Glide e a parte 2D na mesma placa.
Sjogos...exelente machine...em relação a vodoo2 ate tenho uma duvida...banshee e voodo 2 que tal?
Obrigado.
Teres uma voodoo2 e uma banshee ao mesmo tempo?
Isso não te dá nenhuma vantagem, pois acabam por ser placas bastante equivalentes. A Banshee é uma placa grafica completa (2D + 3D) e a voodoo2 apenas aceleradora 3D. Teres uma banshee e uma voodoo2 irias usar a bashee como grafica 2D apenas e a voodoo2 como 3D, o que não me parece ser nenhuma vantagem (sendo ambas placas mais ou menos equivalentes em performance).
Na minha opinião, se queres uma solução completa 3Dfx, arranjas uma voodoo3 (como recomentou o xibito e deves conseguir correr quase tudo o que existe optimizado para o glide, e é uma placa mais rápida...embora seja demasiado lenta para coisas mais recentes non-glide).

Também podes usar uma Voodoo 3 que faz as duas coisas. Tens o Glide e a parte 2D na mesma placa.
Sim, mas a performance 3D da Voodoo3 deixa muito a desejar para jogos mais recentes (ano 2000, abaixo disso penso nao haver problemas). A vantagem da voodoo2 é mesmo ser apenas uma placa 3D e poderes utiliza-a apenas quando precisares do Glide.
No entanto é um possível investimento futuro. Para já estou só a espera da geforce 3 e vou ficar por aqui.
A voodoo2 a mim parece-me a placa aceleradora Glide ideal. É de 1998, já perto do final da era glide, e parece-me ser suficiente. Por esta epoca já muitos jogos começavam a suportar OpenGL e Direct3D com a mesma qualidade grafica que o glide, portanto parece-me suficiente a Voodoo2 para tudo o que é glide de Windows e DOS.
 
Última edição:
Exacto...é fazer com que tenhas a melhor 2d e 3d...

Em PCI, as melhores 2D para essa época serão as Matrox Mystique ou uma Diamond FireGL 1000 Pro.

Se o que pretendendes é uma 2D AGP para utilizar com a Voodoo2, então opta por meter uma Riva TnT e ficas com um conjunto bastante sólido.
 
A primeirinha coisa que fazia era tirar fora essas baterias da varta que, se não derramaram já o ácido e cortaram algumas pistas, então és um gajo com sorte.
 
Back
Topo