RJ-45 esquesito

Arkanum

Membro
Eis a minha situação:
Possuo um modem adsl 2+ wireless da d-link que que suporta até 4 ligações ethernet e visto que a minha placa de rede não é muito boa optei pela solução mais barata e decidi ligar o pc ao modem através de cabo, mas surgiu agora uma situação caricata, depois de fazer o cabo com aproximadamente 20 metros fiz as duas ligações com o código de cores normal:
laranja-branco -> laranja-branco
laranja -> laranja
verde-branco -> verde-branco
azul -> azul
azul-branco -> azul-branco
verde -> verde
castanho-branco -> castanho-branco
castanho -> castanho

Agora, é suposto as doas ligações serem uma cópia exacta, mas por alguma razão não funciona, mas como na mesma altura fiz outro cabo experimentei esse, mas para minha surpresa esse cabo tinha as ligações MAL feitas e funcionava:

laranja-branco -> laranja
laranja -> laranja-branco
verde-branco -> verde-branco
azul -> azul
azul-branco -> azul-branco
verde -> verde
castanho-branco -> castanho-branco
castanho -> castanho

Mas com cabos curtos ( menos de um 1,20m ) funciona a primeira combinação de cores.


Podem-me explicar o porque disto é que já tive á procura na net e não encontro resposta.
Ainda por cima um gajo acaba os exames e depois aparece uma cena marada destas que nunca ouvi falar, o pessoal do meu curso de engenharia Informática olharam para mim a pensar que eu tava no gozo:lol:, eles tambem não ouviram falar, vá lá alguém que ilumine estas cabeças cansadas.
 
Muito simples meu caro, tens o cabo mal feito ou as fichas mal cravadas.
A norma é lida da esquerda para a direita igual nas duas pontas com os pinos da ficha virados para ti:

- Branco Laranja
- Laranja
- Branco Verde
- Azul
- Branco Azul
- Verde
- Branco Castanho
- Castanho
 
A 1ª ordem funciona porque o switch detecta a ordem correcta e corrige. No entanto o cabo só funciona a curtas distâncias devido ao facto de os fios estarem em contra-ciclo (se reparares os fios estão entrelaçados em pares, e não é por acaso) e criam resistências de ordem magnética e degradam bastante o sinal.
 
Twisted-pair cable
is a type of cabling that is used for telephone communications and most modern Ethernet networks. A pair of wires forms a circuit that can transmit data. The pairs are twisted to provide protection against crosstalk, the noise generated by adjacent pairs. When electrical current flows through a wire, it creates a small, circular magnetic field around the wire. When two wires in an electrical circuit are placed close together, their magnetic fields are the exact opposite of each other. Thus, the two magnetic fields cancel each other out. They also cancel out any outside magnetic fields. Twisting the wires can enhance this cancellation effect. Using cancellation together with twisting the wires, cable designers can effectively provide self-shielding for wire pairs within the network media.


Ah, isso não te ensinam num curso de Eng. Informática.
 
Última edição:
Back
Topo