ROUTER = a servidor??

Raines

Power Member
viva

quero ligar 2 pcs a um modem de cabo.

Sei que se pode colocar um servidor e depois ligar os outros 2 a um HUB.

Mas falaram me na hipotese de ligar o modem a um ROUTER (nao sei bem o que faz...) e que depois ligariam se os 2 pc ao ROUTER e seria a mesma coisa. Teriam os 2 NET e estariam ligados em rede, sem a necessidade de ter um PC sempre a funcionar.......

Se for possivel, expliquem me o esquema e onde posso comprar um ROUTER bom e barato para CABO

obrigado ppl
 
ora bem necessitas sempre de um swith ou de um hub para interligar isso tudo, a nao ser que o router tenha um modulo desses, basicamente podes ir a ***** eles tem la routers da linksys porreirinhos, um router basicamente serve para interligar gamas IP distintas, para montar uma solução destas apenas precisas de comprar o router, ter uma solução a Layer 2 preparada (um swith ou um hub) e noções basicas de TCP/IP, escolher uma gama privada para a tua rede etc.

tb podes fazer isto com um servidor, embora um router seja sempre melhor, o windows 2000 dispoem do RRAS que trata-se de um router por software.
 
tmb existe software k faz a msm coisa k um router, tipo o WinGate, mas recomendo msm um router, nao precisas de configurar quase nada... e ta sempre a bulir...
 
Boas!

Acabei de ver no catalogo da ***** o seguinte:

***** Router/Switch 4 portas (na caixa diz: "Para Modem por Cabo/ADSL - Router com switch 4 portas)
Preço - 79,80 Euros


1-Será que basta isto para fazer a partilha da internet pra 2 computadores ou ainda é preciso um HUB/SWITCH? Ele diz na caixa que é um Router com Switch!!! (Mas será que faz de HUB?)

2-Acham que o preço está em conta ou arranja-se mais barato?
Se sim aonde?

3-Já montei redes usando um PC com Milennium/XP como servidor ligado a mais 3 computadores. Fazer uma rede com o router é mais complicado do que isso?


Obrigado pela ajuda!!!!
 
1. os router k tem switch incluido fazem de hub tmb
2. penso k o preço ta na media
3. nao é mais complicado

p.s.: eu como nao tenho netcabo nao sei, mas os modems da netcabo têm saida ethernet? pk pra trabalhar com esse router vai ser preciso uma saida ethernet no modem pra ligar ao router...
 
o modem que tenho actualmente e que vou entregar tem saida de rede RJ45

e isso???

e os novos tem??

expliquem ai passo por passo como fazer por favor
 
Eu tenho um ELSA e ele tem, mas em principio todos têm, axo eu .... :rolleyes:
Os que n devem ter são os por USB...
Todos os modems que ligam a uma placa de rede dão.
 
Última edição:
nao-te preocupes TODOS os modems da netcabo ou netvisao têm ligaçao ethernet (ou seja saída RJ45) a ligaçao USB é opcçao pra quem nao tem placa de rede e só devia ser utilizada em ultimo caso pois é menos fiável que a ligaçao ethernet.

outra coisa tu só queres ligar 2 pc's?
se assim for eu vou-te explicar como se faz isso de uma maneira mais económica (talvez a netcabo nao aceite isto pois deve achar ilegal)

entao é assim metes 2 placas de rede com entradas RJ45 num dos pc's
numa das placas ligas o modem e configuras normalmente pra teres internet (se tiveres win XP é muito fácil )
na outra placa ligas um cabo cruzado RJ45 (encontras á venda já feitos) e outra ponta do cabo cruzado ligas ao outro pc também com placa de rede.

depois de tudo ligado e placas respectivamente instaladas com os drivers vais (se tiveres Windows XP) no pc que tem as duas placas de rede ao configurar rede doméstica ou escritório e dizes que queres partilhar um ligaçao á internet e que todos os outros pc's ligam-se a esse, depois escolhes a placa de rede que está ligada ao modem da netcabo e o windows partilha essa ligaçao. tens de escolher o dominio (aquela treta que vem default MSHOME) e seguinte, depois ele diz pra criar uma disquete pra utilizares noutros pc's (podes criar mas nao serve de muito).

agora no outro pc que só tem uma placa de rede e que tu ligaste o cabo RJ45 cruzado vais ao configurar rede doméstica ou escritório e dizes que o pc liga a outro pc que tem internet. Metes o mesmo dominio que meteste no outro pc e seguinte.

tá feito (não digam a muita gente :D é o que eu uso cá em casa por isso podes confiar em mim, funciona na boa)

PS: desvantagem tens de ter sempre o pc com as duas placas de rede ligado pra poderes utilizares internet no outro pc :'( mas penso que compensa por ser mais económico.

PS2: Se já sabias desta soluçao e nao é aquilo que tu queres esqueçe, mas eu só queria ajudar

cumprimentos e desculpa o tamanho do texto mas tentei explicar o melhor possivel, se tiveres duvidas diz qualquer coisa
 
com um router fica muito melhor ... e depois com algum tempo aranjas um computador mais velhote instalas la um linux com proxy etc e entao fica ouro sobre azul
 
obrigadao frick!!!!!!!!

e uma optmia ideia, e por acaso nao sabia. mas esse grande incoveniente de ter de estar sempre ligado o PC master e que nao e muito bom....... porque estar no quarto com isso sempre ligado e dose.....

o router substitui o PC sevidor??
 
a minha ideia e ter isto ligado de maneira que um dos PC nao tenha de estar sempre ligado para se puder ter net!!

pensei num servidor , que ficaria 24h/24h no CORREDOR!!!! sera que um router com HUB substitui o SERVIDOR??

obrigado ppl
 
Compra um desses cable routers da linksys ou da d-link que ficas super bem servido.

Fazem de router, suportam VPN, DHCP, funcionalidades básicas de firewall, e têm funcionalidade de switch de 4 portas. Até podes ter um PC numa DMZ.

Ora para quem não percebe muito disto aqui fica uma ligeira explicação:

- DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol): significa que apenas não tens de andar a configurar os pc´s (endereços IP's, gateways, etc) de modo a estarem ligados todos na mesma rede. O router funciona como DHCP server e atribui IP's aos teus pc's todos, desde que estes tenham o DHCP activado.

- VPN (Virtual Private Network): rede privada virtual entre vários pc's.

- DMZ (De-Militarized Zone): basicamente se na tua rede interna quiseres ter um pc que esteja acessivel de fora (net), sem que tenhas de expor o resto da tua rede. Podes controlar o acesso a este zona de forma distinta do resto da rede. Normalmente uma das portas tem esta funcionalidade.

E ainda suportam coisas porreiras tais como Port Forwarding, e até mesmo DNS dinâmicos. Aconselho vivamente a quem quiser ter uma pequena rede em casa com ligação partilhada.

Espero ter ajudado. Cumps,

Wolfman
 
sim tal como o wolfMan disse "Compra um desses cable routers da linksys" que já nao precisas de ter um pc sempre ligado apenas o router e o cable modem.
eu só disse uma alternativa que pra mim é bastante boa pois sempre que a minha irma quer internet basta ligar o meu pc e pronto o pc dela fica com net e como ela nao está cá sempre em casa nunca tenho o pc 24h ligado.

Faz como quiseres, se tiveres Eurozitos pra gastar ficas muito melhor servido com o router e nem penses mais na minha hipótese.

espero ter ajudado
cumprimentos
 
comprei o da belkin na fanc....5minutos e ta a bombar....até faz impressaõ e tem uma grande vantagem adapta-se a cabos cruzados ou directos entre o router e o pc...no prob!! ;)
 
Back
Topo