Router Asus WL500W - só falta mesmo ligar à Internet

Boas,


não há maneira de conseguir ligar este Router à Internet...>(

Ponto da situação:
  • tenho modem Speedtouch Ethernet da Sapo a funcionar bem
  • quando ligo Modem directamente ao PC tenho Internet sem problema (ligação directa com cabo rede)
  • quando ligo modem à ficha WAN do Router Asus WL500W perco a ligação
  • tenho tudo bem ligado como manda no manual (linha ADSL ao modem, cabo rede do modem à ficha WAN do Router e cabo rede do Router ao PC)
Ainda nem sequer estou a tentar em wireless... apenas tudo ligado com cabos de rede.

Já fiz reset várias vezes, corri EZsetup com sucesso, desliguei modem e voltei a ligar, etc.

Será que existe disponível on-line mais informação, passo a passo, como activar este Router?

Obrigado pela vossa atenção.
 
o teu problema prende-se com conflitos de IPs entre o modem e o router. Procura no forum sobre ST516v6 *deduzo que seja este o modem) que encontras varias solucoes para isso. Eu tenho Tele2 e como nao necessito de password basta-me meter o modem em modo bridge e ligar ao router na porta wan (tenho um wl500gp). No teu caso devera ser a mesma coisa, mas depois teras de configurar o router para fazer a gestao da ligacao, ie, tens de meter o username e password no router.

Outra solucao sera atribuires gamas de IPs diferentes ao router. O modem esta na gama 192.168.1.xxx. Trocas a gama de IPs no router para serem do tipo 192.168.2.xxx por ex, e depois tudo devera funcionar. esta solucao tem a desvantagem de, caso queiras abrir portas a alguns programas, teras de fazer quer no wl500w quer no modem.

Desculpa nao te poder dizer em que parte do menu do wl500w podes fazer estas alteracoes mas actualmente tenho do firmware ddwrt no meu router e nao me recordo onde podes fazer essas alteracoes. Novamente, procura no forum ST516v6 que encontras varios posts sobre isto.
 
boas, nao li a resposta que já foi dada, mas posso dizer-te que isso aconteceu-me há uma semana com o mesmo router, a solução foi ligar do modem a porta WAN um cabo cruzado e não um cabo normal, pensei que fazia cruzamento automático e que daria com um cabo normal, mas não deu, mal liguei tive logo ligação à internet...

eu tenho netcabo, mas creio que o problema será o mesmo...
 
Viva!

de facto o Modem é um Speedtouch ST516 V6 e o Router um ASUS WL-500W.

  • já andei a ler os posts do Fórum do Modem. Este está ok. O Problema é quando o ligo ao Router...
  • Na configuração do Router (Ezconfig) já introduzi o user e pass do Sapo (que funcionam bem só com o Modem)
  • ainda não testei com um cabo de rede cruzado. Vou tratar de comprar um e testar. Já estou por tudo...
De qq modo obrigado "nickie" e "MpZ" pela atenção.

Não desisto!
 
Viva!

de facto o Modem é um Speedtouch ST516 V6 e o Router um ASUS WL-500W.

  • já andei a ler os posts do Fórum do Modem. Este está ok. O Problema é quando o ligo ao Router...
  • Na configuração do Router (Ezconfig) já introduzi o user e pass do Sapo (que funcionam bem só com o Modem)
  • ainda não testei com um cabo de rede cruzado. Vou tratar de comprar um e testar. Já estou por tudo...
De qq modo obrigado "nickie" e "MpZ" pela atenção.

Não desisto!
Julgo que isso não está relacionada com cabos cruzados ou afins. Se não meteste o modem em bridge tens conflito de IPs, e dessa forma não tens acesso à net. Isso tb me aconteceu (e a muito boa gente neste fórum). Antes de compares o cabo cruzado, tenta as soluções que te dei. Com quase 100% de certeza que te resolvem o problema. Não uses o EZconfig pois não tens todas as configurações possíveis disponíveis. Liga-te ao router via 192.169.1.1 e altera as configurações directamente.
 
Última edição:
Boas,


mais uma vez obrigado a todos pela ajuda.

Consegui resolver o problema mas apenas com uma solução de recurso que foi ligar o cabo do Modem não à porta WAN mas à porta LAN...

Funciona! Haverá algum inconveniente de segurança nisto?

Já agora:
  • este modem Speedtouch ST516 V6 não aceita a ligação em bridge (pelo menos eu não consegui)
  • o meu ASUS nunca aceitou a troca de IP's para o tipo xxx.xxx.2.xxx
Obrigado
 
Viva!


já resolvi o problema de forma definitiva :p

vou passar a descrever a solução para o caso de outros users passarem pela mesma dificuldade:

Equipamentos:
  • Modem Ethernet Speedtouch ST516 v6 ligado ao Router na porta WAN
  • Router Asus WL-500W ligado ao computador por Wireless
  • Ligação à Internet com Sapo ADSL
  • PC com Windows XP
Problema ultrapassado:
  • o modem funcionava quando ligado directamente ao PC. Não era necessário introduzir password. O modem foi configurado automáticamente com o CD do Sapo ADSL.
  • quando ligava o modem à porta WAN do Router não tinha Internet
Como foi resolvido o problema:
  • o modem foi instalado com o CD da Sapo seguindo os passos indicados sem qualquer opção especial. Não foi feito qualquer setup directo tipo ligação com bridge. Não é necessário. É só seguir os passos indicados e introduzir o user e pass da sapo.
  • testei o modem ligando directo ao PC
  • liguei o modem à porta WAN do Router
  • o Router foi configurado com o Quick Setup em http://192.168.1.1 (não usar o EZSetup)
  • a opção de ligação WAN no Router é a 1ª opção (cable modem, isto é, atribuição automática de IP sem necessidade de user e pass)
até aqui tudo ok, os testes de PING xxx.xxx.x.x funcionam todos menos o teste PING www.sapo.pt pelo que faltava apenas um último passo na configuração do Router:
  • aceder ao Router (http:\\192.168.1.1) , menu IP Config, desactivar DNS automático e introduzir 2 endereços DNS da SAPO ADSL (por exemplo 212.55.154.190)
e ficou tudo a funcionar a 100%
 
Para ficar perfeito e nao teres de abrir portas, abres o DMZ no Sapo para o ip do Asus. E fica o asus como Router, e so tens de modificar as apenas no asus...
E ficará joia.
 
Olá! Eu sou novo por estes lados e encontrei aqui uma ajuda preciosa! Eu também utilizo este router e este modem e estava com o mesmo problema que o carlos Morais, no acesso à net. Resultou a maneira como ele explicou. Agora já consigo aceder! No entanto tenho alguns problemas. Para tornar a rede wireless mais segura recomendam que se faça o seguinte:

-codificar a transferência de dados (WPA-PSK é a melhor protecção)
-Só autorizar endereços MAC conhecidos (do nosso pc, modem...)
-Modificar o nome do SSID sem colocar nomes obvios, desactivar o envio de SSID

Problemas:
- Quando desactivo o envio de SSID ou autorizo apenas endereços MAC conhecidos não consigo voltar a ligar ao router.
- Mesmo com o router encostado ao pc não ultrapasso os 130Mbps. O router supostamente atingirá no maximo 270Mbps. Além de ter uma placa G integrada no pc, utilizo um adaptador usb da sitecom para a norma N. Curiosamente, nunca em nenhuma das normas ultrapasso os 25% de capacidade da rede (medido no gestor de tarefas).
- Na configuração do router, há uma opção wireless - interface - bandwidth, onde aconselham 40mhz para a norma N. O que acontece é que apenas existe opção de 20mhz e nem sequer está acessível ao utilizador para alterar!!
-Alguns downloads falham.Exemplo: actualização do adobe reader! procura e encontra as actualizações mas quando as vai instalar diz que não tenho ligação à net. já tentei várias vezes.

Espero que me possam ajudar uma vez que até há quem tenha hardware igual ao meu.
 
abençoado tópico, tenho o mesmo router e o mesmo modem e já agora o mesmo problema lol vou experimentar assim que chegar a casa :)
 
Viva!


já resolvi o problema de forma definitiva :p

vou passar a descrever a solução para o caso de outros users passarem pela mesma dificuldade:




Equipamentos:
  • Modem Ethernet Speedtouch ST516 v6 ligado ao Router na porta WAN
  • Router Asus WL-500W ligado ao computador por Wireless
  • Ligação à Internet com Sapo ADSL
  • PC com Windows XP
Problema ultrapassado:
  • o modem funcionava quando ligado directamente ao PC. Não era necessário introduzir password. O modem foi configurado automáticamente com o CD do Sapo ADSL.
  • quando ligava o modem à porta WAN do Router não tinha Internet
Como foi resolvido o problema:
  • o modem foi instalado com o CD da Sapo seguindo os passos indicados sem qualquer opção especial. Não foi feito qualquer setup directo tipo ligação com bridge. Não é necessário. É só seguir os passos indicados e introduzir o user e pass da sapo.
  • testei o modem ligando directo ao PC
  • liguei o modem à porta WAN do Router
  • o Router foi configurado com o Quick Setup em http://192.168.1.1 (não usar o EZSetup)
  • a opção de ligação WAN no Router é a 1ª opção (cable modem, isto é, atribuição automática de IP sem necessidade de user e pass)
até aqui tudo ok, os testes de PING xxx.xxx.x.x funcionam todos menos o teste PING www.sapo.pt pelo que faltava apenas um último passo na configuração do Router:
  • aceder ao Router (http:\\192.168.1.1) , menu IP Config, desactivar DNS automático e introduzir 2 endereços DNS da SAPO ADSL (por exemplo 212.55.154.190)
e ficou tudo a funcionar a 100%


Ola, ja faz algum tempo mas estou com o mesmo problema, ja fiz tudo isso ai em cima mas não consigo ligar á net na mesma. configuro com a primeira opção a do cable modem, mas depois disso continuo sem ter net, ligando o modem directamente(como agora) a net funciona, a parte de ir ao IP Config não percebi muito bem, eu meto o ip que ali esta em cima)mas não sei mais nenhum, faço guardar mas depois continuo sem net.

Já consegui ter net, mas não é como descreves, eu escolhi a segunda opção a de ADSL em que preciso de por o nome de utilizador. Para já esta a trabalhar bem, se ficar instavel depois reporto aqui.
 
Última edição:
Back
Topo