1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Router da meo + switch gigabit

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por badname, 25 de Setembro de 2012. (Respostas: 22; Visualizações: 3233)

  1. badname

    badname Banido

    Boas,

    Tenho uma dúvida que precisava esclarecer e que é a seguinte: Tenho o serviço da meo (ADSL) com o usual router 784. Para além de utilizar a rede wireless tenho ainda uma ps3 e mais três pc's ligados por cabo. Como é sabido o router não comporta todas estas ligações por cabo, pelo que preciso de um switch para fazer a "desmultiplicação". A questão é então a seguinte, sendo o router de 100Mbps será que eu instalando um switch gigabit vou poder comunicar entres os pc's ligados por cabo a 1000Mbps ou os dados vão sempre ao router e consequentemente fico limitado aos seus 100Mbps?

    obg, cumps
     
  2. mr_zener

    mr_zener Power Member

    Nesse caso, tudo o que estiver ligado ao switch gigabit comunicará entre si a gigabit, excepto se alguma porta de um dos dispositivos não suportar gigabit.
    O único troço que fica a 100mbps no teu caso será a ligação entre o router e o switch.
     
  3. badname

    badname Banido

    Sim, a ideia é que tudo o que liga por cabo vai ligar ao swtich. Já agora, dos baratos, o que aconselham para switch's gigabit ?

    obg
     
  4. touromelga

    touromelga Banido

    o switch vai funcionar limitado a velocidade do rooter ou seja a 100mb e não a 1gb como foi mensionado, pois em rede o swich apenas te está a dar mais portas, o gerenciamento da rede é feito pelo rooter da meo, isso só funcionaria na integra se montasses um rooter novo de 1gb , a gerir tudo, interligado ao rooter da meo apenas para teres net ai sim tinhas tudo a comunicar a 1gb, no entanto isso é irrelevante, pois a melhoria só se ira notar se andares a transferir grandes volumes de dados entre pc's, fora isso numa utilização simples de acesso ,é igual ao litro teres 100 ou 1000...
     
  5. badname

    badname Banido

    Ora bolas, não quero duvidar de nenhuma das duas opiniões, pelo que pergunto se haverá aqui alguém que desempate isto ? Afinal fica a 100 ou a 1000 ? É que eu realmente ainda faço alguma transferência de dados entre os pc's, já que um deles de facto é um NAS, e tenho backup´s diários destes pc´s e de dois portáteis para o NAS. O IP de cada máquina está a ser atribuido pelo router, será que definindo manualmente os IP's permite que nas ligações pc_cabo <-> pc_cabo os dados só passem pelo switch, ou isso é irrelevante?

    obg, cumps
     
    Última edição: 25 de Setembro de 2012
  6. covenant

    covenant Power Member

    Ficas a 100Mbps
     
  7. methos

    methos Power Member

    Ficas a gigabit na comunicação directa entre devices que estejam no switch.
     
  8. badname

    badname Banido

    Pessoal, obrigado pela vossa colaboração, como isto está 2-2 vou comprar um gigabit baratucho da TP Link e fazer uns teste.

    Cumps
     
  9. methos

    methos Power Member

    Isso é por votos? Queres que fundamente a resposta? (acima de tudo tenho uma solução igual)
     
  10. NVRSystem

    NVRSystem Power Member

    Boas, é o seguinte, o que ligares no router da meo fica a 100, o que ligares no switch gigabit fica a 1000 SE a placa do equipamento for a 1000, se for a 100 fica na mesma.
    Eu tenho um draytek 100mbs ligado a um switch de 1000, e os equipamentos que tenham placa gigabit ficam a 1000.

    Portanto, imagina que ligas só um patch cord entre o router meo e um switch gigabit, e ligas todos os equipamentos no switch e tendo eles placas gigabit(mt importante), irão ligar a 1Gbs.

    [​IMG]
     
  11. badname

    badname Banido

    Eu não quis ofender ninguém, só que como não percebo nada deste assunto e não conheço os users que me responderam fiquei na mesma. É que dois disseram que ficava a funcionar a 100Mbps e outros dois users que ficava a 1000Mbps, isto claro para as "comunicações" entre os pc's ligados directamente ao switch. Em todo o caso se dizes que tens uma solução igual e que te funciona a 1000Mbps eu acredito e agradeço-te a colaboração, vou então comprar um switch gigabit.

    obgrigado a todos, cumps
     
    Última edição: 25 de Setembro de 2012
  12. kurallarina

    kurallarina Power Member

  13. NVRSystem

    NVRSystem Power Member

    Tens a menos de 30€ este tp-link TL-SG1005D com 5 portas e este TL-SG1008D com 8.
     
  14. badname

    badname Banido

    ok, obrigado pelas dicas, vou ver esse modelo de 5 portas já que não preciso do de 8 (uso 1 porta para ligar ao router e 3 para os pc's, ainda sobra uma)
     
  15. kremlincrackers

    kremlincrackers Power Member

    Atenção que ligar switch's sem gestão a routers IPTV (meo/VDF) podem provocar paragens e pixelização de imagem nas boxes!
     
  16. Cidades

    Cidades I fold therefore I AM

    Em relação à questão da velocidade, é tal como o NVRSystem diz. Os PCs que suportem gigabit que tiverem ligados ao switch comunicam entre si a 1000mbps.



    Viva, isso acontece porque? Tecnicamente isso não deveria acontecer...
     
  17. NVRSystem

    NVRSystem Power Member

    Acontece por várias razões, por vezes o tráfego da rede bloqueia o pequeno processador do router faz um overflow e ficas aos pardais.
    Os routers são tão bons tão bons que por vezes bloqueiam sem razão (mesmo só com as box's ligadas)
    Há também o factor débito de linha, (que em conjunto com o router, distâncias à central, qualidade da linha enfim muita coisa) ao solicitar débito para os pc's e consolas come a largura de banda que devia ir para o iptv, e fica sem débito para a tv.

    Não devia acontecer, mas não éra a mesma coisa :P

    Se "dessem" routers realmente bons, e as condições fisicas das linhas fossem mantidas como novas (onde há linhas com adsl e mais de 20 anos) isso não acontecia.
     
    Última edição: 26 de Setembro de 2012
  18. Cidades

    Cidades I fold therefore I AM

    Mas isso não é directamente relacionado com a adição de um Switch sem gestão.
     
  19. kasmafan

    kasmafan Power Member

    Ligar um switch sem gestão bloqueia o router da MEO ? que raio de ideia essa, Então imaginemos que ligamos lá um switch com gestão o que configuramos para não encravar o router? é que um switch com gestão sem configurações é igual a um sem gestão.

    Quanto à questão anterior se fica a 100 ou a 1000, claro que todos os equipamentos que disponham de porta 1000 que estejam ligados directamente ao switch comunicarão entre eles a 1000, mas no caso do acesso á net que é feito via router meo com porta 100Mb essa será a velocidade máxima que poderão atingir. Já agora um switch com não sei quantas portas Gb só é bom se tiver processador para "gerir" o tráfego que essas portas geram. Por lá portas Gb é barato já dotar o switch com o processador necessário para gerir todas as portas á velocidade máxima é outra conversa.

    Por isso a não ser que faças muitas transferências de ficheiros muito grandes na tua intranet é que valerá apena um switch Gb, senão um a 100 chega e sobra.
     

Partilhar esta Página