Router -> firewall -> PC

|pr3t3nd3r|

Power Member
Boas tardes,
Bem pessoal, a minha questão é a seguinte, o que me aconcelham a fazer/usar para criar o seguinte esquema de rede, tou a dizer este esquema porque acho que é o apropriado e seguro.
tenho um router ADSL de 4 portas, quero ter/criar um web server aqui em casa, tenho uns pc's disponiveis e decidi fazer isso, mas... mas... tenho um dos pc que la está ligado com software de contabilidade, onde tá a base de dados da firma e a qual queria salvaguardar de worms, virus, talvez quem sabe "hacaros" :) , a minha ideia é a seguinte

Router

PC Webserver // PC Firewall

switch

meu computador // computador contabilidade // outros...


o PC firewall terá então 2 placas de rede, cada uma com gamas diferentes(penso que é melhor) que uma liga ao router e outra ao switck para fazer a distribuição para a rede domestica, partilha de ficheiros, internet, etc...

agora a parte complicada, que plataforma(SO) devo usar para a o PC Firewall? se linux, eu que sou leigo em linux serei capaz de configurar isso?, há soft para XP ou 2003 server?
andei no google, mas nao consegui encontrar akilo que queria,
se alguem tiver uma ideia melhor, alguem me conseguir explicar como fazer, ou tiver/souber de um tutorial para fazer e configurar isto! tou muito, muito agradecido.

espero que tenha explicado a situação de maneira a perceberem.

Obrigado,
|pr3t3nd3r|
 
Acho que o PC com a firewall devia estar antes do PC WebServer. É mais lógico que seja assim, e mais seguro.

Quanto ao SO com a firewall, Linux sem sombra de dúvidas. Com Windows, além de teres que arranjar a firewall, proxy server, anti-virus, anti-spyware e mais alguma coisa, tinhas que andar a desligar bastantes serviços inúteis para a função do PC.

Sei que até há uma distro linux própria para PC que vão servir para firewall/proxy, que é o clarkconect (pelo menos é a ideia que tenho desta distro), que até tem uma longa thread sobre a sua configuração aqui na Techzone.
 
obrigado pessoal!
vou ver isto tudo amanhã e digo alguma coisa!
se bem que tive a ler anteriormente e o clarckconnect é bastante bom... pelo que vi!!
 
|pr3t3nd3r| disse:
obrigado pessoal!
vou ver isto tudo amanhã e digo alguma coisa!
se bem que tive a ler anteriormente e o clarckconnect é bastante bom... pelo que vi!!

So as versoes pagas sao boas... as restantes nao chegam ao calcanhar da ipcop
 
Back
Topo