Router HFC 5.0 (v1)

A configuração remota não é má ideia... a UNIFORMIZAÇÃO e simplificação de um interface de CONFIGURAÇÃO faz todo o sentido... reparem que grande parte das pessoas não é perita na matéria... e depois, modelos diferentes, mais dores de cabeça! Assim, as opções são as "básicas" e quase as mesmas seja qual o modelo do Router...

O problema é o tempo de o serviço demora a responder... o registo do equipamento no servidor "VIRUTAL" (penso que isto é tudo CISCO) que gere a configuração remota (no fundo a página HTTP é apenas um interface... a configuração de cada modelo tem de ser implementada por trás)

Em resumo, a ideia não é má... o problema é quando opções como WIRELESS ISOLATION, que deveriam estar inactivas por default, não estão, e não há forma de as configurar, embora o apoio diga que sim! Isto é de loucos!!!

O que acham disto tudo?

https://forum.nos.pt/utilizar-a-int...er-5-0-docsis-3-1-10492/index2.html#post79654
https://forum.nos.pt/utilizar-a-int...-fiquei-sem-o-voip-alguem-sabe-corrigir-14759
https://forum.nos.pt/utilizar-a-int...acao-de-smart-devices-com-router-da-nos-14812
https://forum.nos.pt/utilizar-a-int...ga-router-nao-deteta-dispositivos-wi-fi-13881
https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/router-wifi-wireless-isolation-10605

Temos aqui um hardware lançado para suportar as velocidades megalómanas de download (para a NOS não ficar encravada com a concorrência) ao qual não estão a dar o mínimo interesse?

Na verdade a NOS não quer "dar" este router a NINGUÉM! Só mesmo para não perderem aqueles clientes que teimam em pacotes de 400, 500, 1000 de download (mesmo com 10 ou 20 de UPLOAD).

Há muitos meses que cheguei a essa conclusão... o ROUTER 5 é um DESENRASQUE da NOS... :rcarton:

Para quem passou do ROUTER 4 para o 5 sem necessidade técnica, neste momento, teriam feito essa escolha?? Eu vejo uma parafernalia de problemas e a minha intuição diz-me para ficar como estou (com o Router 4) mesmo tendo problemas quase diários (o Router 4 pára de responder, literalmente, durante períodos de 30 segundos a alguns minutos) https://forum.nos.pt/utilizar-a-int...-deixa-de-responder-a-todos-os-servicos-14191
Os problemas com o power router tb não poderão ser relacionados com a rede cabo? É que eu tenho o router 4 há quase 4 meses e até hoje não tive uma única falha no serviço. Só me queixo mesmo é do Wi-Fi fraco e do tempo de resposta que creio que se deva ao bufferbloat... Agora, questões de estabilidade do serviço, não tenho qualquer problema a apontar.
 
Os problemas com o power router tb não poderão ser relacionados com a rede cabo? É que eu tenho o router 4 há quase 4 meses e até hoje não tive uma única falha no serviço. Só me queixo mesmo é do Wi-Fi fraco e do tempo de resposta que creio que se deva ao bufferbloat... Agora, questões de estabilidade do serviço, não tenho qualquer problema a apontar.

Eu tive meia dúzia de técnicos por cá este ano... até que finalmente veio um técnico da NOS... Uma das tomadas homologadas que me OBRIGARAM a meter, estava defeituosa!

Fizemos uma revisão na entrada da casa CABO A CABO, e simplificamos as ligações na entrada (aquilo metia-me uma confusão do caneco!)

ANTES:
IMG_20191205_010523.jpg

DEPOIS:
IMG_20191210_181025.jpg


AO longo de 1 ano e meio tive 4 ROUTERS 4!!!!

Mesmo depois de tudo isto... as quebras continuam lá...

Os sinais são EXCELENTES... não podiam ser melhores...

O ROUTER 4 definitivamente tem problemas, a questão é que nem toda a gente os NOTA! Eu estou ligado por cabo muitas horas, e sempre a fazer uma tarefa, e como tal, uma quebra de 1 ou 2 minutos eu noto logo e interrompe-me os serviços todos (atenção que não é uma quebra de SINAL, é o ROUTER que simplesmente CONGELA! Nada responde: tudo o que estiver ligado por WiFi, CABO, até o telefone FIXO, deixam de ter acesso. E, de repente, volta tudo à normalidade!)

A minha dúvida é... vou dar um tiro no pé ao fazer "upgrade" para o ROUTER 5? :n1qshok:
 
Eu tive meia dúzia de técnicos por cá este ano... até que finalmente veio um técnico da NOS... Uma das tomadas homologadas que me OBRIGARAM a meter, estava defeituosa!

Fizemos uma revisão na entrada da casa CABO A CABO, e simplificamos as ligações na entrada (aquilo metia-me uma confusão do caneco!)

ANTES:
IMG_20191205_010523.jpg

DEPOIS:
IMG_20191210_181025.jpg


AO longo de 1 ano e meio tive 4 ROUTERS 4!!!!

Mesmo depois de tudo isto... as quebras continuam lá...

Os sinais são EXCELENTES... não podiam ser melhores...

O ROUTER 4 definitivamente tem problemas, a questão é que nem toda a gente os NOTA! Eu estou ligado por cabo muitas horas, e sempre a fazer uma tarefa, e como tal, uma quebra de 1 ou 2 minutos eu noto logo e interrompe-me os serviços todos (atenção que não é uma quebra de SINAL, é o ROUTER que simplesmente CONGELA! Nada responde: tudo o que estiver ligado por WiFi, CABO, até o telefone FIXO, deixam de ter acesso. E, de repente, volta tudo à normalidade!)

A minha dúvida é... vou dar um tiro no pé ao fazer "upgrade" para o ROUTER 5? :n1qshok:
Já desisti dele por causa disso.
Também tive trocas por "congelamentos" e religações que só deixavam - quando deixavam - o bridge a funcionar como se nada fosse (até ao bloqueio total se fosse o caso. A última troca foi feita porque me queixava e não conseguiam aceder ao router... era mais simples...
No dia seguinte com o novo voltou exactamente ao mesmo e tive que resolver por mim... Com um router meu a filtrar a rede deixei de ter problemas - eventualmente com equipamentos mais evoluidos que o dito cujo e powerlines com wifi mais atual (incluindo protocolos para rede mesh).

Na minha conclusão - que pode estar errada mas é a que faz sentido para mim - o sistema que engendraram mexe com protocolos ou portas que estão a ser usados hoje em dia nesses novos sistemas e o router deixa de ser capaz de reagir porque fica como dizes congelado.
Não acontecerá a quem tem equipamentos mais antigos e possivelmente também ajuda o facto da rede ter muito uso e equipamentos... Nem vale a pena ir pelo número de equipamentos que dizem suportar porque possivelmente nem em laboratório o conseguia...

Os shunts com mais saidas tap são mais caros:)
 
Eu tive meia dúzia de técnicos por cá este ano... até que finalmente veio um técnico da NOS... Uma das tomadas homologadas que me OBRIGARAM a meter, estava defeituosa!

Fizemos uma revisão na entrada da casa CABO A CABO, e simplificamos as ligações na entrada (aquilo metia-me uma confusão do caneco!)

ANTES:
IMG_20191205_010523.jpg

DEPOIS:
IMG_20191210_181025.jpg


AO longo de 1 ano e meio tive 4 ROUTERS 4!!!!

Mesmo depois de tudo isto... as quebras continuam lá...

Os sinais são EXCELENTES... não podiam ser melhores...

O ROUTER 4 definitivamente tem problemas, a questão é que nem toda a gente os NOTA! Eu estou ligado por cabo muitas horas, e sempre a fazer uma tarefa, e como tal, uma quebra de 1 ou 2 minutos eu noto logo e interrompe-me os serviços todos (atenção que não é uma quebra de SINAL, é o ROUTER que simplesmente CONGELA! Nada responde: tudo o que estiver ligado por WiFi, CABO, até o telefone FIXO, deixam de ter acesso. E, de repente, volta tudo à normalidade!)

A minha dúvida é... vou dar um tiro no pé ao fazer "upgrade" para o ROUTER 5? :n1qshok:

Eu tenho este problema também no 4. Este fim de semana por exemplo perdi várias vezes o sinal wi-fi por períodos de quase um minuto, depois voltava logo. Noto que tenho menos quebras quando ligado ao router tp-link que tenho em bridge. Vou tentar evitar conectar me ao da NOS.
 
Por aqui em zona HFC com router hub 1.0 também de há uns tempos para cá tenho tido esse tipo de quebras....muitas das vezes basta desligar e voltar a ligar o Wi-Fi nos aparelhos e volta a funcionar.
 
Mas conclusão, o router 5.0 é ou não melhor que o 4.0? Melhor estabilidade e alcance de Wi-Fi? Ou nem vale a pena a troca?

Não tive qualquer experiência com o router 4.0, apenas tive contacto com o 5.0 e a nível de estabilidade é bastante fiável.

A nível de alcance Wi-Fi para o meu apartamento de 100m2, tenho velocidades no máximo (contudo tenho o router num ponto central, para a cobertura ser mais eficaz), podes ver o post que fiz em Agosto:

Router 5.0 NOS

Atualmente tenho o router em bridge, pois gosto de ter controlo total na minha rede, mas até ao dia de hoje, o router 5.0 não me deu ainda qualquer problema!
 
Mas conclusão, o router 5.0 é ou não melhor que o 4.0? Melhor estabilidade e alcance de Wi-Fi? Ou nem vale a pena a troca?
nunca tive o 4 mas tenho o 5 há 1 ano (sou beta tester) e acho que é um router razoável. O alcance 5ghz é bom, o de 2.4ghz nem por isso. De resto, nesse ano apenas fez restart para instalar firmwares novos e uma vez que me pareceu que estava com o wifi lento. Quando uso o speedtest, fast.com e afins não tenho problemas. no entanto, no dslreports começa a testar bem, depois cai e volta a subir em quase todos os testes que faço. Não sei porquê pois não noto quebras nenhumas em utilização diária intensiva com alguns torrents à mistura.
 
nunca tive o 4 mas tenho o 5 há 1 ano (sou beta tester) e acho que é um router razoável. O alcance 5ghz é bom, o de 2.4ghz nem por isso. De resto, nesse ano apenas fez restart para instalar firmwares novos e uma vez que me pareceu que estava com o wifi lento. Quando uso o speedtest, fast.com e afins não tenho problemas. no entanto, no dslreports começa a testar bem, depois cai e volta a subir em quase todos os testes que faço. Não sei porquê pois não noto quebras nenhumas em utilização diária intensiva com alguns torrents à mistura.

E esta questão? https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/router-wifi-wireless-isolation-10605
 
Este router tem-me dado algumas dores de cabeça. Não raras vezes a internet fica lenta como tudo, apesar dos speedtests darem a velocidade contratada, o certo é que os sites demoram mais de 10s a abrir e ver Netflix está quieto. Quando isto acontece não consigo aceder à pagina aminhanet.nos.pt. Reinicio o router e fica igual. Passados uns minutos magicamente volta tudo ao normal e a página aminhanet volta a funcionar.

Outra coisa é o DHCP deste router ser meio... estranho. Inicialmente atribuía-me o mesmo IP a dois dispositivos o que levava a conflitos de rede claro. Resolvi isto na altura configurando cada dispositivo que estava a dar problemas um IP estático ao invés de adquirir IP via DCHP. Alterei na pagina de config do router para atribuir endereços de IP a partir do 192.168.1.11 para cima... o malandro continua a atribuir IPs abaixo do 11. Isto são as coisinhas que me vou deparando com o tempo...
 
Este router tem-me dado algumas dores de cabeça. Não raras vezes a internet fica lenta como tudo, apesar dos speedtests darem a velocidade contratada, o certo é que os sites demoram mais de 10s a abrir e ver Netflix está quieto. Quando isto acontece não consigo aceder à pagina aminhanet.nos.pt. Reinicio o router e fica igual. Passados uns minutos magicamente volta tudo ao normal e a página aminhanet volta a funcionar.

Muito estranho... No entnato, posso dizer que tenho o Router há 30 minutos apenas!!!!! :D (veio substituir os "Router 4" que constantemente, congelam e deixam de responder... pelo menos com o uso que lhes lhou!). A primeira observação é... antes do técnico sair, tive de testar todos os equipamentos ligados ao WiFi... O televisor não se queria ligar, mas depois de ter forçado uma reconfiguração, tudo ok.

As velocidades em WiFi 5Ghz deixavam muito a desejar, tive de colocar o CANAL EM AUTO (tal como tinha no router 4). A partir daí melhorou bastante.

Outra coisa é o DHCP deste router ser meio... estranho. Inicialmente atribuía-me o mesmo IP a dois dispositivos o que levava a conflitos de rede claro. Resolvi isto na altura configurando cada dispositivo que estava a dar problemas um IP estático ao invés de adquirir IP via DCHP. Alterei na pagina de config do router para atribuir endereços de IP a partir do 192.168.1.11 para cima... o malandro continua a atribuir IPs abaixo do 11. Isto são as coisinhas que me vou deparando com o tempo...

Não mudei as configurações de DHCP... mas o que descreves não me espanta.

O meu problema neste momento é aceder à PÁGINA de CONFIGURAÇÃO... anda aqui um MIX de retornos entre o anterior ROUTER 4 e o novo ROUTER 5 :\ Consegui configurar a WiFi e pouco mais... o sistema da NOS ainda tem de "assimilar" a alteração... não faço ideia onde precisam refrescar os dados... mas esta configuração remota, embora tenha vantagens, é um sistema que funciona mal.
 
Muito estranho... No entnato, posso dizer que tenho o Router há 30 minutos apenas!!!!! :D (veio substituir os "Router 4" que constantemente, congelam e deixam de responder... pelo menos com o uso que lhes lhou!). A primeira observação é... antes do técnico sair, tive de testar todos os equipamentos ligados ao WiFi... O televisor não se queria ligar, mas depois de ter forçado uma reconfiguração, tudo ok.

As velocidades em WiFi 5Ghz deixavam muito a desejar, tive de colocar o CANAL EM AUTO (tal como tinha no router 4). A partir daí melhorou bastante.



Não mudei as configurações de DHCP... mas o que descreves não me espanta.

O meu problema neste momento é aceder à PÁGINA de CONFIGURAÇÃO... anda aqui um MIX de retornos entre o anterior ROUTER 4 e o novo ROUTER 5 :\ Consegui configurar a WiFi e pouco mais... o sistema da NOS ainda tem de "assimilar" a alteração... não faço ideia onde precisam refrescar os dados... mas esta configuração remota, embora tenha vantagens, é um sistema que funciona mal.
Vai então, caso possas, dando feedback sobre o router... Estou curioso para saber se o 5.0 resolve os "congelamentos" :D
 
Back
Topo