Router MEO FiberGateway

Essas entradas no log de "power up/down" são frequentes. Não é o teu o caso único.

Ainda assim, cheira-me que essa situação possa ser causada por uma ou combinação de duas hipóteses:

  • A fonte de alimentação não ser super-estável, podendo criar glitches e um watchdog interno disparar, reiniciando o SoC.
  • O próprio watchdog do SoC disparar por estagnação/timeout do sistema, forçando o reinicio.
Há uma opção à bruta de resolver o problema, que é pedir à MEO para te instalar apenas e só o ONT puro (layer-2) da Altice Labs (ONT-SFU).

ont_sfu_persp.jpg


Fizeram-me isso na minha nova instalação FTTH, há coisa de 2 meses.

Se o problema é depois não ficares com telefone fixo, até para isso já há solução nativa. ;)

Passa neste tópico que tem mais explicações: https://forum.zwame.pt/threads/usg-e-meo-fibra.993618/

Mas do que vejo é complicado.

A Altice quando apresentou o novo Fiber Gateway (que passado um ano ainda não há sinal dele) também apresentou um novo ONT pequeno e preto igual ao que havia antes com a adição duma porta RJ11 para telefone para ser usado nestas situações de bridge, mas agora nem uma foto dele encontro.

Seria este?
 
No meu caso tenho um adaptardor RJ45<->RJ11 ligado no FG na porta do telefone, ao qual liga um cabo de rede e depois noutra divisão ligo o cabo de rede ao adaptador que é igual ao primeiro e está ligado ao telefone que neste caso serve de FAX.
Comprei no Brico os adaptadores.
 
nunca usei, mas será bem assim?

tendo a vlan taggada, basta ligar um cabo rj45 ao UDM PRO e na outra ponto o RJ11?

pensava que era necessário algum tipo de conversor..

Eu estava a falar só da parte física da ligação, assim como se quisesses ligar um telefone ao Gateway com um ITED pelo meio. Sobre isso funcionar no UDM já não sei dizer mas no tópico do UDM deve estar a resposta. Eu tenho esse tópico aqui nos favoritos para fazer a instalação na próxima casa dos meus pais.
 
Andei a pesquisar e não encontro mesmo a foto desse ONT com RJ45, RJ11 e coaxial. Na pag. 46 deste pdf da Altice encontro parecidos com combinações dessas portas mas nunca com as 3 juntas, mas eu lembro-me mesmo que vi.

Mais engraçado é que nesse pdf também há uns quantos Gateway's que ainda não saíram: a versão 2 deste com wifi 6 e outro igual com porta SPF+ de 10Gb.
 
Julgo que esse extensor deve estar martelado apenas para o FG

@hermione o extensor da MEO só é compatível com o FGW.

eu tenho o fgw. tenho uma das unidades ligada ao fgw (no piso 0) e a outra no piso 1, ligada por cabo ao pc.
no piso 2, mal apanha internet - só no corredor. xD
no piso 1, no outro quarto, como estamos as duas em teletrabalho e com reuniões e tal, às vezes temos de encostar as portas e a pobre moça tem alguns problemas com a internet. posso sempre comprar outro tp-link, mas como têm falado tão bem do extensor da meo, decidi perguntar. :)
 
Uma dúvida, há uns anos foi possível substituir os router das operadoras por router asus.
Actual com a app meo nas android box é possível trocar por exemplo o fibergateway por outro router, tendo algum aparelho que converte a fibra para rj45?
 
Uma dúvida, há uns anos foi possível substituir os router das operadoras por router asus.
Actual com a app meo nas android box é possível trocar por exemplo o fibergateway por outro router, tendo algum aparelho que converte a fibra para rj45?

Antigamente antes do router existia um equipamento chamado de ONT, actualmente, o Fibergateway tem ONT incorporado, como tal tem de se usar o Fibergateway na mesma, o que se faz é activar o modo bridge na Porta 4 e ligar lá o router da asus ;) ficasse com o fibergateway e o asus a funcionar em simultâneo.
 
Tive o eletricista aqui em casa e finalmente vou passar um cabo rj45 do andar de baixo para o andar de cima para poder ter um dispositivo ligado directamente ao FGW por cabo e sem cambalachos.
Agora a dúvida que se põe e que peço a vossa recomendação é qual o dispositivo que devo ligar no andar de cima.

Tinha pensado no extensor novo da MEO que ficaria assim ligado directamente por cabo ao FGW em vez de ficar ligado por wifi.
Será que funciona?
 
Eu sei disso, mas como já vi aparelhos de converter fibra para rj45, podia haver algum que fizesse a conversão e pudesse ligar directamente outro router.
O fibergateway é uma miséria, tenho cerca de 20 dispositivos com ip fixo e não aparecem na listagem de equipamentos ligados.
 
Back
Topo